Como desmontar painel do gol quadrado passo-a-passo!!!

Para a troca de lâmpadas do painel,troca do cabo do velocímetro,troca do circuito impresso, ou até mesmo algumas adaptações de lâmpadas leds, é necessário a remoção do painel, neste tutorial vou mostrar passo-a-passo.
Primeiro retire o volante, com uma chave de fendas você pode sacar essa tampa e depois desparafusar , eu optei por não retirar o volante, mas isso fica a critério de cada um.

01

Agora retire os interruptores conforme imagens, veja bem onde ficam cada um deles, não se preocupe com os pinos e os furos pois eles não tem como colocar errado, pois se encaixam perfeitamente, apenas dê uma atenção especial para o interruptor do pisca alerta.




02

03

04

05

06

a primeira peça  a ser retirada é a tampa que protege a caixa de fusíveis que fica abaixo do volante.

07

08

logo depois vem a parte das peças que protegem o bojo da chave de ignição.

09

Desparafuse a parte de baixo, é ela que segura as duas peças.A parte debaixo sai com mais facilidade que a de cima, mas caso você optou por tirar o volante vai ficar fácil remove-la , se não , tire com bastante cuidado.

10

Agora vamos retirar a moldura, a peça que protege o painel em si, desparafuse conforme figuras abaixo.


11

12

veja peça já retirada.

13

Agora é hora de remover o painel , faça conforme figuras abaixo.


14

15

Antes de sacar o painel você precisa desconectar, o chicote ,é ele o responsável , pelas luzes que acendem no painel.A primeira imagem é o que fica do lado esquerdo.

16


17

Este outro chicote fica do lado direito,é ele que envia a corrente para acender a luz do freio de mão quando acionado.


18

19


Depois de desconectar os chicotes que estão fixados no painel você terá que desconectar o cabo do velocímetro, para isto , basta apertar o terminal, conforme imagem;

20


veja agora imagens do painel removido.Parte frontal.

21

Esta é a parte detrás. aí é onde se encontra a chamada malha elétrica ou circuito impresso. os dois pontinhos pretos ligados por fios brancos é onde se encontram as lâmpadas do painel, para remove- la basta girá-las, caso queira substituí-las, geralmente é ai que algumas pessoas colocam os tais leds luminosos.(obs: esses fios brancos ligando as duas não vai estar em seu painel, no meu caso é porque elas não estavam acendendo porque a minha malha está danificada neste ponto, ou seja, não está passando corrente para elas, daí eu fiz uma ligação direta)

22

brevemente estarei colocando neste blog como fazer uma ligação direta nas lâmpadas de iluminação dos painéis que não estão acendendo.


PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO, ASSISTA ESTE VÍDEO.

23



  1. gravatar

    # by Anônimo - 3 de agosto de 2011 12:35

    cara a boia de combustivel como concerta o marcador de gasolina ta na reserva direto espero sua resposta mano!!!!! denoni lopes

  2. gravatar

    # by ed. . - 4 de agosto de 2011 15:16

    irmão eu dei uma olhada aqui no meu ..to fazendo um video , depois vc dá uma olhada pra vê se pode te ajudar..Foi o melhor que eu pude fazer.. vou continuar pesquisando ..o link é esse http://ed-mattar.blogspot.com/2011/08/marcador-de-combustivel-conserto.html abraço

  3. gravatar

    # by Carvalho - 1 de março de 2012 14:06

    Gostei das dicas, sensacional.

  4. gravatar

    # by ed. . - 1 de março de 2012 16:18

    legal irmão espero que a postagem possa te ser útil,,forte abraço e obrigado pelo comentário fica com Deus.

  5. gravatar

    # by Cosmo Elton - 2 de abril de 2012 10:13

    vendo assim parece ser fácil!! mas vai fazer, eh "bucho".

  6. gravatar

    # by ed. . - 2 de abril de 2012 10:17

    kkkkk é nada rapaz...qualquer coisa vc vai filmando e na hora de remontar fica fácil,,,vai desmontando e memorizando sem pressa...vai dar tudo certo..abraço

  7. gravatar

    # by marquinho - 3 de abril de 2012 19:56

    o ed posta ai como trocar o cabo do velocimetro do gol quadrado,o meu não ta funcionando e tão me pedindo muito pra arrumar.

