Grafiato caseiro

Pra quem tá com a grana pouca e espirito "aventureiro", e deseja dar uma renovada no visual daquela parede velha e cheia de infiltração.basicamente você vai precisar de: argamassa,água,fita crepe,espátula ou colher de pedreiro e uma desempenadeira de aço dentada, o rendimento é o mesmo que o pacote de grafiato que se compra ja preparado, mas a grande diferença está na economia sem alteração na qualidade, mas sem muito blá blá blá arregace as mangas e mãos a obra, mas antes, veja algumas imagens de meu último trabalho e depois ,  acompanhe meu vídeo de como fazer passo-a-passo.

se preciso clic na imagem para aumentar.





Essa foto abaixo foi me enviada por um amigo do blog  Rodrigo Silva de maceió,ele me disse que foi o seu primeiro trabalho desse tipo, isto mostra que não é difícil fazer, inda mais porque eu também fiz o meu pela primeira vez, desde ja agradeço de coração o amigo Rodrigo pela imagem cedida.



  1. gravatar

    # by Anônimo - 27 de julho de 2011 09:20

    Parabens !! seu jeito de explicar a fazer as coisa e simples e facil...

    So não faz quem nao quer ou nao tem jeito ....

    Sergio

  2. gravatar

    # by MD - 27 de outubro de 2011 15:27

    olá...adorei seu site! vou me aventurar agora a colocar um forro... eu quero pedir que ensine a rebocar uma parede que esta direto no tijolo... como faço?

  3. gravatar

    # by ed. . - 28 de outubro de 2011 13:10

    obrigado MD. olha. colocar forro não é um bicho de sete cabeças com certeza vc consegue sim,colha o máximo de informações possiveis, quanto ao reboco por enquanto eu ainda não tenho nenhum serviço programado pra isso, mas ja tenho uma noção de como fazer uma explicação super fácil. cadastre seu email no blog .. assim que eu postar vc vai ficar sabendo;sua sugestão é exelente MD.forte abraço.qualquer duvida pode perguntar ,vou procurar te responder o mais rápido possível, e já te peço desculpa por demorar te responder,forte abraço fica com Deus.

  4. gravatar

    # by Anônimo - 6 de novembro de 2011 13:14

    Oi adorei seu video muito criativo, gostaria de saber a receita da massa utilizada, qual seria a argamassa ultilizada a fina ou media, tipo de cola essas são minhas duvidas. abraço

  5. gravatar

    # by ed. . - 6 de novembro de 2011 13:49

    Eu usei essa argamassa comum de assentar cerâmica, a melhor marca que achei foi a quartzolit,ela vem com 20 kg e custa em média uns 7 reais, ela rende muito, compre um pacote pra ver o rendimento pra vc não comprar demais e se vc quiser pode usar um tal de rodopaz um tipo de cola impermeabilizante que se mistura em massa de reboco, mas , eu geralmente não uso, pois a argamassa ja é bastante impermeável, em um vídeo eu usei umas pedrinhas finas chamada de granitina, mas eu aconselho a não usar ela, pelo menos nesse tipo de grafiato, quanto a consistência vc deixa ela meio que pastosa, não muito mole,aconselho a fazer um teste antes em uma parede menos importante pra treinar..então é isso..boa sorte fica com Deus ..qualquer duvida pode perguntar terei prazer em responder.

  6. gravatar

    # by Anônimo - 14 de novembro de 2011 11:37

    muito interessante...

  7. gravatar

    # by Anônimo - 30 de novembro de 2011 19:10

    Olá acabei de ver seu vídeo e gostei muito.. Quero passar grafiato na minha casa mas achei muito caro a barrica, já que vou usar na casa toda.. a minha pergunta é: Posso pintar de qualquer cor...

