luz painel gol quadrado-troca ou modificações

Dias atrás me deparei com um problema no painel do meu gol quadrado cl 93, a lâmpada de iluminação não mais acendia,desmontei o painel e averiguei que as lâmpadas estavam em bom estado,o interruptor em perfeito funcionamento bem como o regulador de luminosidade , o problema estava no circuito impresso, uma peça que fica atrás do painel responsável pela visualização de alguns componentes elétricos do carro(seta,pisca alerta,temperatura, marcador de combustível).
Diante do problema , a solução seria: comprar outro painel, ou fazer uma ligação direta, como a grana tá pouca e uma malha encomendada de SP custa em média cem reais fora o frete, eu fiquei com a segunda opção
Se o seu caso é o mesmo que o meu, coloquei abaixo imagens passo-a-passo de como fazer
Lembrando que se o seu painel apenas queimou a lâmpada , o seu caso é bem menos complicado, basta substituí-las.E se voçê quiser aproveitar, poderá fazer MODIFICAÇÕES NO SEU PAINEL, colocando LÂMPADAS  LEDs de cores variadas ou colocando o ta lPAINEL SHOW.
Mas vamos ao que interessa, a primeira coisa a fazer é desmontar o painel,para isto clic neste link para visualizar os procedimentos:http://ed-mattar.blogspot.com/search/label/Como%20desmontar%20painel%20do%20gol%20quadrado%20passo-a-passo
Depois, acompanhe as imagens abaixo:

Como eu havia dito, minhas lâmpadas não estavam queimadas, apenas meu circuito impresso não passava corrente para elas, primeiro  com auxilio de um ferro de soldar, soldei um fio fino nos dois terminais das minhas 2 lâmpadas, fazendo uma corrente única.figura 01

figura 01

Depois as coloquei no mesmo lugar que antes, com o cuidado de que os terminais das lâmpadas  que antes tocavam no circuito fossem isolados para evitar que a energia dos fios não entrasse em conflito com o circuito da malha, como havia dito, se sua malha esta em perfeito estado e caso vc queira fazer modificações em seu painel essa é a hora, vc pode colocar leds luminosos ou modificar o visor do painel, peças  que vc encontra no mercado livre ou sites similares. figura 02, 03 e 04



figura02



figura 03



figura 04

Essa peça é o chamdo interruptor de farol baixo e auto, é ai que vai ser enroscado um dos fios de nossas lâmpadas. figura 05 e 06

figura 05




figura 06

Agora vamos colocar o painel em seu devido lugar e depois a moldura . figura 07 e 07a

figura 7a

Fazendo umas pesquisas na net, algumas pessoas pedem para que no fio que passa corrente faça o uso de um RESISTOR  de 1 k,mas eu quis arriscar, confiando que o regulador de luminosidade faça esse papel, evitando que a lâmpada queime com freqüência.Não esqueça de isolar os fios caso faça imendas. figura 08


figura 08


Para o outro fio(neutro) acompanhe estes pequenos videos onde eu puxo direto do terminal negativo de minha bateria, voçê pode pegar um fio negativo que esteja mais próximo se achar mais seguro.Posso garantir para os amigos que as lâmpadas no meu caso funcionaram perfeitamente, não fiz vídeo e nem postei fotos delas funcionando porque minha máquina não tem Megapixels suficiente para visualizar.
video vídeo 01

video vídeo 02


  

Para mais detalhe, acompanhe este vídeo que postei no youtube.Espero ter ajudado, caso algum colega tenha algum comentário construtivo, estou aberto a opiniões ..forte abraço!!!


  1. gravatar

    # by estrelaguia - 16 de dezembro de 2011 14:52

    Este comentário foi removido pelo autor.
  2. gravatar

    # by Prisne Assessoria de Comunicação - 27 de dezembro de 2011 11:26

    Valeu tava com medo de desmontar o painel pra por leds azuis, mas é muito facil, seu tutorial foi fundamental, parabens!!!

