RODAPÉ DE CERÂMICA COMO ASSENTAR PASSO A PASSO.

Resolvi fazer essa postagem sobre colocação de rodapé de cerâmica por 2 motivos, o primeiro é que um colega chamado warlei gente sangue bom, entrou em meu blog e fez o pedido e o segundo é que eu não encontrei nada na net que tratasse sobre essa assunto, emfim dois motivos mais que justo.Portanto estarei mostrando o passo a passo de como fazer esse serviço da maneira mais especifica possível, pois embora pareça simples tem lá os seus segredinhos, então acompanhe imagens e videos abaixo.

MEDINDO E CORTANDO AS PEÇAS DO RODAPÉ

É importante lembrar que a medida das peças a serem cortadas para rodapé, devem ser de 7cm a 8cm, fiquem também atento para os detalhes dos desenhos das peças, procure coincidir o máximo possível veja imagens e videos abaixo:

antes de cortar fique atendo aos detalhes das peças.

essa minha mede 42cm
vou dividir em ...
06 pedaços de 7cm
essa cerâmica é antiderrapante e por ter a    superfície áspera terei que marcar e cortar ....
...com a serra mármore, se a sua for lisa, pode usar o cortador de cerâmica que é muito mais fácil de usar menos perigoso sem contar que o corte fica perfeito pois já tem o regulador de comprimento.clic aqui e veja como usar a serra mármore ou....



 clic aqui e veja como usar o cortador de cerâmica.



INICIANDO A COLOCAÇÃO DO NOSSO RODAPÉ

Como o rodapé não vai estar exposto a peso não será necessário picotar a parede para que ele fique mais fixo simplesmente a argamassa dá conta do recado,veja:

local a ser colocado o rodapé
fique atento a estampa da peça antes de iniciar
aplique uma quantidade razoável na peça e cole na parede
veja video abaixo:
video
obedecendo o alinhamento das pontas das peças
veja video abaixo
video

bem como a distancia entre a parede e as peças
e quando houver brechas muito grande entre a parede e as peças...
feche com argamassa isso é bom para..
evitar que insetos façam morada

video

VEJA COMO DEVE FICAR O ACABAMENTO

Após colocados, com meia hora você já poderá aplicar o rejunte, nas imagens e vídeo abaixo ainda não foi colocadas.

veja video abaixo:

video


SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE NA ÍNTEGRA O VÍDEO ABAIXO POSTADO NO YOUTUBE






  1. gravatar

    # by Anônimo - 23 de novembro de 2011 12:15

    Olá, gosto muio de seu blog e ate já coloquei piso na minha casa num dos quartos, acho bem legal depois deixe seu e-mail para lhe mandar as fotos que tirei para vc ver como que ficou tb tenho um monte de idéias que estou fazendo usando o que vc esta ensinando depois vamos conversando. flw...

  2. gravatar

    # by ed. . - 23 de novembro de 2011 14:10

    Muito bom irmão,é a melhor noticia que tenho é em saber que as postagens do blog ta dando certo pras pessoas, as vezes fico meio que sismado em não estar passando as informações e forma correta,meu email é este:kawdeyra2@gmail.com, tô ansioso pra ver as fotos, e em compartilhar suas ideias de repente elas me dão uma inspiração pra criar tbm..forte abraço irmão mais uma vez obrigado por comentar em meu blog, fica com Deus.

  3. gravatar

    # by Anônimo - 25 de novembro de 2011 09:55

    Boa Tarde amigo! Primeiramente quero parabeniza-lo pela inciativa de expor e repassar os conhecimentos que tem, para outras pessoas, de forma que compreendemos com facilidade. Não são do ramo da construção civil, mas sou adepto do "Faça você mesmo". E saiba que através do seu blog adquirir bastante conhecimento, espero que continue com essa iniciativa. E se não for abusar bastante, se tivesse a possibilidade de nos repassar como proceder para assentar piso cerâmico na diagonal. Agradeço, até a próxima! Luciano