  8. gravatar

    # by ed. . - 4 de abril de 2012 16:38

    marquinho eu ando meio que numa correria, meu gol ta com problema na embreagem pode ser que eu tenha que levar no mecanico pra ver isso, a primeira marcha e a marca ré,quando eu engato fica uma trepidação danada ,vc ja passou por isso? mas vou dar um jeito de nesse fim de semana fazer o passo a passo da troca do velocimetro inda mais que eu vou ter que trocar a lampad do meu painel parece que queimou ou ta com mal contato...abraço cara

  9. gravatar

    # by marquinho - 6 de abril de 2012 21:02

    o ed c ja olhou o coxin do cambio? o meu tava trepidando,troquei o coxim e parou.e verifica o coxin frontal do motor, pois ele tambem faz o carro trepidar.

  10. gravatar

    # by ed. . - 7 de abril de 2012 10:38

    vou dar uma averiguada..mas vc se lembra quanto foi a peça e o serviço?...abraço

  11. gravatar

    # by Carlinho - 3 de maio de 2012 22:14

    o cabo do velocimetro é complicado a troca ? pois tenho um gol 93 e quando o carro começa a atigir uma certa velocidade um pouco mais alta ele faz barulho queria saber se eu mesmo consigo fazer a troca.... agradeço desde já ! blog mt bom mesmo ;D

  12. gravatar

    # by ed. . - 4 de maio de 2012 06:51

    carlino tudo blz..rapaz é o seguinte, eu nunca troquei esse cabo , mas eu sei que não seria difícil, na verdade eu tinha muito medo era de desmontar o painel do meu gol...um dia criei coragem e desmontei ele todinho conforme a postagem, hoje ja desmonto sem medo, o cabo do velocimétrico fica apenas encaixado atras do painel e la no motor ele é parafusado, então,depois que vc conseguir desmontar o painel o resto é fácil..inda mais sabendo que o seu gol é 93 igual o meu, as fotos da postagem vai dar certinho pra vc...vc consegue na boa sim...esses dias eu troquei foi o cabo da minha embreagem e coloquei o video no youtube, o mais chato é encaixar no pedal, o resto é fácil.
    carlinho esses dias eu ando meio atarefado , mas assim que puder posto um video sobre a troca do cabo,mas vc consegue sim..se vc fizer ai e puder me manda umas fotos pra mim colocar no blog.
    Carlinho..abração irmão..boa sorte

  13. gravatar

    # by rogerr007 - 18 de maio de 2012 00:02

    vc conseguiria fazer um tutorial para troca do cabo do acelerador, o meu gol não tah acelerando muito....valeu pelas dicas do painel vou tentar fazer no meu q tah precisando tbm...xD

  14. gravatar

    # by ed. . - 18 de maio de 2012 13:42

    oi roger tudo blz? rapaz esses dias eu ando meio ocupado resolvendo umas coisas..mas assim que puder vou dar uma pesquisada e tentar fazer um video sobre o assunto..eu nunca troquei mas imagino que seja mais fácil que o da embreagem..Rogerr ótimo fim de semana pra vc meu irmão se cuida...abração

  15. gravatar

    # by denoni - 18 de agosto de 2012 11:28

    lampada do painel queimou irmao i agora como fazer??

  16. gravatar

    # by ed. . - 18 de agosto de 2012 16:02

    e ai rapaz só de boa???a minha lampada esses dias tava com essas frescuras ..dei uns tapinhas de leve no painel e ela funcionou blz..da um tapinha ai no seu se caso não resolver vc vai ter que desmontar o danado..mas pelo video vc vê que é manha fazer isso..abração mano desculpa a demora em te responder ..ando meio atarefado esses dias...se cuida

  17. gravatar

    # by denoni - 7 de setembro de 2012 05:28

    Mano meu painel quebrou ! quanto custa ai na sua area ???? quebrou so aquela capa ao redor ( plastica)

  18. gravatar

    # by ed. . - 7 de setembro de 2012 15:04

    cara que sacanagem..como foi que quebrou?..não tem jeito de colar não?eu to por fora do preço por aqui mas no mercado livre eu ví de 15 reais um novo..depois vc pesquisa "moldura do painel do gol quadrado" ..eu pensei que era mais caro...abraço irmão e boa sorte ai pra vc ..fica com Deus

  19. gravatar

    # by Fagner Costa - 18 de setembro de 2012 13:39

    Parabéns pelos seus videos, eles são muito bons e mostrar o que podemos fazer quase tudo de maneira simples, bastar ter força de vontade.

    Mais uma vez parabéns e vou continuar assistindo seus videos.

