CERÂMICA EM DIAGONAL(p/cômodo quadrado)COMO ASSENTAR PASSO A PASSO

Assentamento de cerâmica em diagonal,sem duvidas um estilo de assentamento que dá um toque de charme todo especial,a qualquer ambiente dando um valor especial a qualquer modelo de cerâmica,a pedido de alguns colegas do blog,fiz uma pesquisa na net sobre as técnicas de assentamento de piso em diagonal,embora não tenha achado uma explicação mais detalhada sobre o assunto, o pouco material encontrado foi suficiente para entender a forma correta de fazer,então segue nesta postagem o passo a passo de assentamento de piso em diagonal para comodo de lados iguais,feito em uma simulação de um ambiente meio que virtual de 1,90 cm por 1,90cm,para cômodos retangulares CLIC AQUI desde já agradeço o amigo Odenir antônio pelas dicas valiosas .veja imagens e videos abaixo;




ESTICANDO A LINHA DIAGONALMENTE NO CÔMODO

Como havia dito a imagem abaixo demarcada em um quadrado de 1,90 cm por 1,90 cm vai representar um quarto pequeno ou um banheiro como preferir e nesse cômodo esticaremos uma linha de um canto a outro cortando o nosso cômodo diagonalmente,veja:

01

02

03

04

05

06

07


video

CENTRALIZAR PEÇAS NAS EXTREMIDADES JUNTO A LINHA DIAGONAL

O próximo passo é usar duas peças de cerâmicas soltas que serão colocadas junto a linha diagonal para assim formar a nossa referencia principal para o assentamento de todas as peças, para isso deveremos dividir a peça junto a linha em duas metades perfeitas,sugiro aos colegas que para o assentamento de piso em diagonal deem preferencia as peças quadradas, esta que estarei usando é da medida de 43 cm por 43 cm,logo,sua metade deverá ser de 21,5 cm veja imagens e vídeo abaixo:

08. peça de 43 cm

09

10.deverá ser dividida pela linha em 21,5 cm

11

12.dessa forma

13

14

15

  Ache a metade usando a peça como referencia e depois bata um prego para fazer a devida marcação.


16

17

18


Faça esse procedimento na outra extremidade da linha e marque também com um prego. 




19

20

video


Estique uma linha de náilon nos dois pregos que foram fixados,deixe a linha bem esticada e sempre um pouco a cima da peça.


21

22

23

24

25

26

video

A visão geral do que acabamos de fazer é essa:


27

Para uma melhor compreensão iremos adotar a linha vermelha como sendo a linha principal e a linha verde como a linha de referencia diagonal;

28


FIXAÇÃO DE PEÇA CENTRAL OU PEÇA GUIA

Esse procedimento que será mostrado é o pulo do gato dessa tecnica de assentamento, que consiste em localizar o meio do comodo e fixar ai a peça guia que deverá servir de pontapé inicial para o assentamento de todas as outras.Esse procedimento fará com que todos os recortes dos cantos sejam exatamente iguais,claro que se o comodo estiver dentro de um esquadro perfeito , mas mesmo assim vai ajudar e muito no rendimento do serviço,veja:

29

Você se lembra que adotamos a linha verde simbolizando a nossa referencia diagonal, a linha vermelha a linha principal onde todas as peças deverão acompanhar seu alinhamento agora , para fixar a nossa peça guia iremos traçar uma nova linha diagonal simbolizada pela linha amarela, que juntando a verde, nos dará o centro perfeito de nosso comodo e onde a peça guia irá ser fixada.
30

31

Localizado o centro do comodo, iremos fixar a nossa peça guia de maneira que ela fique com as medidas de 21,5 cm pelos 4 cantos que ela foi cortada virtualmente pela nossas linhas verde e amarela veja:

32


video

ASSENTAMENTO DAS PEÇAS A PARTIR DA PEÇA GUIA


Como foi feita uma simulação sobre a forma de assentamento de cerâmica em diagonal, as peças mostradas abaixo não foram fixadas com argamassa,mas o processo de fixação de cerâmica em piso já foi mostrado em postagens anteriores,caso você queira ver a postagem clic aqui .Perceba que todas as peças foram assentadas tomando por base a peça guia e a linha principal(vermelha) que foi esticada,eu sugiro que você assente todas as peças inteiras primeiro e logo depois os recortes, isso vai fazer com que você ganhe mais tempo, a direção a ser colocada fica a seu critério.
33

34

35

video

36


RECORTE DOS CANTOS IGUAIS

Quando se usa esse procedimento de ter a peça guia como referencia, ao final ,quando for fazer os recortes você perceberá que eles deverão ser basicamente da mesma medida acompanhe imagens e vídeo:
37

38


video


VEJA VÍDEO POSTADO NO YOUTUBE 

  1. gravatar

    # by Madalena Gomes - 1 de julho de 2012 13:46

    Maravilhoso...! A gente pensa que é simples... Mas, não é tanto né?