  8. gravatar

    # by ed. . - 1 de dezembro de 2011 13:06

    Desculpe a demora em responder..mas sim..com certeza o grafiato aceita bem qualquer tinta..obrigado por comentar, qualquer duvida pode perguntar...abraço

  9. gravatar

    # by Anônimo - 3 de dezembro de 2011 04:17

    que marca de tinta devo usar e que ton é esse que vc usou. obrigada

  10. gravatar

    # by kiko - 3 de dezembro de 2011 14:11

    ola que tipo de rolo pincel eu posso usa para pintar obrigado pela atenção

  11. gravatar

    # by Anônimo - 20 de dezembro de 2011 03:58

    olá amigo, primeiramente gostaria de pabenizá-lo pelo blog, muito bom e de fácil entendimento. preciso de uma ajuda, queria saber se dá para usar esta técnica em parede já pintada, vou raspar com a espátula e lixar, mas não fica completamente limpa. obrigado e aguardo resposta.

  12. gravatar

    # by Anônimo - 20 de dezembro de 2011 10:27

    amigo eu ja fiz em parede pintada e deu super certo..se a tinta desta parede não está descascando ,,,não tem problema nenhum, agora,caso a parede tenha aquele selador..um tipo de verniz..eu recomendo vc dar uma lixada..irmão me desculpe a demora em responder..forte abraço e muito obrigado pelo comentário..fica com Deus.

  13. gravatar

    # by Anônimo - 28 de dezembro de 2011 05:09

    Desculpe o incomodo mas perguntei no dia 3 de dezembro sobre a cor da tinta que vc uso estou esperando sua resposta. Obrigada FELIZ ANO NOVO Que Deus o abençoe.Hilda

  14. gravatar

    # by ed. . - 28 de dezembro de 2011 08:34

    oi hilda me perdoe...eu deva ter apagado sua pergunta sem querer do meu email..mas respondendo a sua pergunta, aquela pintura não foi eu quem fiz apenas o grafiato, mas com certeza aquela é uma tinta latex para interior..eu realmente não entendo muito de marcas de tintas..mas eu aconselho vc a especificar pra o vendedor que vc deseja uma tinta lavável para interior, no geral elas são mais caras mas o resultado é exelente sem falar que vc ganha com a durabilidade e conservação.. Hilda meu anjo mais uma vez te peço mil desculpas...abraço e feliz ano novo pra vc também.Deus abençoe vc sua família e que seus projetos pra o novo ano todos venham a se realizar e com louvor.

  15. gravatar

    # by fatima - 29 de dezembro de 2011 07:13

    oi parabéns todos aqui em casa adorou o video eo resultado final continue fazendo videos assim que conserteza ajuda muito agente, valeu e parabens.

  16. gravatar

    # by ed. . - 30 de dezembro de 2011 13:04

    Noticia boa Fátima..adoro quando tudo dá certo...vou continuar sim Fátima,ja fiz uma nova postagem de como rebocar e estou agora trabalhando em uma táboa de colocar bolo de aniversário ..acho que semana que vem eu coloco no blog...abraço e feliz ano novo pra vc e toda a sua familia..aproveite o final de semana.

  17. gravatar

    # by Kênia - 7 de abril de 2012 14:58

    Vc é dmais...parabéns por se esforçar e principalmente por compartilhar suas experiencias..

  18. gravatar

    # by ed. . - 7 de abril de 2012 14:59

    obrigado Kênia..é um prazer fazer isso..fica com Deus

  19. gravatar

    # by nex services - 28 de maio de 2012 20:29

    muito legal aprendi mais uma, trabalho em minha cidade com pinturas e vou usar com certeza... vi o seu video de assentamento de pisos cerâmico e tenho uma duvida!! como faço pra nivelar a altura dos pisos existe algum macete??
    ou a linha ja é esse nivel?? nexservices@hotmail.com/nexservices.blogspot.com.br abraço!!