  4. gravatar

    # by ed. . - 25 de novembro de 2011 12:16

    Luciano,realmente to esperando uma oportunidade de colocar esse piso em diagonal,dias atrás na casa que eu pus a ultima vez queria ter feito assim, mas pelo detalhe do desenho da cerâmica não foi possível, iria ficar muito feio,mas tenho aqui em casa umas poucas peças, vou ver se consigo fazer pelo menos uma simulação de como deve ser feita, o trabalho que dá nesse tipo de cerâmica são os cantos que todas as peças devem ser cortadas em diagonal,mas cá pra nós..fica muuito bonito esse modelo...luciano assim que eu publicar te mando um email ou vc pode cadastrar o seu email no blog e vc vai receber automaticamente..muito obrigado pelo incentivo meu amigo, e é por vc e outras pessoas que me dão força pra tá publicando essas matérias..fica com Deus meu irmão.

  5. gravatar

    # by Anônimo - 4 de dezembro de 2011 06:02

    ola,gostei muito do seu ensinamento,fiquei em duvida se sempre começo pelos cantos e o meio sempre vao da certo oi vai ter quer cortar algumas?desde ja obg.

  6. gravatar

    # by ed. . - 4 de dezembro de 2011 07:54

    ola tudo bem...é o seguinte vc pode começar de qualquer lado,e pode sim acontecer de vc ter que cortar algumas peças, mas isso só vai acontecer se no piso do chão estiver tipo uma cerâmica que pegou a metade ou pedaços, pra ser mais exato, a peça do rodapé deve acompanhar o mesmo alinhamento da peça do piso, assim vai dar mais harmonia no todo..forte abraço..qualquer duvida pode perguntar.paz.

  7. gravatar

    # by Edna - Fortaleza- Ce - 8 de dezembro de 2011 17:49

    Descobri o seu blog hoje(08/12/11) e consequentemente seus videos no youtube, pesquisando sobre a instalação de forro PVC eu e uma amiga estamos pintando nosso quarto na verdade queremos fazer uma reforma colocar piso e forro. Acho que agora com suas orientações vamos fazer nós mesmas.

    Obrigada!

  8. gravatar

    # by Meri - 4 de janeiro de 2012 05:43

    Olá Ed... tudo bem... Seu blog é nota 1000, muuuito legal, você explica muito bem, nos minimos detalhes, só assim eu mesma vou terminar de colocar as cerâmicas e pisos na minha casa e na minha mãe, porque se lá em casa ficaram várias peças ocas no chão e quebraram, vou comprar o material e colocar mãos a obra... rsrs assim vejo minha casa bonitinha...
    você tem como mostrar para fazer revestimento em cerâmicas em um tanque de lavar roupas de duas bocas??? agradeço imensamente...
    abração

  9. gravatar

    # by Anônimo - 4 de janeiro de 2012 06:42

    OIi Meri tudo bem menina? primeiro quero te parabenizar por ser uma mulher de atitude, minha mulher é assim também...quando enrolo demais pra fazer alguma coisa ela mesma faz kkkk...o numero de mulheres fazendo esses tipos de serviço tem crescido e muito e eu fico feliz por isso, pois mostra,um potencial escondido que as mulheres tem e que tá sendo despertado, sem contar na vantagem de serem detalhistas..quanto a sua pergunta meri eu não tenho nenhum trabalho previsto pra revestimento de tanques..mas eu tenho uma postagem ai que pode ajudar pois o processo é basicamente o mesmo, procura a postagem: "cerâmica em parede" ai no blog no menu do topo..se caso aparecer algum serviço neste sentido eu vou dar um jeito de colocar no blog.
    Mari menina , mais uma vez parabéns e muito agradecido pelo comentário sobre meu blog,,,fica com Deus menina e qualquer duvida pode perguntar..abração.

  10. gravatar

    # by Anônimo - 7 de janeiro de 2012 09:58

    Não fica muito amador grudar o rodapé ao reboco?? O acabamento fica bem melhor quando você retira parte do reboco e integra o rodapé a parede.

    Ele fica fazendo parte da parede e não algo colado como você mostra nas figuras. Numa instalação profissional o rodapé fica no mesmo nível da parede e não grudado por cima do reboco como nas fotos.

