VASOS DECORATIVOS COM SOBRAS DE CERÂMICA PASSO A PASSO

É super comum nas construções em fase de acabamento, uma grande quantidade de sobras de materiais e dentre essas sobras estão uma daquelas que mais incomoda, trata-se dos restos de cerâmicas, dias atrás olhando para aquelas peças entulhadas no canto de casa , me veio uma idéia meio maluca: "fazer com essas sobras, vasos decorativos, lixeiras, caixinhas de agulhas e linhas, caixa de parafusos, enfim, o que a imaginação, conseguir alcançar",
pra começar resolvi criar um vaso decorativo, sem muito segredo, sem muito mistério, sem ser preciso ser um expert em artes plásticas ou um escultor habilidoso, dedico esta postagens a alguns colegas que eu sigo, que tem como foco artesanatos , pinturas,enfim artes em geral.veja abaixo resultado e logo depois ,veja a confecção passo a passo:







ESCOLHENDO E MEDINDO O FORMATO DE SEU VASO



Nesta minha primeira peça, decidi fazer uma medida com um corte meio que triangular, que dá mais uma aparência de vaso de flores, mas fica a seu critério o formato, o processo de fabricação será o mesmo praticamente.veja imagens e video abaixo;
sobra de cerâmica a ser moldada

marcando corte com esquadro
recortando com o cortador de cerâmica

video
caso fique alguma rebarba, retire com uma chave
turquesa com cuidado

CORTANDO OS LADOS DE NOSSO VASO
Fazendo da cerâmica velha um quadrado, iremos agora marcar a primeira peça conforme o formato de nosso vaso, veja imagens e vídeo:

marque a pesa conforme o formato que vc desejar
video


video


Tendo em mãos a nossa primeira peça, esta nos servira como peça molde para as outras, em outras palavras,não será necessário medir as outras 3 peças.

video


as 04 peças dos lados do nosso vaso


JUNTANDO E COLOCANDO AS PEÇAS

Achei interessante e mais seguro pegar as 4 peças e colocá-las dentro de um balde pequeno e largo pra poder fazer a união das peças sem correr o risco de quebrá-las, mas você está a vontade pra criar os seus próprios métodos,depois com as peças dentro do balde ,, pegue uma liga ou barbante para uni-las e logo depois passar a cola quente. ou qualquer outra substancia colante que você julgue mais prático, passei cola quente e deu excelente resultado, acompanhe fotos e videos: 








video






Como meu balde era pequeno, tive que colar a quarta peça a parte, mas se vc achar um recipiente que seja possível colar todas de uma vez melhor ainda.




video




COLANDO O FUNDO DO VASO

Para dar uma melhor sustentação para o nosso vaso, iremos agora colar o fundo, para isso recorte um quadrado perfeito que se encaixe no fundo de seu vaso lembrando que esse quadrado não precisa ficar necessariamente no fundo do vaso, vc pode cortar ele um pouco maior , com o proposito que ele fique entalado um pouco acima do fundo, veja vídeo abaixo:

video





O resultado é este ai abaixo, a partir dai vc pode usar a sua criatividade para melhorar o aspecto deste vaso:





video



Dedico essa postagens a alguns colegas de blogs que eu sigo:

Mafalda's artesanato 
MÃES ARTEIRAS
Dondy'Artes
CANTINHO DO FELTRO E CIA.
Café e chocolate
Artes em E.V.A by Cleidemara
Acordando a Arte
 ***//MEU QUERIDO E LINDO BLOG DAS ARTES EM CROCHE//***

SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE VIDEO POSTADO NO YOUTUBE NA ÍNTEGA:



  1. gravatar

    # by Marluce - 27 de setembro de 2011 13:44

    Uau! Ótima idéia de usar os restos de pisos pra fazer os vasos!
    Incrível, adorei!
    Pena que eu não tenho a cortadora de piso, até fomos comprar, mas tinha tantos modelos, ficamos com medo de comprar e só cortar piso mais fino ou não cortar algum dos que vamos colocar.
    Como o rapaz que está colocando os pisos e revestimentos está usando serra direto, então passamos a comprar os discos quando necessário