  20. gravatar

    # by ed. . - 29 de maio de 2012 10:52

    E ai Nex blz irmão?vc tá certíssimo meu irmão..profissão vc deve diversificar o máximo..como diz o ditado:conhecimento não ocupa espaço...mas respondendo a sua pergunta..na maioria das vezes quando tem piso um pouco irregular..é preciso colocar um pouco a mais de argamassa pra essa peça ficar rente com as outras..a linha pode ajudar sim..mas se o piso estiver muuito irregular mesmo..tipo buracos eu sugiro algumas hora antes de começar o assentamento tapar esses buracos com argamassa e deixar dar uma secada...se vc quiser pode me enviar uma foto do piso pra eu dar uma ideia da melhor solução..
    Nex meu velho...eu tbm sou um cara que tá sempre buscando coisas na net pra aprender e agente que rala tem mais é que fazer isso ai dividir uns com os outros o que a gente sabe....abração meu irmão..qualquer duvida pode perguntar.

  21. gravatar

    # by Dirceu - 29 de junho de 2012 06:09

    pôxa cara parabéns jeito facil de explicar

  22. gravatar

    # by ed. . - 29 de junho de 2012 18:46

    OBRIGADO DIRCEU..TÔ PROCURANDO MELHORAR..ABRAÇÃO MEU IRMÃO FICA COM DEUS E TENHA UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA

  23. gravatar

    # by LITÃO - 26 de outubro de 2012 06:50

    Olá Ed! Achei legal a proposta do seu site. Como faço para ver o vídeo do Grafiato? Em algum lugar do blog tem a receita?

  24. gravatar

    # by ed. . - 26 de outubro de 2012 15:17

    oi irmão tudo blz? o video do grafiato tá ai mesmo nesta pagina que vc visitou,,,a receita é somente argamassa e água,,,não precisa usar a granitina,,fica muuito bom mesmo,,qualquer coisa me manda um email,,,,fica com Deus meu irmão e muito obrigado pela visita

  25. gravatar

    # by Kátia Rodrigues - 19 de novembro de 2012 05:04

    Ola bom dia!meu nome é Katia! Eu queria a receita do grafiato. No vídeo vc fala de uma cola. Que cola é essa? to com uma parede aqui com infiltraçoes. Quais quantidades devemos misturar de cada igrediente? Posso colocar xadrez pra ja ficar da cor que desejo?

  26. gravatar

    # by Kátia Rodrigues - 19 de novembro de 2012 05:13

    Ola bom dia!meu nome é Katia! Eu queria a receita do grafiato. No vídeo vc fala de uma cola. Que cola é essa? to com uma parede aqui com infiltraçoes. Quais quantidades devemos misturar de cada igrediente? Posso colocar xadrez pra ja ficar da cor que desejo?

  27. gravatar

    # by NO MEU PAIS - 19 de novembro de 2012 05:24

    Amigo, você está de parabéns, vi seu video no youtube por acaso e gostei muito, também me aventuro a fazer as coisas em casa, no momento estou lixando o teto de minha casa na verdade da casa inteira, acabei de reformar meu quarto e a reforma está sendo geral, gostei muito da dica do grafiato, vou fazer.

    Parabéns!!!

  28. gravatar

    # by Kátia Rodrigues - 19 de novembro de 2012 06:04

    ha me esqueci posso aplicar encima de uma parede pintada de qualquer cor? ou preciso de lixar a parede primeiro? E encima de uma so rebocada tb funciona ou não?

    Parabéns por sua iniciativa! vou fazer aqui em casa... rsrsrsrsrsr
    Sou bem aventureira!!!!