  11. gravatar

    # by ed. . - 7 de janeiro de 2012 13:16

    Esse tipo de colocação de rodapé não é muito comum por aqui, e pra falar a verdade acho que isso não faria muita diferença, sem dizer que seria um trabalho a mais, pois teria que usar uma serra mármore, ou uma talhadeira pra fazer o corte no reboco,seria muito trabalho pra uma aparência que não faria muita diferença,mas fica ai a idéia pro pessoal que esteja lendo seu comentário...obrigado por comentar seua opinião é super válida...abração

  12. gravatar

    # by samycardoso - 28 de abril de 2012 16:00

    Olá, adorei o s vídeos e o compartilhamento de suas técnicas de construção civil, quero parabeniza-lo pela atitude, gostaria de saber se posso jogar argamassa em cima do vermelhão direto? Obrigado

  13. gravatar

    # by ed. . - 28 de abril de 2012 16:58

    Como vai Samy tudo tranquilo?primeiro ,obrigado pelo comentário e respondendo sua pergunta,se caso vc se refere a assentar cerâmica sobre o vermelhão eu aconselharia vc a dar umas picotadas no piso com a ponta de um facão ou com uma foice,pois com ponteiro e talhadeira demora muito sem falar que as mão ficam em estado de miséria kkk e se possível usar a argamassa piso sobre piso para interior..ela é 2 vezes mais cara que a comum mas o resultado é excelente..Samy...espero ter sido útil...forte abraço meu irmão e um ótimo fim de semana pra vc e família

  14. gravatar

    # by david gomes - 14 de julho de 2012 17:58

    Olá Ed tudo bem? Meu nome é David e quero dizer que esses dias o seu blog tem me ajudado muito,eu estava de ferias do trabalho depois de dois anos sem descançar quando voltei no inicio do mes minha conta ja estava batida,
    como eu creio que nada acontece por acaso,olhei então para a minha casa e vi o quanto ela estava precisando de reparos e uma series de trabalhos em pintura e alvenaria, e foi ai que o seus videos me expiraram para que eu mesmo nesses dias que irei passar em casa faça esses serviços.Tem sido uma benção pois tenho visto o resultado daquilo que eu mesmo fiz.Louvo a Deus pela sua inicitiva e mais uma vez obrigado!

  15. gravatar

    # by ed. . - 16 de julho de 2012 17:05

    e ai davi tudo na paz meu irmão..não vou lamentar pelo seu emprego porque eu penso igual a vc que nada acontece por acaso. inda mais quando se está debaixo da orientação de Deus..olha só como vc teve o discernimento espiritual pra entender a situação, as vezes temos que dar uns passos pra traz pra poder tomar espaço pra dar um salto maior..no final...vc vai ver que nada acontece por acaso mesmo...Davi meu irmão..tenho orgulho de vc e muuitos outros com essa disposição..em fazer..fica com DEUS...tudo de bom pra vc e sua familia

  16. gravatar

    # by Edson Corretor de Imóveis/Cbá-Mt. - 7 de setembro de 2012 17:38

    Ola Ed. Tudo bem. Amigo parabéns pelos videos colocados. Sei que pode ser muito útil a quem queira e tenha vontade de aprender um pouco a mais. Se a maioria das pessoas presas nas penitenciarias pelo Brasil afora tivessem a oportunidade de aprender o que vc. tenta ensinar gratuitamente, com certeza, teríamos muito menos presidiários na escola do crime. Vou colocar em pratica o que tenta ensinar e que Deus abençoe a você e sua família.Eson Peres. Cuiabá Mt.

  17. gravatar

    # by ed. . - 9 de setembro de 2012 17:27

    Tudo blz Edson??cara eu concordo plenamente com o seu pensamento,,,e isso é fato..eu tenho visto ongs sérias que abraçaram a causa com jovens problemáticos ou não, desenvolvendo projetos simples com atividades de musicas, artesanato, esporte, teatro e nesse ambiente saudável deram a esses jovens novas perspectivas,auto estima, dignidade,profissão...não tenho curso técnico em nenhuma área..mas tenho visto que esse pouco que passo tem surtido efeito pra honra e glória de Deus..tbm sou um aprendiz meu irmão..mas Deus tem me dado..ferramentas pra levar esse trabalho adiante..e quem sabe dispertar outros com esse mesmo pensamento..Edsom meu amigo..muito obrigado pela força meu irmão , como eu sempre digo..se eu tenho chegado até aqui foi por palavras de incentivo como a sua e de muuitos outros..Deus te abençoe e a sua familia tbm..ótima semana.

