PORTA SANFONADA PVC-COMO INSTALAR PASSO A PASSO

Quem tem banheiro pequeno sabe que a escolha do tipo de porta é um ponto muito importante, onde espaço e durabilidade conta muito, porta de abrir ja está descartada, ocupa espaço ao abrir, porta de madeira também, os respingos do chuveiro e da pia diminui  e muito a sua durabilidade, porta de ferro então nem se fala, no caso do banheiro a solução mais eficaz será a instalação de uma porta sanfonada de pvc, onde não ocupa espaço ao abrir, justamente por ser sanfonada e correr em um trilho superior e também por ter excelente durabilidade.

Nesta postagem estarei mostrando passo a passo todo o processo de instalação, acompanhe:

01-MEDINDO E CORTANDO AS PEÇAS
 A  primeira coisa a se fazer é cortar as peças do pvc de acordo com o tamanho do espaço onde vai ficar a sua porta, claro que se for necessário, no caso desta postagem, as peças tiveram que ser cortadas pois o espaço para instalação da porta era de 54 cm e o tamanho minimo de uma porta de pvc é de 60 cm,veja imagens:
a) Cortando as molduras laterais e superior de acordo com o tamanho do espaço onde vai ficar a porta veja:

as peças cortadas mas sem estar parafusadas 

obs: atenção o encontro das peças laterais com a peça de cima devem estar conforme imagens abaixo:


OBS: Existem 2 façes nas moldura, uma delas é a que sempre deve ficar do lado da parede e a outra onde fica a porta sanfonada , veja imagens abaixo:
 cava estreita  fica pro lado da parede, somente a parte de cima onde fica os trilhos da porta sanfonada é que vai ser usada essa parte estreita.

cava larga  onde encaixa a porta


b) A parte sanfonada da porta para se fazer o corte nela é necessário retirar umas travas de fixação que ficam na parte de baixo veja imagens:
travas de fixação
retirando com chave de fenda

video



eu usei uma das laterais da moldura para servir de medição para fazer o corte da porta sanfonada veja video:

video
 obs: depois de cerrada recoloque essas travas, elas impedem que as peças se soltem.


02-FIXANDO AS PEÇAS NA PAREDE.

a) A primeira peça da moldura a ser fixada é a da parte de cima, agora um cuidado que se deve tomar é o seguinte: a porta sanfonada ja deve estar fixada nesta peça, porque depois de parafusada pode dar um pouco de trabalho pra colocar ela  nos trilhos, veja:
a parte sanfonada fixa na moldura superior
veja a baixo videos para melhor compreensão:
video

video




video

video




  b)  O mesmo procedimento é feito nas molduras laterais veja:

 para que essas molduras fiquem em uma vertical perfeita, use um prumo para fazer isso veja:

video

03) FIXANDO A MAÇANETA E A TRAVA DA PORTA.

a)  A MAÇANETA: Esse procedimento é o mais simples de todos, pois essas maçanetas ja vem com os furos ja feito na porta , bastando apenas encaixa-los de ambos os lados veja video:



video

b) A TRAVA: Para fixar a trava vai ser preciso parafusa-las ,mas nada complicado, uma vez que o material de pvc é bastante fácil de perfurar ser preciso o uso de furadeira veja o video:

video


04-ENCAIXANDO A PORTA AO PORTAL

Essa parte se vc tiver uma pessoa ao seu lado para ajudar tornará o serviço bem mais rápido, o procedimento é simples , basta apenas encaixar a porta sanfonada ao portal veja video:

video


O seviço ja está concluido, pode ser que vc tenha um pouco de dificuldade, mas depois tudo se ajeita veja imagens da porta ja instalada:



















  1. gravatar

    # by Marcos Mendes - 23 de junho de 2012 19:38

    cara que legal, estava procurando um tutorial assim mesmo! A porta de casa saiu, mas no meu caso além de estar parafusada (as buchas espanaram os furos da parede) ela tb estava colada e chumbada com um pouco de massa. A casa é alugada, ou seja, não foi eu que fiz. Pode me dizer se eu só devo parafusar ou se precisa mesmo desse trabalho todo de chumbar e colar? Obrigado.