    Tenho um gol quadrado e a limpeza da água do radiador será e foi muito útil para mim.

    Abraço.

    Fagner.

  20. gravatar

    # by ed. . - 18 de setembro de 2012 14:52

    É verdade Fagner..a gente as vezes fica receoso de fazer as coisas..mas é preciso tentar sempre..e cada vez que agente consegue fazer ...vamos ganhando confiança pra ser mais ousados..erros a gente vai cometer sempre...mas é assim que se a aprende...abração meu amigo..obrigado mais uma vez pelas palavras de incentivo..fica com Deus

  21. gravatar

    # by anomino - 15 de janeiro de 2013 14:15

    Como Vai Ed ja vi varias postagem suas me ajudou muito na troca do regulador do alternador e troca da moldura do painel ... agora meu na minha parati o defeito que ela morre do nada, creio que deve ser o miolo de chave e o comutador.. tem ideia como troca ? agradeço e parabens pela postagem ajuda muito nos quadrados

  22. gravatar

    # by ed. . - 17 de janeiro de 2013 05:44

    oi irmão tudo blz?cara um tempo desses a minha chave deu problemas tbm..imagina vc que o miolo saiu todo pra fora,,o chaveiro me cobrou 15 reais pra trocar essa peça, no caso do comutador eu não tenho ideia de como fazer mas acho que não é dificil,,depois da uma olhada neste link do comutador no mercado livre ,,,nas fotos em cima,,tem uma vista explodida desse miolo da chave de ignição que pode te ajudar o link é esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455309390-comutador-ignico-gol-voyage-parati-original-vw-novo--_JM mas seria bom vc dar uma pesquisada no anod de sua parati,,outra coisa vc pode fazer a pergunta pra os vendedores que eles te informam direitinho..no caso que está acontecendo,,,vc poderia ir numa eletrica e sem compromisso pedir pro cara dar uma olhada ,,se fosse coisa facil de fazer depois dele dar o diagnostico,,vc mesmo pode correr atrás...eu faço isso as vezes,,boa sorte ai pra vc meu irmão,,se puder me diga depois se conseguiu resolver,,,fica com Deus

  23. gravatar

    # by Stephanie - 25 de fevereiro de 2013 14:06

    beleza. as lampadas do painel do gol 90 que tenho queimaram. tirei o painel para trocar sem problemas. instalei as lampadas de leds ,ficaram ótimas .Mas agora o painel funciona quando quer,as vezes os marcadores de temperatura e combustível não funcionam ,ai você desliga e liga o carro ,pronto funciona. A luz do farol auto não funciona mais , o relógio ,que é o de ponteiro, funciona quando quer.Me disseram que mal contato. Tem ideia de onde . devo usar limpa contatos nos terminais do painel? Parecem estar em ordem.Tenho o carro a 10 anos,e conheço o antigo dono ,o painel parece não ter sido desmontado ate então. valeu .

  24. gravatar

    # by ed. . - 25 de fevereiro de 2013 15:23

    oi stephanie tudo na paz mano? olha eu tive esse problema tbm com o meu..acontecia com o marcador de combustível ,as vezes marcava as vezes não,,,daí eu mexia no chicote principal e funcionava,,um dia fiquei bolada e fui ver o que estava acontecendo..o problema era um mal contato no chicote,,na hora que eu fui encaixar ele na malha não deu aquele famoso estalo,,os pinos que travavam ele não fixaram bem,,,,foi só eu travar o chicote principal e pronto,,tudo voltou ao normal..estou te enviando a foto de onde vc pode verificar..aproveita e dá uma olhada no outro chicote,,o da luz do freio de mão,,,,abração espero que dê certo ai pra vc irmão,.,.fica com Deus

  25. gravatar

    # by Buza - 18 de março de 2013 05:12

    eai Ed... me tira uma dúvida.
    Tenho um gol quadrado 92, painel idêntico o teu, eu preciso desligar a bateria pra retirar o painel de instrumentos?
    Outra dúvida... fui numa auto peças e os caras nao sabiam como era o soquete das lâmpadas do painel... Claro posso nao queria desmontar o painel pra arrecem ir comprá-las.. vc sabe se o soquete tem algum nome?