  2. gravatar

    # by ed. . - 1 de julho de 2012 16:54

    pois é mulher tem toda um processo e eu tinha me esquecido de avisar pro pessoal que essa técnica é pra cômodos quadrados..semana que vem com fé em Deus mostro para cômodos retangulares..por falar nisso....muito obrigado pela linda mensagem que me enviou..suas montagens traz muita paz..não sei explicar bem..mas é muito bom mesmo...tenha uma excelente semana amiga ..fica com Deus

  3. gravatar

    # by venus - 13 de julho de 2012 07:03

    ola meu camarada! ja coloquei = de 90 mts de piso,so falta a garagem!depois destas super dicas vou colocar diagonal.so tinha duvidas nos cortes ;agora ja compreendi. obrigado pela a aula.

  4. gravatar

    # by ed. . - 13 de julho de 2012 09:40

    kkk caramba tu tá fera mesmo hem!!! agora ninguém te segura...é assim que se fala meu amigo esse piso em diagonal foi o meu primeiro também..ja coloquei a postagem de como fazer em comodo retangular..agora uma dica se a sua peça de cerâmica for muuito grande e o seu cortador for do tamanho do meu..só vai ser possível cortar na maquita ou em um cortador dos grandes..se vc ainda não comprou as peças leva o seu cortador pra comprar peça que dê pra cortar com ela..o ruim de corte com maquita é que deixa o corte muito feio..com o cortador fica show de bola,,não sei se vc reparou na meu assentamento eu optei por não usar o espaço entre as peças..eu acho que fica mais bonito..a união das peças fica mais fina...fala a verdade..o cara fica com a coluna na miséria hem??kkk abração irmão ótimo fim de semana pra vc e sua família

  5. gravatar

    # by seupcinfo - 25 de julho de 2012 08:07

    Este comentário foi removido pelo autor.
  6. gravatar

    # by tião - 25 de julho de 2012 08:14

    tava procurando algo de futuro na internet até que encontrei esse blog ! parabéns; sou paraibano,trabalho de servente de pedreiro,depois de ver suas aulas to até aprendendo algumas coisas.

  7. gravatar

    # by ed. . - 25 de julho de 2012 17:22

    bom demais tião,,tenho um amigo que trabalhou comigo aqui..que mora em Souza..gente fina ele..pois é rapaz e pra vc que ja é do ramo fica tudo mais fácil..ja ta na hora de se aperfeiçoar e se profissionalizar..pedreiros ta cada dia mais dificil de achar.aqui no df depois que começou essas reformas em estadios quase que não se vê disponível por aqui..e vou te falar..o salario não ta ruim não hem...a gente pensa que é coisa de outro mundo ..mas com o tempo a gente vai percebendo que não é nenhum bicho de sete cabeças..e com a pratica a gente vai ficando cada vez melhor...abração tião fica com DEUS..meu irmão

  8. gravatar

    # by Neidinha - 4 de agosto de 2012 05:11

    Seus tutoriais são perfeitos, meu marido conseguir colocar cerâmica na garagem sozinho graças Às suas explicações, então tomei a liberdade de citar você e seu blog em uma postagem que fiz em meu blog, espero que não se importe. Mais uma vez obrigada pelas explicação e dicas valiosas que tens passado no teu blog.

  9. gravatar

    # by ed. . - 4 de agosto de 2012 11:27

    oi neidinha..fico feliz de ter dado certo ai pra vcs..parabéns ao seu esposo e a vc tbm ..porque com certeza vc teve uma participação;;me sinto honrado em poder ser citado em outros blogs... muitíssimo agradecido pelas palavras..tudo de bom a vc e seu esposo..abração a todos

  10. gravatar

    # by Jailson Castro - 20 de agosto de 2012 16:20

    Caríssimo, estou com um ambiente retangular que está com as laterais fora de esquadro uns 13 cm, estava pensando em colocar o piso em diagonal pra tentar esconder um pouco, o que vc acha?

  11. gravatar

    # by ed. . - 20 de agosto de 2012 16:37

    Jaison jogada de mestre essa sua..eu tbm faria o mesmo,o piso em diagonal tem essa vantagem..a de dar uma camuflada nas imperfeições..essa postagem que eu fiz foi a minha primeira..essa garagem que eu coloquei estava totalmente fora de esquadro e praticamente nas 3 paredes, o resultado foi satisfatório..sem contar que piso diagonal dá um visual muito bom no ambiente..jaison..abração meu irmão..

  12. gravatar

    # by joao carlos ferreira - 21 de setembro de 2012 10:18

    boa tarde, parabens pela aula, é de grande utilidade, para muitas pessoas, esperamos com urgencia diagonal retangulo, e poderia se puder colocar como calcular quantas peças de ceramicas vão em uma area quadrado ou retangular na diagonal, desde ja agradeço de coraçao.....