  29. gravatar

    # by ed. . - 19 de novembro de 2012 07:43

    oi katia tudo bem com vc?olha a cola pode ser dispensáda e a granitina tbm a aplicação apenas com a argamassa fica ótima porque ela em si ja é impermeavel..eu nunca usei xadrex mas imagino que deva ficar muito bom mesmo...mas pra vc não perder material faça a mistura do xadrez em pequena quantidade e use uma parede pra fazer o teste pra ver se o resultado te agrada..e se puder me mande uma resposta pra saber se vale a pena usar o xadrez na argamassa, quanto a parede eu penso que se vc lixar ia ficar mais garantido o serviço sim e em parede apenas rebocada melhor ainda pois como é uma parede virgem fica mais fácil a aderencia da argamassa sim,,Katia espero ter ajudado..fica com Deus qualquer coisa que eu puder ajudar conte comigo.,,,abração ótima semana a todos

  30. gravatar

    # by ed. . - 19 de novembro de 2012 07:44

    pois é rapaz ontem mesmo um colega do blog me mandou uma foto que ficou show de bola vou mandar ela pra vc dar uma olhada..mas vc ta certíssimo ,...a gente tem que se aventurar sim..fazendo pra gente mesmo a gente dá uma caprichada na coisa...abração ..to mandando a foto pra vc dar uma olhada,,,abração fica com Deus

  31. gravatar

    # by rodrigo melo - 28 de dezembro de 2012 08:00

    amigo, pega em parede de madeira?

  32. gravatar

    # by ed. . - 28 de dezembro de 2012 14:52

    oi rodrigo eu acredito que não meu irmão..mas eu poderia sugerir que vc tentasse com massa corrida eu nunca tentei..caso vc faça o teste ai na sua casa me avisa pra eu poder indicar a outras pessoas;;;abração rodrigo,,,fica com Deus e tenha um feliz ano novo vc e toda a familia..saúde e paz a todos

  33. gravatar

    # by Maxley Alves - 1 de janeiro de 2013 18:49

    olá gostei das Explicações e estava Buscando um video que me ensinasse fazer um reboco...Valeu d+ Vou continuar navegando por sua pagina .....com certeza e uma ajuda entanto para quem quer economizar uma grana..bom ate mesmo porque ñ tenho...ando meio liso e tenho algumas coisas para arreglar

  34. gravatar

    # by Maxley Alves - 1 de janeiro de 2013 18:49

    Este comentário foi removido pelo autor.
  35. gravatar

    # by ed. . - 2 de janeiro de 2013 14:59

    opa esteja a vontade meu irmão...pois é rapaz a grana ta pouca pra todo mundo mesmo...a gente tem mais é que se virar como pode kkk no final a economia é surpreendente..abração fica com DEUS obrigado pela visita

  36. gravatar

    # by Emerson Fonseca - 22 de janeiro de 2013 04:05

    meu amigo Ed,fiz um assentamento de cerâmica aqui em casa que surpreendeu a todos,graças as suas dicas,parabens pela sua coragem e empreendedorismo,continue assim,essa semana vou fazer o grafiato na parede,um abraço irmão e muito obrigado pelas dicas!!!

  37. gravatar

    # by ed. . - 22 de janeiro de 2013 13:28

    e ai emerson blz irmão?rapaz eu fico muito feliz de ter dado tudo certo ai pra vc...agora que vc despertou o pedreiro que existia dentro de vc ..ninguem mais te segura..espero que esse seja uns de seus muitos trabalhos que virão..de daqui uns dias vc vai estar pegando é serviço por fora e dando uma reforçada no orçamento kkkk abração meu irnão e muito obrigado por retornar e me dar essa excelente noticia,,fica com Deus sucesso pra vc

  38. gravatar

    # by Helenice Helena - 9 de fevereiro de 2013 21:19

    Ed,em primeiro lugar,parabéns pela sua iniciativa e boa vontade de ensinar o que sabe e ainda postar,você é abençoado,porque quem divide Deus multiplica.Obrigada.Eu já vi que você disse que não fez a pintura no grafiato,mas a minha dúvida é:Atinta usada pode ser latex fosco ou semibrilho,comum?E antes de passar a tinta que foi escolhida para cor,é necessário pintar a argamassa com tinta branca de fundo?Ou a argamassa pega cor direto?

