ALTERNADOR REPARO,BATERIA,REGULADOR DE VOLTAGEM

De repente no painel de seu carro, aquela imagem de bateria começa a piscar, por dias esse problema persiste, e como consequencia seu carro começa a ficar ruim pra pegar, até que um dia ele te deixa na mão, eu passei por isso esses dias, pensava que era bateria, mas com o uso de um multimímetro percebí que o alternador não estava gerando, o multimetro marcava que ele estava gerando uma média de 9 a 11 vots e o normal é próximo aos 14 volts,e quando a ventoinha era acionada a situação se agravava. colhendo informações aqui e ali , me disseram que o problema poderia ser no regulador de voltagem do alternador, fiz a troca e não deu outra o problema era somente isto, talvez se eu tivesse levado em um eletricista ele inventaria uma porção de coisas e me furaria o olho kkkk..brincadeira..tem muita gente honesta no ramo, mas , como o tema desse blog é "FAÇA VOÇÊ MESMO!!", estarei nesta postagem mostrando passo a passo como fazer essa troca, caso o problema persista sugiro que vc procure por um profissional...então..vamos ao que interessa..




01-IDENTIFICANDO O PROBLEMA NO ALTERNADOR

Com o alxilio de um multimetro coloque os pinos dele nos dois polos da bateria e veja qual a voltagem será mostrada, no meu caso a media estava entre 9 a 11 o que seria insuficiente pois só a beteria necessita de 12v


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 Obs:para usar o multimetro, a regulagem para esse procedimento e a posição dos pinos  é esta abaixo;








02- LOCALIZAR REGULADOR DE VOLTAGEM

O alternador é o componente eletrico responsável por gerar energia, estabilizando a carga da bateria e enviando a outros componentes que serão usados eventualemente , farol, som, buzina etc o alternador fica ao lado do motor e onde passa por ela uma correia atras do alternador onde fica os fios é que se encontra o regulador de voltagem, veja imagem:



03-DESPARAFUSANDO O REGULADOR DE VOLTAGEM

Com as chaves apropriadas inicie a retira dos parafusos, que são somente dois,veja imagens e video:




03-RETIRANDO O REGULADOR DE VOLTAGEM

Neste momento, observe cuidadosamente a posição de como a peça é retirada, acompanhe:

imagem acima buraco onde fica a peça , abaixo peça retirada

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04-ANALISANDO O REGULADOR DE VOLTAGEM

A partir das imagens abaixo veja a grande diferença entre um regulador novo e um regulador velho o preço que eu paguei em um regulador marca bosh para um motor ap 1.8 gasolina do gol quadrado foi de R$ 35,00  eu nem pesquisei muito mas eu acredito que vc poderá encontrar preços bem mais baixos com outras marcas, mas , veja as imagens:




05 SUBSTITUINDO O REGULADOR

A substituição da peça não tem muito segredo basta fazer o reverso, como a peça nova tem os pinos maiores vc irá perceber que ela apresentara uma leve resistência , como se vc estivesse comportando uma mola, isto é normal.Faça novamente o teste da ventoinha, se o alternador estiver gerando uma media de 13,8 a 14 tá tudo blz , Veja um video:


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SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE ESSE MEU VÍDEO POSTADO NO YOUTUBE NA ÍNTEGRA.










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    # by carlos henrique baptista - 20 de agosto de 2015 11:09

    Muito bom.ajudou muito valeu!!!!!

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    # by Malcon Ramon - 7 de outubro de 2015 16:37

    Vlw. Brother vou fazer no.meu

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    # by Unknown - 2 de novembro de 2015 15:08

    boa noite,
    tenho uma kawasaki GPZ 1000R preciso arrumar o alternador, qual endereço ou telefone para manter contato.

    Grato,
    Gilberto

  4. gravatar

    # by Unknown - 2 de novembro de 2015 15:09

    boa noite,
    tenho uma kawasaki GPZ 1000R preciso arrumar o alternador, qual endereço ou telefone para manter contato.

    Grato,
    Gilberto

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    # by Marcos P. - 6 de janeiro de 2016 18:31

    Grato, meu amigo, essa sua dica na sua página me ajudou a resolver esse problema no meu Gol bola! Valeu mesmo! Um abraço!

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    # by Clayton S.P S.p - 13 de janeiro de 2016 02:13

    vlw brother deus abençoe mesmo...sucesso.