  13. gravatar

    # by joao carlos ferreira - 21 de setembro de 2012 11:06

    uma duvida que quase acabei esquecendo,a respeito do espaço para o rejunte,é dado quando é posta a ceramica no chão logo no inicio...caso a marcação inicial não foi feita com os valores com o rejunte, acredito que faltará espaço na mediçao que foi feita com as linhas, por gentileza me esclareça essa duvida....

  14. gravatar

    # by ministerio - 13 de outubro de 2012 18:19

    muito bom os seus videos,estou trabalhando com cerâmicas a pouco tempo e ai sempre tem algo novo que a gente tem que saber, mas vendo os seus videos tudo se esclarece... parabens e continue postando trabalhos variados, a proposito gostaria de saber como colocar cerâmica/ pastilhas em vigas aereas... posta algum video pra gente aprender também... até mais

  15. gravatar

    # by ed. . - 14 de outubro de 2012 16:46

    oi irmão tudo blz?o brigado pelo comentário antes de tudo..é sempre motivador ler essas mensagens..quanto as pastilhas por enquanto eu não tenho nada em vista, um colega está mexendo com uma obra grande..vou perguntar a ele se ele vai fazer esse tipo de serviço..se ele fizer, dou um jeito de gravar e mandar aqui pro blog..abração meu irmão..semana abençoada a todos ai

  16. gravatar

    # by Rangel Custodio - 3 de dezembro de 2012 15:08

    Meu irmão, vc não imajina o quanto essas dicas são úteis pra nós que estamos começando agora na atividade. Vc realmente foi enviado por Deus, glorifico o nome dele pela tua vida. Parabens continui a ajudar esses colegas que carecem dessas dicas. Duvidas.... como é o procedimento para colocação na parede? Um forte abraço. A, eu postei uma invenção minha para rejuntar, sem esperdícios, e sem sugeira. Veja no you tub. " maneiras para rejuntar piso e porcelanato"

  17. gravatar

    # by ed. . - 5 de dezembro de 2012 13:34

    e ai rangel blz irmão..olha eu ja fiz uma postagem de colocação de ceramica em parede o link é esse:http://ed-mattar.blogspot.com.br/2011/03/ceramica-na-parede-colocacao-passo.html rapaz tava vendo la o seu video,,,,,ficou muuito bom mesmo,,,achei super pratico e rapido,,,,,inteligente vc ,,,,
    rangel,,,muuito obrigado pelas palavras meu irmão Deus tem realmente estado a frente desse trabalho e tem enviado pessoas iguais vc ,para estar sempre me dando essas palavras de incentivo e fé,,,,abração meu irmão fica com Deus e que ele venha derramar chuvas de bençãos em suas vidas

  18. gravatar

    # by Jefersom Prestes - 16 de julho de 2013 16:48

    blz muito boa a esplicação!!!!!

  19. gravatar

    # by ed. . - 5 de outubro de 2013 17:07

    ,,abração irmão ótimo fim de semana fiquem com Deus todos ai

  20. gravatar

    # by michael rock n' roll - 31 de dezembro de 2013 14:25

    Eu costumo usar uma técnica em que eu corto a lajota de um canto a outro, no sentido da hipotenusa, depois é só colocar o lado cortado no canto da parede e esticar uma linha sobre o cateto, que é exatamente um lado da lajota, ai é só seguir a linha deixando os cortes, sua técnica até que é interessante, mais se levarmos em consideração os obstáculos que tem em um cômodo, ex: balcão, pia.. etc, não vai dar pra fazer este tipo de alinhamento.

  21. gravatar

    # by ed. . - 31 de dezembro de 2013 16:24

    oi michael,,blz irmão? vou estudar melhor essa maneira que vc se referiu ai..é sempre bom ter um plano B pra ajudar,,valeu a dica ai irmão,,forte abraço fiquem com Deus todos ai,,um 2014 cheio de coisas boas pra todos nós

  22. gravatar

    # by michael rock n' roll - 1 de janeiro de 2014 08:30

    Cara seu blog é muito interessante! Parabéns. tenho experiências em construções em geral, já estou no ramo a cinco anos.. o bom de gostar desse tipo de trabalho é que sempre tem um jeito diferente de fazer as coisas!

  23. gravatar

    # by ed. . - 7 de janeiro de 2014 07:49

    oi michael tudo na paz?pois é meu irmão,,eu tbm gosto de estar sempre vendo as novidades que aparecem,,vc ja percebeu que o pessoal em investido muito nessa área de construção?com novas técnicas e ferramentas mais sofisticadas?isso é muito bom pra melhorar a qualidade do serviço da gente..eu pelo menos,,pela falta de ferramentas adequadas,,fiz muito trabalho ruim,,imagina vc fazer cortes redondos usando apenas uma turquesa?? ninguem merece kkk mas é isso irmão,,estamos ai aprendendo juntos,,eu tbm sou um aprendiz..fiquem com Deus vc e toda sua familia