  3. gravatar

    # by ed. . - 28 de dezembro de 2011 08:39

    não tem segredo irmão...vai dar tudo certo..forte abraço fica com Deus e obrigado pelo comentário.

  4. gravatar

    # by Luiz Augusto - 16 de janeiro de 2012 13:03

    Cara na boa... a umas semanas atras eu estava pesquisando no youtube como desmontar o painel do gol quadrado.. pq eu não sabia.. e tinha medo de fazer caca... eu keria era por os leds azuis... blz.. aprendi.. ai agora o meu painel aconteceu q nem o seu... não passa mais corrente na malha.... aii eu estava kerendo fazer q nem vc fez aew... de puxar os fios diretos... sem utilizar a malha... velho.. vc está de parabens... me ajudou e muito.. nas minhas duvidas com relação a ligação dos fios.. aki na minha cidade.. eu tentei conversar com eletricistas de autos.. e os caras não fornecem a informação.. ate pq eles kerem o $$$ deles neah... mas estas informaçoes.. esse tutorial q vc esta fornecendo akii.. está excelente.. eu já tinha algo parecido em mente... soó q eu não sabia de alguns detalhes.. e vc me forneceu isso.. cara.. muito obrigado... vc esta de parabens...!
    vou fazer isso logo menos.. e assim q eu fizer... eu volto akii pra te elogiar novamente..!
    Parabens...
    At,
    Luiz Augusto
    Adm do blog http://www.trollagemzero.com
    abraços

  5. gravatar

    # by Luiz Augusto - 19 de janeiro de 2012 02:45

    Aew parceiro.. Deu certo sim.. eu fiz essa modificação ontem 18/01/2012 deu certinho.. funcionou do jeito que eu keria... pq antes.. qdu eu estava tentando fazer esta mod. na hora q eu ia dar partida, o led apagava... aii o seu post me ajudou a resolver este problema.. ficou show...! vou ver se eu tiro fotos.. e mando pra vc dar uma olhada... a unica coisa q eu keria... era que a luz fosse um pokinhu mais forte... bom.. o led eh forte.. mas o sistema na qual se encontra o painel do carro, sei lá.. eh mt ruim.. teria que comprar akeles "painel show" ou então dar algum jeito de adaptar o led na parte de baixo do painel.. será que tem como adaptar um outro par de led na parte de baixo do farol??? tipow.. são 2 em cima.. aii eu keria por 2 embaixo tbm.. aii ficaria perfect!
    mas o bom é q resolveu o meu problema.. mtu obrigado..
    seu blog ta de parabens!

  6. gravatar

    # by luis fernando Melo - 31 de agosto de 2012 05:12

    cara eu consegui trocar mas a luz só ilumina a metade do painel não entendo será que você pode me ajudar? VLW

  7. gravatar

    # by ed. . - 31 de agosto de 2012 14:46

    oi luiz blz?..cara o meu tava com esse problema e o que tava acontecendo era que a outra lampada ficou com mal contato pode ser que seja o mesmo problema que o seu..depois faz assim, liga a luz do painel e dá umas batidinhas de leve pra ver se ela acende..se ela piscar com certeza foi isso que ocorreu ou ela pode ter queimado ou rompido aqueles filamentos..me diga..vc achou difícil remover o painel?..fica na paz..ótimo fim de semana pra vc meu amigo

  8. gravatar

    # by SID MESCHKE - 3 de setembro de 2012 16:31

    Eu tava querendo colocar "aquele painel show com adesivo", é difícil abrir o painel p colocação do adesivo na parte interna? obrigado.

  9. gravatar

    # by ed. . - 3 de setembro de 2012 17:34

    SID blz mano? cara eu cheguei a abrir o painel mas nessa parte onde fica os marcadores eu não tentei abrir...sinceramente eu não tenho ideia, entrei no youtube e não tem ninguém que ensine..fui no site do mercado livre mas os vendedores recomendam ir nas oficinas....se vc conseguir alguma coisa ai me avisa ...abraço irmão e boa sorte ..fica com Deus

  10. gravatar

    # by Max Nunes - 19 de outubro de 2012 06:23

    Gotei muito do seu comentario e da demonstracão... Me ajudou bastante vlw!!!