  2. gravatar

    # by ed. . - 24 de junho de 2012 15:13

    e ai marcos blz cara..me desculpa pela demora em responder meu irmão..ms respondo a sua pergunta,,vc não precisa chumbar ela não ..basta só parafuso e bucha mesmo..valeu cara fica com Deus e tenha uma excelente semana.

  3. gravatar

    # by Eliza Rosa - 12 de julho de 2012 22:15

    Muito legal essas dicas. No meu caso, eu gostaria de fazer uma divisória com esta porta sanfonada entre minha área de serviço e minha cozinha. O vão é de 1,80m de largura por 2,10m de altura. Como devo fazer? Comprar duas portas de 0,90 cm e uni-las? Aguardo resposta. Parabéns pelo blog!

  4. gravatar

    # by ed. . - 13 de julho de 2012 10:11

    oi Eliza sua ideia é ótima..eu penso que vc poderia usar elas tbm para abrir dos dois lados..mas com certeza dá pra fzr abrindo pro mesmo lado tbm, fixando elas bem uma a outra ,,a calha de cima estando bem alinhada não vai dar problema..vc viu a postagem do box de pvc/? de repente o mesmo jeito que foi feito a portinha do box de pvc para banheiro, pode dar certo pra sua cozinha, o problema é que vai ficar um cano no chão...Eliza obrigado pelo comentário qualquer duvida pode perguntar..abração ótimo fim de semana pra vc e sua família Deus abençoe

  5. gravatar

    # by Eliza Rosa - 13 de julho de 2012 22:29

    Caro Ed,
    (Que bom! Você respondeu rapidinho!,'rs')
    Sou muito grata pelo esclarecimento... Eu coloquei PVC em meia parede do quarto do meu filho e ficou bem bacaninha também...PVC é tudo de bom! Depois de suas dicas irei tentar fazer a adaptação na cozinha.
    ^_^ Muito legal você dividir seu conhecimento conosco.
    Seu blog é fantástico!!! Desejo muito sucesso e que Deus esteja sempre abençoando você e quem o cerca. Abç.
    "Virei sempre espiar".

  6. gravatar

    # by Eliza Rosa - 13 de julho de 2012 22:30

    Caro Ed,
    (Que bom! Você respondeu rapidinho!,'rs')
    Sou muito grata pelo esclarecimento... Eu coloquei PVC em meia parede do quarto do meu filho e ficou bem bacaninha também...PVC é tudo de bom! Depois de suas dicas irei tentar fazer a adaptação na cozinha.
    ^_^ Muito legal você dividir seu conhecimento conosco.
    Seu blog é fantástico!!! Desejo muito sucesso e que Deus esteja sempre abençoando você e quem o cerca. Abç.
    "Virei sempre espiar".

  7. gravatar

    # by ed. . - 14 de julho de 2012 10:12

    que bom que vc é uma mulher de atitude Eliza..minha esposa é assim tbm..vcs são com certeza as mulheres do seculo 21..Que muitas vezes tem tomado a rédea da situação..indo sempre mais alem..deixando muito marmanjo pra traz..é por pessoas iguais a vc que esse blog existe..eu que te agradeço pela força..fique a vontade pra visitar quando quizer..Deus na sua graça infinita abençoe vc sua familia e que seus projetos sejam bem sucedidos..abração a todos

  8. gravatar

    # by Eliza Rosa - 14 de julho de 2012 20:02

    Coitado do meu esposo...kkkkk, sofre comigo!
    Legal foi o dia em que ele chegou em casa e tinha uma parede a menos! Havia a posto abaixo! Ainda bem que ele me apóia!!!! Graças a Deus né!? rsrsrs

  9. gravatar

    # by ed. . - 16 de julho de 2012 16:46

    kkkk caramba acho que vc é irmã da minha esposa..tempo desses ela fez foi assentar uma janela no quarto kkk eu tbm dou a maior força pra ela..mesmo não aprovando de incio mas depois fica tudo bem..abração a vc e seu esposo..fiquem com Deus

  10. gravatar

    # by Yara Minelli - 30 de julho de 2012 11:21

    Olá meu amigo, somos colegas de istalação eu tbinstalo tudo aqui em casa. Mas tenho um probleminha. Istalei uma porta destas no banheiro da minha mãe de 82 anos. Ela conseguiu quebrar todos as roldanas que correm no trilho de cima e os parafusos que seguram as placas da porta embaixo.