  39. gravatar

    # by Helenice Helena - 9 de fevereiro de 2013 21:22

    Mais uma pergunta,Ed,você sabe qual ferramenta usada para fazer flores ao invés dos circulos?

  40. gravatar

    # by Helenice Helena - 9 de fevereiro de 2013 21:41

    E essa parede que vc. postou,foi pintada com que?Rolo,pincel,brocha ou o quê?Sabe me dizer?

  41. gravatar

    # by ed. . - 10 de fevereiro de 2013 02:07

    oi Helenice tudo na paz?olha eu não tenho certeza...mas te prometo que vou fazer um teste aqui em casa amanha ou depois..tenho uma parede aqui com esse grafiato que está sem pintar,,e tenho um resto de tinta e material de pintura..vou usar o rolo e pincel pra ver qual fica melhor..quanto a tinta eu não tenho muito conhecimento..mas vou me informar,,helenice..muito obrigado pelas palavras..Deus abençoe ..até breve

  42. gravatar

    # by Aumente rua renda - 10 de fevereiro de 2013 03:53

    A melhor argamassa parar fazer um bom acabamento nesse grafiato caseiro e argamassa piso sobre piso a argamassa è branca a cinza da muito trabalho para pintar.
    Parabens otimo blog.

  43. gravatar

    # by Helenice Helena - 13 de fevereiro de 2013 10:50

    Obrigada,Ed,pelo retorno.Deus te abençoe.

  44. gravatar

    # by João Carlos - 18 de março de 2013 09:45

    Boa tarde!
    A laje aqui de casa foi feita com aqueles blocos de isopor. Gostaria de saber se tem como aplicar o grafiato diretamente sobre o isopor, ou se necessariamente precisamos rebocar antes. Obrigado!

  45. gravatar

    # by ed. . - 18 de março de 2013 15:20

    oi carlos tudo na paz? olha,depois que li seu email fui dar uma pesquisada em reboco em laje de isopor e me deparei com um video em que o cara faz a aplicação de uma argamassa na laje e com base nesse video eu acredito que seja possivel sim..eu nunca fiz mas acho que pode dar certo...desculpa não poder te dar informações mais precisas meu irmão abração fica com Deus,,se puder me manda o resultado do trabalho,,é que tem sempre alguem perguntando sobre essas coisas,,abraço
    http://www.youtube.com/watch?v=6IwfraaBWs8

  46. gravatar

    # by Tedie D, paula - 11 de setembro de 2013 17:14

    Ola vc tem alguma solução para umidade em paredes ,infiltração em lage ?

  47. gravatar

    # by ed. . - 14 de setembro de 2013 17:23

    oi tedie tudo na paz,,me perdoe a demora em responder ..muita correria por aqui...mas olha eu não sei de enhum produto especifico,,mas fiquei sabendo que pra laje tem um produto chamado bate-pedra que é de grande valia pra isso,,vou te mandar o link de um video pra vc averiguar
    http://www.youtube.com/watch?v=usz7SrhaNLw

  48. gravatar

    # by jaque ferreira - 20 de setembro de 2013 09:56

    olá Ed, bom trabalho o seu parabéns e saúde sempre, olha vi o link acima mas acho q ele ñ serve para o meu caso, tirei hj parte da pintura antiga a q consegui da parede cm umidade, assistir seu vídeo(grafiato)e qro saber se serve para combater a umidade?O caso é tão sério q formava bolhas de pintura cm água,vou ter q usar na parede toda por isso qro saber se serve? Atrás dela tem um paredão de barro, e qro tentar fazer sozinha cm o marido. grata bom todos os dias para vc e sucesso