  11. gravatar

    # by ed. . - 20 de outubro de 2012 16:35

    valeu Max...abraço irmão fica com Deus

  12. gravatar

    # by wesllhey - 28 de dezembro de 2012 17:51

    Irmão gostei muito de suas dicas eu tenho uma saveiro e estar fazendo um barulho estranho como tem algo souto preciso muito de sua ajuda Vlu!!!

  13. gravatar

    # by Moacir Rodrigues - 23 de abril de 2013 05:05

    Este comentário foi removido pelo autor.
  14. gravatar

    # by Moacir Rodrigues - 23 de abril de 2013 05:16

    Querido amigo! obrigado pela dica da troca da luz do painel, troquei com facilidade atraves de seu excelente video. Meu gol quadrado é 94 e estou com um problema no carburador, quando passa de 100p/h o carro fica fraco dando sinais de trancos até que tenho que parar e abrir a tampa do carburador e limpar os jicles ?? e ai volta a andar normalmente, mas confesso que perdi a confiança no possante, se for possivel peço que me ajude. Obrigado Deus abençoe amigo.

  15. gravatar

    # by cassiothomasson - 26 de agosto de 2013 13:06

    estou com problema eletrico no meu gol cht quadrado, minha bobina estar esquentando muito!

  16. gravatar

    # by cassiothomasson - 26 de agosto de 2013 13:10

    Estou quebrando a cabeça com meu carro a bobina esquenta o carro falha e quando eu paro ele so pega quando a bobina esfria totalmente.
    O que pode ser isso Ed?

  17. gravatar

    # by ed. . - 26 de agosto de 2013 13:22

    oi cassio..tudo indica que seja a bobina mesmo..um colega meu esses dias ficou no prego por causa disso,,chegou uma hora que o carro não ligou pra nada...ele pagou 70 reais na bobina da bosch, estou te mandando um video que pode ajudar,,abração fica com Deus cassio

  18. gravatar

    # by Keller Correa - 28 de setembro de 2013 15:38

    Quanto ao irmao ai do carburador , o carro fica fraco? ou o carro começa a dar trancos falhando?
    se começar a falhar é falta de combustivél , sua bomba deve esta fraca, e qdo vc para o o carro , o reservatorio do carburador enche e pega normal, sua bomba de combustivel nao esta dando conta da alimentaçao do carburador, , faz um teste qdo seu carro falahar coloca em ponto morto, a alivia o pé do acelerador, depois vc pisa novamente pra ver se ele volta ao normal , se voltar é bomba mesmo. caso contrario amigo , leva em um carburama ok! isto que estou te passando aconteceu comigo. e carro com giclagem muito baixa tbm acontece isso. abraços
    .

  19. gravatar

    # by ed. . - 28 de setembro de 2013 16:08

    opa valeu ai keller toda ajuda é bem vinda irmão,nada melhor que compartilhar experiencia pra ajudar os outros,,abração fiquem com Deus ótimo fim de semana a todos ai

  20. gravatar

    # by eduardo souza - 18 de fevereiro de 2014 23:58

    E ae sid, blz.. vi seu comentario e resolvi da uma força.. cara ja abti o mei painel quase inteiro e posso dizer.. não é dificil mas tem que ter muito cuidado pq ele vai ta preso na malha inteira... e caso vc queira colocar adesivos mudando a parte doa numeros saiba que a escala do velocimetro e do conta giro é presa pela parte da frente.. vc precisa tirar com extremo cuidado o ponteiro e soltar os dois parafusinhos que tem na frente e ela saira pra vc fazer o que precisa... nao tem necessidade de desmontar o siatema todo.. a escala é presa por fora do siatema por dois parafusinhoa que tem doa lado do centro do ponteiro...