    A porta está inteira. Só as peças pequenas é que ela conseguiu quebrar. Vc saberia me dizer se é possível encontrar estas peças para os reparos?

    Abraços ada Yara

  11. gravatar

    # by ed. . - 30 de julho de 2012 15:40

    oi Yara..legal,,vc ter essa facilidade em fazer instalação de coisas..parabéns mesmo..minha mulher tem medo até de ligar o liquidificador na tomada kkkkkk hoje eu fui em uma loja de materiais e não encontrei essas pecinhas..eu tava revendo o vídeo e percebi que é possível pegar parafusos com ruelas e substituir essas roldanas..mas isso se a rosca da porta não tiver sido espanada..yara..espero ter ajudado e espero que dê certo para vc tbm amiga..abração fica com Deus e desculpa a demora em responder vc..

  12. gravatar

    # by Fernanda Oliveira - 27 de agosto de 2012 13:20

    Gostei da explicação. Compramos uma porta e onde será colocada é 5cm menor a altura, não sabíamos se poderia cortar a porta. Sabia a que a lateral sim, mas a porta já era dúvida. Muito bom ter alguém pra mostrar como é fácil! Obrigada.

  13. gravatar

    # by ed. . - 27 de agosto de 2012 13:36

    A minha porta foi o mesmo caso da sua..que bom que a postagem serviu pra vc tbm..fica com Deus Fernanda..abração

  14. gravatar

    # by DAYANA - 3 de setembro de 2012 14:37

    ola boa tarde tenho um espaço de 30cm por 2m é um canto q quero aproveitar para quardar vassouras e a parede é de mdf. sera q da certo por ser de 30cm e ser no canto? me de uma luz.

  15. gravatar

    # by ed. . - 3 de setembro de 2012 15:50

    OI DAYANA blz? a porta sanfonada daria certo sim..só que quando ela for aberta vai tomar uns13 cm no canto,mas mesmo assim teria espaço suficiente pra guardar vassouras e rodos , eu não conheço bem esse material em mdf, mas se ele suportar bem parafusos , tem tudo pra dar certo..mas me diga uma coisa esse canto ele é fechado ou em L ?..SE puder me enviar uma foto eu poderia avaliar melhor..Dayana..fica com Deus...abraço a todos

  16. gravatar

    # by mary do rossil cordeiro - 12 de setembro de 2012 16:39

    adorei muito suas ajuda meu querido , eu tenho uma porta sanfonada e perdi aquelas pecinhas que vem junto quando se compra e ficou um ano aqui encostada pois nao sabia o que fazer para colocar como fazer ogora vou coloca- la sei que posso colocar com parafuso que DEUS ti abençoe vc e sua familia .bjos

  17. gravatar

    # by ed. . - 18 de setembro de 2012 14:56

    Legal mary..dá se um jeito pra tudo mesmo...tomara que tudo dê super certo pra vc..abração menina..fica com DEUS que ele abençoe vc e sua família tbm

  18. gravatar

    # by Leo - 11 de outubro de 2012 05:59

    Amigo bom dia!

    Vi seu site e achei 1000!! E estou com umas idéias de adaptação e projetos mas eu tenho uma dúvida: qual a medida das cavas dos trilhos (superior, lateral estreita e larga). Se vc puder me esclarecer ficarei mto agradeciso!

    Bom dia, Parabéns e continue inovando!