  49. gravatar

    # by ed. . - 20 de setembro de 2013 10:10

    oi jaque tudo na paz?aqui em casa eu coloquei em umas parede e suportou muito bem,por exemplo,,esse video que postei vai para 3 anos e o grafiato permanece do mesmo jeito,,não caiu e nem pipocou,segundo alguns colegas a argamassa não é impermeabilizante...eu acreditava que fosse..e ainda acredito pela experiencia que tive aqui em casa..eu não vou garantir a vc que é 100% pra daqui a 10 anos,,mas posso sugerir que vc prepare a parede antes da aplicação do grafiato usando um produto que eu vi no youtube,me parece ser bom,vou deixar o link ai pra vc..espero que vc e seu esposo consigam resolver esse problema,,até hoje nunca vi um produto que resolvesse isso de vez..sempre que ando em lugares vejo obras muito bem feitas mas que tem esse mesmo problema,,jaque,,fica com Deus todos ai,,ótimo fim de semana
    http://www.youtube.com/watch?v=OxB_uMr-B9g

  50. gravatar

    # by tatiane souza - 2 de janeiro de 2014 12:01

    olá muito bom seu blog.. hoje estou mais corajoso para reformar meu banheiro q esta precisando..valeu

  51. gravatar

    # by ed. . - 7 de janeiro de 2014 07:32

    oi tatiana, obrigado pela visita ao blog a intenção é essa mesma,,a de despertar o profissional que existe em cada um de nós,,e a cada trabalho realizado vc se sente ainda mais capacitada pra seguir adiante,,,abração Deus abençoe a todos ai

  52. gravatar

    # by rafael de sousa lopes - 16 de junho de 2014 04:44

    amigo tem como eu aplicar em uma parede externa que vai ficar exposta no sol e chova tem algum problema.

  53. gravatar

    # by ed. . - 16 de junho de 2014 05:19

    oi rafael tudo bem com vc meu irmão? olha eu fiz essa aplicação aqui em casa do lado de fora e ja vai pra 4 anos e não descolou..em uma parte da parede eu ja assentei cerâmica,,mas na outra parte eu deixei e tá intacto..pode fazer sem medo,,pelo menos 4 anos eu garanto rsrs,,,mas olha Rafael,,usa argamassa de boa qualidade,,aqui em casa eu usei a da quartzolit....Rafael,,abração irmão fiquem com Deus,..uma semana abençoada a todos ai

  54. gravatar

    # by sergio de oliveira - 5 de julho de 2014 07:37

    AMIGO.... CONSEGUI A COMPRA DE UM LOTE E SEM DUVIDA VOU USAR O BLOG COMO GUIA EM TUDO DESDE A FUNDAÇÃO ATEH O TETO A INSTALAÇÃO E TD MAIS.... ESTAVA INDIGNADO COM ONS ORÇAMENTOS QUE TIVE COM AS CONSTRUTORAS E PEDREIROS MESTRE DE OBRA E TALS..... E COM A ECONOMIA VOU COMPRAR UM CARINHO PRA MIM !!!!

  55. gravatar

    # by ed. . - 5 de julho de 2014 18:39

    VC ACABOU DE TRAÇAR O PLANO ECONÔMICO QUE REALMENTE VAI FAZER TODA A DIFERENÇA NO SEU BOLSO,PORQUE SINCERAMENTE TÁ CADA DIA MAIS DIFÍCIL PAGAR MÃO DE OBRA E COM ESSAS MUDANÇA DE GOVERNO,E PÓS COPA DO MUNDO FICA PARECENDO QUE O PAIS É TERRA DE NINGUÉM TUDO AUMENTA RSRS,,
    MAS OLHA SERGIO,,,PROCURE INFORMAÇÕES NÃO APENAS EM MEU BLOG ,JUNTE O MAXIMO QUE VC PUDER, FAÇA OS SERVIÇOS COM CALMA E SEM PRESSA QUE TUDO VAI DAR CERTO,,
    FICO MUITO FELIZ POR VOCÊ COMPRAR O SEU TERRENO DEUS ABENÇOA A VC E TODA SUA FAMÍLIA E OS SEUS PROJETOS TBM ABRAÇÃO IRMÃO