CERÂMICA-COMO FAZER RECORTE DE RALOS E APAGADORES


Todos que assentam cerâmica tanto em piso como em parede, cedo ou tarde vai se deparar com um ralo ou um apagador, onde será necessário fazer um recorte especifico pra cada caso, quando o corte é feito nas extremidades da peça fica fácil, mas a coisa se complica um pouco quando o recorte a ser feito se dá no meio da peça, nesta postagem a pedido de minhas colegas Janice e Ana, vou procurar mostrar de forma mais simples possível como saber a localização exata do recorte e quais as formas de fazer esse recorte.Não tenho conhecimento se existem hoje ferramentas ou técnicas específicas para se fazer esse tipo de trabalho, mas estrarei mostrando a forma que eu faço,acompanhe.

LOCALIZANDO O PONTO A SER RECORTADO NA PEÇA

Você se lembra de uma matéria de geografia ou de matemática que abrangia coordenadas geográficas,latitude e longitude, planos cartesianos ponto x e ponto y ou conjuntos união e interseção?pois a forma de se encontrar a localização exata para o recorte de uma cerâmica é quase o mesmo.No exemplo abaixo estarei mostrando o caso que a maioria tem mais dificuldade, encontrar o ponto a ser recortado no centro da peça.
Para isto faça o seguiinte,coloque a peça a ser cortada no mesmo alinhamento das cerâmicas ja fixadas deixando um espaço do rejunte,veja imagens e video abaixo:


neste processo estamos achando a altura a ser cortada,use uma canetinha pra marcar.
faça o mesmo processo pra achar a largura a ser cortada.
a peça vai ficar marcada assim.


video

Agora você vai fazer quatro linhas retas dando continuação aos pontos que foram feitos na peça para fazer essa linha use um esquadro ou uma outra peça de ceramica que ira lhe servir de régua e depois você  ira recortar com makita ou furadeira o quadrado que se formou,caso vc não tenha nem um nem outro a outra opçao será cortar a peça ao meio e depois fazer o recorte com o uso de uma chave turquesa,veja:

video

COM MAKITA OU SERRA MÁRMORE

caso você tenha dúvidas de como usar a serra mármore ou makita clic aqui

eu recomendo o uso da makita ou serra mármore por ser mais rápido e o corte sai mais perfeito...

video


COM FURADEIRA

com furadeira o processo é mais trabalhoso.
não esqueça de usar a broca própria pra concreto.

video

O RESULTADO É ESSE AI





video

este furo foi feito muito grande,o ideal é o painel da tomada cobrir todo o furo da cerâmica.por isso faça o furo na peça um pouquinho menor.


COM USO DE UM ALICATE OU TURQUESA



Como havia dito, caso você não tenha nem uma serra mármore ou uma furadeira, você terá que apelar por jeito mais facil porém com acabamento não muito bonito, o procedimento é muito simples  você deverá pegar a peça rachar ela ao meio com uso do cortador de cerâmica e depois fazer o acabamento com o uso de um alicate ou uma turquesa (caso você queira saber como usar o cortador de cerâmica clic aqui) veja imagem abaixo:



neste caso a peça deverá ser cortada ao meio com o cortador de cerâmica e depois ir abrindo com a turquesa no item abaixo veja como fazer o uso desta ferramenta.




FAZENDO RECORTES COM TURQUESA


Para fazer cortes nas extremidades da peça, você pode fazer uso da serra mármore ou de uma chave chamada turquesa ela é bem parecida com o alicate porem a diferença esta na sua lâmina de corte.veja imagens e vídeo abaixo:


video


 CUIDADOS IMPORTANTES

Atenção!!!ao fazer os recortes para ralos ,apagadores,torneiras deixe um espaço suficiente para que posteriormente possa ser preciso fazer  alguma manutenção como remover sujeiras de um ralo entupido ou a substituição de carrapetas e reparos ou até mesmo troca de uma peça.



SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE NA ÍNTEGRA VIDEO POSTADO NO YOUTUBE:






RECORTE EM VASO SANITÁRIO COMO FAZER


Uma colega do blog pediu uma sugestão de como fazer recorte em um vaso sanitário, uma vez que ela pretende colocar cerâmica usando a argamassa piso sobre piso, acreditando que o sanitário de nossa amiga letícia esteja chumbado com cimento ou argamassa,pois se estivesse apenas parafusado seria bem mais fácil, mas, essa técnica mostrada no vídeo abaixo foi feita meio que de improviso, pode ser que na net se encontre técnicas mais precisas, com uso de equipamentos como a serra mármore,mas, com ferramentas que temos a mão achei essa a forma mais fácil, espero que possa ser útil a nossa amiga e a outros que passam pelo mesmo dilema.veja vídeo abaixo:


  1. gravatar

    # by Moises Marques - 6 de maio de 2016 10:49

    Boa tarde..!! interesante....agora vou fazer o revestimento do meu banheiro, sem medo de fazer errado..Obg. pela postagem tirou minhas duvidas, e agora, é só por mãos a obra ....VALEU..