  2. gravatar

    # by ed. . - 27 de setembro de 2011 15:19

    pois é marluce , dá pra fazer coisas muito legais esse foi só um exemplo, tô querendo fazer um cofre pra mim, to deixando as moedinhas dentro de um vidro com tamba , mas eu estou desconfiado que a minha mulher tá pegando kkkkk,,vou cortar a asas dela..compra um cortador , não é dificil de usar não, imagino que vcs mulheres tem muito mais criatividade que nós pra esse tipo de trabalho..abraço marluçe. obrigado por comentar.ha!!! ja publiquei uma postagem de como usar o cortador...abraço.

  3. gravatar

    # by sei la - 2 de dezembro de 2011 14:49

    bomdemais vou fazer isso amanhaaaaa....

  4. gravatar

    # by Bel - 29 de junho de 2012 16:12

    Adorei, continue postando vídeos legais

  5. gravatar

    # by ed. . - 29 de junho de 2012 18:23

    Vou continuar sim BEL... obrigado pela força e pela visita fica com Deus e tenha um excelente final de semana ..abração

  6. gravatar

    # by morais - 4 de julho de 2012 10:27

    ola meu amigo ed muito legal esses seus videos aulas estou aprendendo muito e atendendo uma nessecidade que tinhs de fazer algumas coisas eu nesno muito legal. queria sujerir un video como fazer telhado colonial , uma pequena varanda por exemplo se der manda pea jente que eu sei que muitos vao gostar falou? um abraco que Deus te abencoe

  7. gravatar

    # by ed. . - 5 de julho de 2012 16:14

    e ai morais como andam as coisas tudo blz?que bom que vc gostou dos videos a minha preocupação principal é se as pessoas estão compreendendo bem...as vezes me acho muito enrolado pra explicar..mas quando o pessoal manda comentário dizendo que ta compreendendo eu ja fico mais tranquilo..sua sugestão é excelente..realmente essas telhas coloniais dá um charme em qualquer casa..tenho um amigo que é mestre nisso...e ele tá sempre fazendo esses serviços..se der certo uma hora dessas vou acompanhar ele e tentar tira o máximo de fotos e videos pra editar..e colocar no blog..morais meu velho..parabéns a vc pela determinação em arregaçar as mangas e fazer..forte abraço Deus abençoe vc e toda a sua família..ótima sexta ..ótimo fim de semana pra vcs

  8. gravatar

    # by Alex Men - 22 de setembro de 2012 04:07

    boa iniciativa continue assim e que deus te abénçôe.

  9. gravatar

    # by ed. . - 22 de setembro de 2012 11:08

    obrigado alex,,,de vagar vamos seguindo em frente,,,abração mano Deus te abençoe tbm

  10. gravatar

    # by Bel - 31 de outubro de 2012 10:29

    Adoro seus vídeos,estou seguindo vc onde for,Gostaria de aprender a fazer vasos de cimento,vasos grandes para plantar, pois eles custam muito caros, Se vc souber posta aqui se for possível, yenhos alguns blogs rsrsrs!! se quiser me visitar o endereço http://decoreseublog.blogspot.com/ entre outros até mais, Uma boa tarde!.