    Abração e muito obrigado!! Parabens pelos seus tutoriais cara

  26. gravatar

    # by ed. . - 18 de março de 2013 15:39

    oi buza tudo na paz meu irmão?olha no meu caso eu não removi os cabos da bateria não..mas se quizer fazer isso por precaução seria bom, quanto ao soquete eu sei que o ponto de contato deles é na parte frontal porque tem que ficar em contato com a malha eletrica,,na época eu procurei que nem um loco aqui nas oficinas e não achei nenhum igual,,foi quando eu resolvei improvisar aqueles fios que soldei no soquete,,mas pode ser que vc dê mais sorte que eu e encontre..se for o caso entra no blog e copia a imagem do soquete e mostra pros cara em um celular ou até mesmo imprimida..fica mais fácil..entrei no site do mercado livre e tbm não encontrei,,espero que vc tenha sorte ai meu irmão,,abração fica com Deus

  27. gravatar

    # by Mauro Beliene - 2 de abril de 2013 16:42

    Embarque nessa onda, ganhe dinheiro lendo e-mails! Menos de 1h por dia. Seja pago para fazer o que você faz diariamente sem ganhar nada!
    http://www.e-mai.net/maurobeliene

  28. gravatar

    # by Zenildo Monteiro Filho - 14 de abril de 2013 16:20

    Muito bom teu blog amigo. Ajuda bastante. Também já desmontei meu painel de instrumentos, e, realmente, é barbada. No entanto, quando fiz isso não troquei as lampadas. Agora quero colocar umas superbrancas.É só retirar as originais e colocar as que eu quero, ou tem outra coisa à fazer? Também queria saber se tem muito misterio trocar o cabo do afogador... Meu gou é 96, com o painel igual ao do teu. Desde já, te agradeço. Parabéns pelos videos, tem muita coisa facil de fazer, que é só meter a mão. Sempre mexi no meu, e ja economizei muito assim. Além da satisfação eu mesmo arrumar meu carro.

  29. gravatar

    # by ed. . - 14 de abril de 2013 17:31

    oi zenildo tudo tranquilo irmão?vc é um dos meus kkk eu tbm corro atrás..vou fuçando até resolver..a net ajuda muito...quanto as lampadas eu creio que não vai ter problema não..só verifique se as medidas da lamapada nova..uma vez eu tirei da minha e deu trabalho pra encontrar outra,,quanto ao cabo .,,,rapaz eu nunca troquei mas eu penso que não vai ser difil não cabos são sempre mais simples de trocar..vc ta certo a economia que a gente faz dessas coisas mais simples de fazer ja se pode aplicar em outras coisas...só as que necessitam de ferramentas sofisticadas é que dificulta,,,,Zenido,,abração meu irmão,,obrigado pela visita..uma semana abençoada a todos ai,,fiquem com Deus

  30. gravatar

    # by Kisuco - 12 de junho de 2013 10:50

    Eu tava precisando saber como que vc fez aquela ligação direta na luz do painel, pois a do meu carro apagou e eu vou ter que desmontar, e se tivesse que fazer aquilo, ja ia fazer de uma vez. Ela tava apagando dai eu tava dando uns tapa e tava funcionando, mas agora apagou de vez, não sei se queimou a a lampada ou é mal contato. Se vc puder explicar como vc fez aquela ligação direta na lampada, valeu, até!!!

  31. gravatar

    # by ed. . - 13 de junho de 2013 17:33

    oi irmão tudo na paz, olha faz tempo que eu tinha feito esse processo,,no painel, de maneira que eu não me lembro ao certo,,inclusive ja vendi esse gol, mas se não me engano, eu tinha pego um fio positivo que estava plugado no interruptor de farol alto e baixo...e a parte negativa vc pode pegar um fio de cor preta qualquer,..mas veja antes se não foram as lampadas que queimaram ou se é apenas um mal contato,,,se puder troque a malha,,,,abração fica com Deus

  32. gravatar

    # by Onivaldo jose francisco junior - 9 de setembro de 2013 17:21

    Ed..tenho um problema...todo o meu painel nao o de instrumentos mas todo aquele plastico q fica ao redor que se extende do motorista até o passageiro e onde fica o radio do gol estao soltos...como faço para ter um ajuste dele?

  33. gravatar

    # by amaedro brunheira - 9 de março de 2014 17:49

    opa td bm?? cara quuero coloca um conta giro no voyage 1.8 me disseram q dah pra por um conta giro q vai ate 11RPM e outros disseram q nao da te q ser aquele q vai ate 7RPM e voce o que me diz????

  34. gravatar

    # by antonio - 3 de julho de 2014 08:54

    ola amigo,como tirar o painel do pampa cht.porque o marcador de combustivel não esta funcionando,por favor gostaria de uma dica.sou Soares