  18. gravatar

    # by Edy - 19 de novembro de 2012 07:41

    Amigo muito bom seu blog, eu estava sem saber o que fazer pois estou terminando minha casa e sinceramente, piso eu ainda não sabia fazer. estava preocupado porque um pedreiro foi fazer o orçamento pra mim e fugia totalmente do meu orçamento. Quando vi seu blog e todas as formas de se fazer passo a passo resolvi me arriscar. O resultado foi melhor do que o esperado. Vc está de parabéns, agora só falta o banheiro pra terminar de fazer, caso que eu acho ser um pouco mais dificil, só uma duvida, o box deve ser um pouco abaixo do restante do contrapiso ou é a gosto?

  19. gravatar

    # by ed. . - 19 de novembro de 2012 07:55

    oi Edy tudo na paz?fico extremamente feliz de a coisa ter dado certo ai pra vc tbm meu irmão....eu te parabenizo pela coragem em fazer..são poucos que tem essa coragem,,mas quanto ao box..vc pode colocar no nível do piso sim,não vai ter problema nenhum...Edy meu irmão...abração pra vc ..Deus abençoe vc e toda a sua familia

  20. gravatar

    # by Jhennyfer Alves - 4 de dezembro de 2012 14:24

    Para deixar claro eu me increvi com o nome de usuario da minha filha estou para arrumar minha casa e no entantyo não tenho muita experiencia mas não sou de todo leigo gostei de seus videos e espero concluir meus projetos seguindo os passos de faça vc mesmo gostaria desde já agradece-lo e que continue sempre sedo essa pessoa humilde que eu notei em vc brigadu parabens meu email é jvalias@bol.com.br

  21. gravatar

    # by Jhennyfer Alves - 4 de dezembro de 2012 14:25

    Para deixar claro eu me increvi com o nome de usuario da minha filha estou para arrumar minha casa e no entantyo não tenho muita experiencia mas não sou de todo leigo gostei de seus videos e espero concluir meus projetos seguindo os passos de faça vc mesmo gostaria desde já agradece-lo e que continue sempre sedo essa pessoa humilde que eu notei em vc brigadu parabens meu email é jvalias@bol.com.br

  22. gravatar

    # by ed. . - 4 de dezembro de 2012 16:04

    ola ''J'' tudo bem com vc meu amigo?fico muito feliz quando leio esses comentários,,de quando as pessoas tomam essa decisão de colocar os projetos em prática,e que eu tenho uma pequena participação nessa história..isso tbm tem me encorajado e muito a dar sequencia a esse blog e aos videos no youtube...por isso quero te agradecer meu amigo, por ter tomado um pouco do seu tempo pra deixar aqui seu comentário ,,, abração fica com Deus ..muitas bençãos a vc e toda a sua familia

  23. gravatar

    # by ed. . - 28 de dezembro de 2012 14:31

    oi susy tudo bem com vcs..aprecio muito essa união nos casais em construir coisas juntos..eu e minha esposa somos assim tbm..como eu sempre digo duas cabeças pensam melhor que uma e posso te garantir que mulheres tem olhos clínicos em detalhes que nós homens passamos desapercebidos..fiquem com DEUS o que eu puder ajudar pode contar comigo..prometo responder mais rápido suzy forte abraço a vc e seu esposo.obrigado pela visita e pelo comentário

  24. gravatar

    # by Igreja Batista Central Liberdade - 14 de fevereiro de 2013 03:29

    oi edy minha casa as ceramicas e diagonal como faço pra pazer o roda pe.

  25. gravatar

    # by Igreja Batista Central Liberdade - 14 de fevereiro de 2013 03:33

    oi edy minha casa as ceramicas e diagonal como faço pra pazer o roda pe.