  11. gravatar

    # by ed. . - 1 de novembro de 2012 11:19

    oi bel tudo blz minha amiga,,,,visite seu blog ,,,vc manja bem de html?gosto muito dessa área,,,quanto aos vasos de cimento ,,,eu não tenho nenhum video ,tenho um colega que me prometeu fazer esse trabalho com cimento e papelão que serve para substituir a areia vou perguntar pra ele se ele ta com esse projeto em andamento,,,qualquer coisa entra em contato no canal dele o nome é:http://www.youtube.com/user/hedeblan?feature=results_main vc pode falar pra ele que foi eu quem falei de vc pra ele...ele faz artesanatos belissimos tbm...fica com DEus Bel,,,,abração e obrigado pelo comentário

  12. gravatar

    # by Estilo Rural - 9 de novembro de 2012 13:30

    Gostaria de saber se vc não teria modelos de vasos maiores com em media 50 kilos bem maiores e ou contato de quem faça estas formas agradeço qualquer ajuda neste sentido por gentileza enviar para revsemfronteiras@gmail.com, grato, realmente muito interessante mesmo.

  13. gravatar

    # by ed. . - 9 de novembro de 2012 14:40

    ola por coincidencia um colega meu acabou de enviar pro youtube um video mostrando uma forma bem simples de fazer vasos com cimento..segundo ele, talvez semana que vem ele vai colocar no youtube um video onde ele faz vasos bem maiores to te mandando olink do canal dele..se puder se inscrever,melhor ainda..pode perguntar pre ele que ele vai te dizer quando ele vai fazer essa postagem..o nome dele é hedeblan rezende..um cara super gente fina...abração fica com Deus. o link é esse:http://www.youtube.com/watch?v=iHWc9VsH9jw

  14. gravatar

    # by Soraia Sol - 16 de dezembro de 2012 07:37

    adorei a idéia desse vaso,vai ficar lindo plantando aquela planta buxinho,que podando se transforma numa bola,parabéns pelos vídeos,poderia me mandar os blogs que vc está seguindo que ensinam esse método de vasos etc,desde já agradeço,solfpires.sol@gmail.com

  15. gravatar

    # by Soraia Sol - 16 de dezembro de 2012 07:41

    oi,esqueci de fazer uma pergunta muito importante,depois de juntar as quatro peças,o silicone fica do lado de dentro ou de fora?como faz o acabamento nas emendas pelo lado de fora,nas quinas.obrigado.

  16. gravatar

    # by ed. . - 16 de dezembro de 2012 16:05

    oi soraia tudo bem com vc menina...olha esse vazo foi uma ideia própria ,,mas eu tenho um colega no youtube que tava fazendo uns vasos com cimento vou te mandar o link dele,,,quanto a colagem pelo lado de fora eu poderia sugerir que se usasse aqueles durepox,,essas peças que eu fiz,,,,eu não coloquei coisas pesadas dentro dele,,usei mais pra decoração,,,,mas eu acredito que se fazendo esse reforço com durepox pode ter um resultado super satisfatório sim...se vc fizer ,,esse vaso para plantas,,,,me diga depois se deu resultado soraia..o link do meu amigo é esse:http://www.youtube.com/watch?v=iHWc9VsH9jw ele disse que iria postar videos de como fazer em tamanhos maiores...Soraia,,,muuito obrigado pela visita e por inscrever ai no blog,,fica com Deus e tenham todos ai uma excelente semana

  17. gravatar

    # by Nely Godoy - 13 de setembro de 2013 08:12

    ADOREI SUAS DICAS,PARABENS PELO TRABALHO,ADORO ARTESANATO.

  18. gravatar

    # by Nely Godoy - 13 de setembro de 2013 08:17

    ADOREI SUAS DICAS,PARABENS PELO TRABALHO,ADORO ARTESANATO.

  19. gravatar

    # by Nely Godoy - 13 de setembro de 2013 08:18

    ADOREI SUAS DICAS,PARABENS PELO TRABALHO,ADORO ARTESANATO.

  20. gravatar

    # by ed. . - 13 de setembro de 2013 16:01

    obrigado nely eu tbm gosto dessas coisas..vc viu meu ultimo video ?vou te mandar o link,,acho que vc vai gostar de fazer ,,é muito fácil barato e fica muito bonito tbm,,abração obrigado pela visita,,Deus abençoe a todos ai