  19. gravatar

    # by ed. . - 11 de outubro de 2012 10:02

    oi leo blz irmão, ta inventando umas coisas ai tbm? olha a medida das cavas dessa porta sanfonada é a seguinte: as laterais são de 1,5 cm e a parte de cima onde fica o trilho é de 1 cm acredito que essas medidas são padrão pra todas as marcas..Leo não se se entendi bem sua pergunta talvez essa resposta não fosse o que vc queria,,mas qualquer coisa me manda outro email meu irmão..fica com Deus....abraço a todos

  20. gravatar

    # by Kelly Fávero - 6 de dezembro de 2012 11:04

    Este comentário foi removido pelo autor.
  21. gravatar

    # by Kelly Fávero - 6 de dezembro de 2012 11:05

    Olá, se você puder me tirar uma dúvida, estou precisando tirar uma porta sanfonada para passar a máquina de lavar e depois instalar ela de novo mas eu não consigo desencaixar a porta daquele lado que ela fica presa...você sabe me dizer um jeito para eu desencaixar???Obrigada...Kelly

  22. gravatar

    # by ed. . - 6 de dezembro de 2012 16:11

    oi kelly tudo bem com vc?vc pode desencaixar essa parte que fica presa com auxilio de uma chave de fenda vc pode remover ela facilmente se vc der uma olhada no video no youtube vc vai perceber que aos 7:56 minutos eu mostro como encaixar a peça..caso vc tenha alguma dificuldade me avisa que amanha quando eu chegar do serviço eu faço um pequeno video te mostrando combinado??abração fica com Deus ótima sexta feira a todos ai

  23. gravatar

    # by Márcio Martins Amorim - 10 de dezembro de 2012 16:34

    Olá tenho que instalar uma porta sanfonada e o espaço é de 77cm, por isso surgiu uma dúvida!!! Devo comprar 2,10 x 72 ou 2,10 x 84. Pq não tem 77cm e não sei se a de 72 atinge até 77cm ou se teria que comprar a de 82. E tenho outra porta para comprar com 74cm, será que a de 72 vai caber??

  24. gravatar

    # by Márcio Martins Amorim - 10 de dezembro de 2012 16:41

    Olá tenho que instalar uma porta sanfonada e o espaço é de 77cm, por isso surgiu uma dúvida!!! Devo comprar 2,10 x 72 ou 2,10 x 84. Pq não tem 77cm e não sei se a de 72 atinge até 77cm ou se teria que comprar a de 82. E tenho outra porta para comprar com 74cm, será que a de 72 vai caber??

  25. gravatar

    # by ed. . - 11 de dezembro de 2012 09:21

    oi marcio primeiro me desculpe a demora em responder,,,mas no seu caso eu compraria a de 84 cm pra evitar surpresas, porque ela sendo um pouquinho maior que o espaço da porta,,o que vai ocorrer é de ela ficar um pouco frangida ou encolhida no portal,,,mas a eficiência em abrir e fechar é a mesma ;;abração marcio espero que de tudo cero ai,,,essas portas são muito simples de instalar,,vc não vai ter dificuldade,,,,fica com Deus

  26. gravatar

    # by cris - 16 de julho de 2013 09:15

    olá, estamos instalando uma porta sanfonada, mas otamanho dela é maior que o espaço e fomos orientados na loja a retirar um pedaço. agora, nao para !!! o q fizemos de errado?

  27. gravatar

    # by Douglas Telles - 7 de novembro de 2013 13:12

    olá, comprei uma porta sanfonada p o meu banheiro, meu marido instalou mas ela não abre kkkk qndo abre ela solta uma parte da outra. já fiz de tudo p consertar mais não conseguimos.