  26. gravatar

    # by Waldney Xavier - 15 de maio de 2013 13:47

    Como devo fazer nos cantos? um peça passa direto e a outra sai a partir dela ou devo unir as estremidades das peças ficando um pequeno espaço a ser preenchido com argamassa?

  27. gravatar

    # by ed. . - 17 de maio de 2013 05:56

    oi wldiney das duas maneiras dão certo,,o importante é o rodapé acompanhar o mesmo alinhamento da ceramica,,,abração fica com Deus ótimo fim de semana a todos ai

  28. gravatar

    # by Unknown - 26 de junho de 2013 15:20

    parabéns vc esta ajudando muita gente com seu blog,eu tenho um pouco de noção mas com suas aulas tiro todas minhas duvidas obrigado.

  29. gravatar

    # by ed. . - 27 de junho de 2013 13:08

    fico feliz em poder ajudar,,qualquer duvida pode perguntar,,abração fiquem com Deus todos ai

  30. gravatar

    # by pauloniter - 6 de novembro de 2013 02:58

    Bom dia , eu coloquei cerâmica em minha sala e no quarto e já rejuntei mais não coloquei rodapé ainda, e obrigatório a colocação de roda pé ?se sim eu poço colocar ele depois que ja rejuntei

  31. gravatar

    # by ed. . - 6 de novembro de 2013 08:56

    pode fazer a colocação do rodapé depois sim paulo..não é regra colocar o rodapé geralmente vai mais pro lado da estética..fica a seu critério,,,abração paulo fiquem com Deus todos ai

  32. gravatar

    # by Naru - 4 de dezembro de 2013 21:44

    Olá Ed, gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa de passar seu conhecimento!
    Você já pensou em começar a oferecer cursos presenciais? Acredito que haveria bastante demanda, viu?

  33. gravatar

    # by ed. . - 5 de dezembro de 2013 16:19

    oi naru,,tudo na paz?..obrigado pelo comentário....e sim ja pensei em fazer um tipo de ong voltada pra isso..infelizmente não tenho certificado de nada que faço..foi um conhecimento adquirido pela experiencia e que tenho prazer em repassar,não sei bem como funciona a parte burocratica pra coisa..mas vou me informar,,,quem sabe a cosia vai pra frente rsrs,,,obrigado Naru..,,abração Deus abençoe a todos ai

  34. gravatar

    # by Foto Gaivotas - 28 de janeiro de 2014 16:31

    Olá.
    Seu blog e videos são muito bons.
    Contratei um pedreiro para fazer o contra-piso.
    Agora vou comprar o piso e eu mesmo quero poder colocar.
    São 70m2 e tenho uma dúvida na queda para o ralo, que são dois.
    Qual q dica que vc tem para mim.
    Meu e-mail é paulonunesbrasil@gmail.com
    Posso enviar uma foto da área.
    Grato.
    Paulo.

  35. gravatar

    # by Ghuto Leodoro - 23 de fevereiro de 2014 15:41

    ola tudo bem! to reformando minha casa com base na sua ajuda no blog, parabéns pela humildade de ensinar aos seus irmãos. quero fazer uma pergunta, posso colocar cerâmica diretamente no piso de concreto sem ter necessidade de colocar o contra-piso (farofa) e no meu quarto, desde já agradeço se me responder.

  36. gravatar

    # by Ghuto Leodoro - 23 de fevereiro de 2014 15:43

    ola tudo bem! to reformando minha casa com base na sua ajuda no blog, parabéns pela humildade de ensinar aos seus irmãos. quero fazer uma pergunta, posso colocar cerâmica diretamente no piso de concreto sem ter necessidade de colocar o contra-piso (farofa) e no meu quarto, desde já agradeço se me responder.

  37. gravatar

    # by ed. . - 23 de fevereiro de 2014 15:56

    OI Ghuto blz irmão?prazer poder ajudar..quanto a sua pergunta,,se ele estiver bem nivelado e em boas condições vc pode colocar o piso sim sem problema,,mas caso seja piso queimado,vc vai precisar picotar ele antes,,abração fiquem com Deus todos ai,,ótima semana