AUTO ELÉTRICA-TESTES DE COMPONENTES

Na maioria das vezes quando se vê um  carro no prego , o problema é parte elétrica, e as vezes são coisas simples que vão caminhando pra um problema maior ,se  a gente não tomar os devidos cuidados.
Nesta postagem eu estarei mostrando  dicas de como identificar e resolver alguns problemas na parte elétrica do seu carro, ou se você não puder resolver , pelo menos já vai em um eletricista consciente do que deve ser feito.


Como exemplo, vamos supor que o seu esguicho de água do limpador de para brisa simplesmente deixou de funcionar, o primeiro passo é saber se a bomba que joga a água está ou não queimada veja;.


01 reservatório 
02 bomba

Este primeiro procedimento é simples, iremos identificar onde os fios negativo e positivo nesta bomba , retirar a mangueira que vai para o para brisa e fazer uma ligação direta da bateria nesses terminais, se a bomba funcionar o problema é em outro ponto,  veja imagens e assista o vídeo:
03
04 os fios da bateria serão ligados nos terminais positivo e negativo

05

Sabendo que a bomba está funcionando normalmente, o problema poderá ser uma possível interrupção na corrente, ou um mal contacto.Para averiguar se a corrente está chegando aos terminais da bomba nos iremos confeccionar um instrumento o qual eu darei o nome de chave de teste, eu sugiro aos amigos que tenham a mão sempre este instrumento pois alem de você poder fazer testes em seu carro você também poderá usá lo como um ponto de iluminação caso seu carro venha a dar uma pane em um local ermo e sem iluminação, o mecanismo é simples; você pode usar uma lampada qualquer com um soquete e correr dois fios, no meu caso eu usei uma seta de moto , veja imagens e vídeo abaixo:

06 seta de moto
07 terminais com jacaré pra melhor a fixação


08

Para fazer este teste, você irá usar a nossa chave e colocar um dos fios no negativo da bateria e o positivo ira ficar no positivo do terminal da bomba ,veja imagens e vídeo:

09

Feito as conexões acima agora você irá entrar no carro girar meia chave, pois não é necessário dar a partida no carro, e irá acionar o esguicho do limpador, se a luz acender seu interruptor e a corrente está chegando normalmente, caso não acenda pode ser fusível ou uma interrupção na corrente veja o vídeo:

10

Com a chave de teste que criamos, iremos averiguar se o fusível  responsável por esta função não está queimado, abaixo do painel do lado esquerdo se encontra a caixa de fusível, neste carro o fusível responsável pelo esguicho é o de numero 16. Para testar faça o seguinte com a chave de teste ligue um dos terminais na lata do carro pra dar o aterramento e com o outro encoste em uma parte metálica que fica exposta no fusível, caso a lâmpada não acenda, o fusível está queimado, substitua-o, veja imagem e vídeo:

11
12

13

Então é isso , com essa pequena chave de testes você poderá descobrir alguns problemas simples que acontece no seu possante, logo estarei postando mais coisas a este respeito, cadastre o seu email nos feed e receba notificações de novas postagens. ABRAÇO FIQUEM COM  DEUS



14







  1. gravatar

    # by Unknown - 7 de fevereiro de 2017 às 11:56

    Éd, Boa Tarde, Tenho um Buggy e quando ligo os faróis de milha junto com os Faróis do carro queima os fusíveis, e ultimamente quando ligo a seta o que pisca no painel é a luz da bateria. meu email é ferreirambj@gmail.com
    um abraço.

  2. gravatar

    # by Unknown - 28 de abril de 2017 às 04:59

    Ótimas as dicas, obrigado; parabens pela sabedoria.

  3. gravatar

    # by ISMAEL - 22 de março de 2018 às 14:48

    Já fiz esse teste,fuzi não está queimado,tem outra coisa q pode não está deixando passar corrente?

  4. gravatar

    # by vinicius lima - 24 de junho de 2019 às 12:52

    Boa tarde, tenho um uno elx 1994, que apresenta o seguinte defeito. Quando aciono o esguicho do vidro dianteiro o motorzinho funciona normalmente, porém quando aciono o do vidro trazeiro ele não funciona. Inverti as conexôes das bombinhas, as duas funcionam, no comando de seta as duas posições funcionam porém só no mesmo terminal, quando troco o terminal la na bombinha , só funciona um dos fios.

  5. gravatar

    # by jose - 23 de fevereiro de 2020 às 14:01

    tenho um celta testei a bombinha do esguicho ela esta funcionando, testei o chicote que leva energia para bombinha, acionando o esguicho e não chega corrente. onde pode ser defeito?