  28. gravatar

    # by ed. . - 7 de novembro de 2013 15:58

    Oi tudo na paz?tente colocar um pouco de graxa ou oléo de máquina no trilho superior que pode ajudar..depois me diga se deu certo,,mas me diga, ela ficou muito grande no vão onde ela foi instalada?abração fiquem com Deus

  29. gravatar

    # by Vilã - 22 de novembro de 2013 10:02

    Este comentário foi removido pelo autor.
  30. gravatar

    # by Donatella - 22 de novembro de 2013 10:05

    Olá sempre dou uma olhada nos seus posts pois são bem explicados e vc ensina tudo mesmo mto legal da sua parte. Queria muito uma ajuda sua! Fiz uma obra e tenho um espaço de 1,9m de largura e gostaria mto de colocar uma porta sanfonada, mas não encontro sob medida em lugar nenhum, gostaria de saber se essas portas podem ser emendadas, tive uma ideia de comprar 3 portas 2 de 0,60cm e 1 de 0,80cm, mas não sei se dará certo. Vc pode me dar uma idéia?

    Desde já mto obrigada!!!

  31. gravatar

    # by ed. . - 22 de novembro de 2013 16:22

    oi donatella tudo na paz?olha eu nunca fiz isso e tbm nunca vi feita..os desafios seriam: o trilho superior que não tem em tamanho de 1,90 m e o tipo de emenda que iria unir as portas...mas,no caso, se vc optar por deixar um lado com a porta de 0,80 cm e a de 0,60 cm fixa ,sem usar para abrir e apenas um lado de 0,80 cm pra abrir pode dar certo sim, nesse caso as duas portas que estariam fixas poderiam ser unidas até com fita adesiva,ou pra ficar bonito uma fita adesiva com detalhes..mas se caso vc pretende que toda as portas se abram juntas eu não sei se seria viável donatella,
    olha eu não sei como é esse espaço que vc tem ai,,mas tenho um video onde faço uma divisória corrediça que de repente pode ajudar no seu caso,,,Donatella,,,espero ter ajudado,,Deus abençoe a todos ai,óitmo fim de semana
    http://www.youtube.com/watch?v=1xpZgS7XdUU

  32. gravatar

    # by Dehdada - 29 de dezembro de 2013 11:48

    Oi eu perdi a fechadura da minha porta de pvc onde posso encontrar????

  33. gravatar

    # by ed. . - 30 de dezembro de 2013 06:08

    oi tudo na paz,,olha tem esse site aqui;http://www.mioripuxadores.com.br/index.php?route=product/category&path=106
    mas vc pode pesquisar por ,,'''assessórios para porta sanfonada''que vc pode pedir na internet,,,abração fiquem com Deus feliz 2014

  34. gravatar

    # by Ludmila Bussolotti - 11 de março de 2014 20:39

    Olá, muito bom seus trabalhos.
    Quero fazer uma pergunta. É possível fazer porta de armários, tipo no tanque ou pia, desse modelo sanfonado?

  35. gravatar

    # by - 29 de março de 2014 14:25

    Este comentário foi removido pelo autor.
  36. gravatar

    # by - 29 de março de 2014 14:30

    Preciso de uma ajudinha... vou tirar minha porta de madeira para colocar a sanfonada..
    1 pergunta: preciso tirar o batente??
    2 pergunta: onde meço para saber qual a largura da porta devo comprar?? estou um pouquinho confusa nesta parte
    obrigada!!!!

  37. gravatar

    # by ed. . - 29 de março de 2014 17:49

    Oi Lu tudo bem com vc?vc não precisa retirar o batente de sua porta..aliás é recomendavél que e]la permaneça, isso evitaria de vc precisar fazer um acabamento de reboco pra instalação de sua porta sanfonada, sim pra saber a largura de sua sanfonada que deverá se comprada,,vc deve medir pelo lado de dentro do batente,espero te ajudado Lú Deus abençoe a todos ai,,ótimo fim de seman

  38. gravatar

    # by Material de apoio ao estudante - 1 de maio de 2014 01:15

    Este comentário foi removido pelo autor.
  39. gravatar

    # by Material de apoio ao estudante - 1 de maio de 2014 01:18

    OLA ED SEMPRE TE ACOMPANHO NA SUAS DICAS POSSO POSTA ESTA MATERIA EM OUTRO LUGAR GRATO.( BOM DIA DO TRABALHADOR A TODOS).