O CARRO ESQUENTOU- SOLUÇÃO(VENTOINHA, LIGAÇÃO DIRETA)

Dias atrás meu menino que tem um carro igual ao meu , estavam a caminho de um casamento ja por volta das 19 hs, quando de repente sai do capô aquela fumaça branca, o que aconteceu?simples a ventoinha parou de funcionar,e a água ferveu muuiito, encostou o carro e me ligou para levar água, esperamos o carro dar uma esfriada completamos a água e levamos pra casa ( cerca de 1 km) pra ver no outro dia o que havia ocorrido.
Veja passo a passo algumas coisas que você  deve observar pra evitar esse problema e como resolver-lo e 
como fazer uma ligação direta na ventoinha pra poder chegar ao seu destino.


MEDIDAS PREVENTIVAS


COMPLETE A ÁGUA -Antes de tudo sempre que for dar uma saida mesmo que em curto percurso, dá uma olhada no seu reservatório de água, veja  se não esta baixando com mais freqüência que o normal.
VAZAMENTOS-Se você tem percebido que a água tá baixando mais que o normal veja se não existem vazamentos nas mangueira e conexões, troque também a tampa se necessário.
AUSÊNCIA DE SOM-Não sei se é o seu  caso, mas geralmente em uma banguela é possível ouvir o barulho da ventoinha disparada, ou quando você  estaciona o carro,  se   perceber ausência desse ruido verifique, nem sempre se deve confiar nos indicadores do seu painel, seu instinto pode ajudar.
DE OLHO NO PAINEL-no caso acima se o menino tivesse observado em seu painel os indicadores de temperaturas aumentando mais que o normal, seria o momento de parar o carro e averiguar as anomalias,veja abaixo onde se encontra os indicadores de temperatura de um gol quadrado ap 1,8 cl, se preciso clic na imagem para aumentar a visualização: 




IDENTIFICANDO O PROBLEMA


No caso acima, a primeira coisa que fiz no outro ida foi averiguar se o motor da ventoinha não teria queimado, o procedimento é muito simples, primeiro identifique os dois fios que se conectam ao motor da ventoinha, retire-os mas sempre observando a posição de cada um pois se recolocados errados,irá fazer com que ele gire ao contrário fazendo com que o motor ao invés de ser resfriado, aquecer ainda mais e depois , pegue 2 fios de mais ou menos um metro conecte cada um em um dos polos da bateria e com muito cuidado,pra não provocar faíscas batendo na lata do carro, encoste cada um em um dos pólos da ventoinha que foi retirado, se ele funcionar bem, o problema pode estar no cebolão ou um mal contato que esteja interrompendo a corrente, veja imagens e video:




video

 FAZENDO UM LIGAÇÃO DIRETA (AVERIGUANDO O CEBOLÃO)

Se ocorreu de o motor da ventoinha girar normalmente o próximo passo será fazer uma ligação direta nos fios que se conectam com o cebolão, para se ter certeza de que a corrente que passa pelo cebolão está chegando a ventoinha, a primeira coisa a se fazer é identificar a peça que chamada cebolão(figura 01), peça responsável  pelo acionamento da ventoinha.e depois onde ela se encontra no radiador veja logo abaixo da imagem um video mostrando sua localização:

figura 01(cebolão)

video

Identificado o cebolão e sua localização iremos retirar os dois fios que se conectam a ele(figuras A,B) depois iremos pegar um pequeno pedaço de fio descascar as duas pontas(figura C) e com ele fazer a conexão entre os fios que foram desconectados (figuras D,E,F), e depois assista video:

FIGURA A
FIGURA B

video  VIDEO RETIRANDO OS FIOS
FIGURA C
FIGURA D
FIGURA E
FIGURA F

videoVIDEO LIGAÇÃO DIRETA

Se após fazer este teste a ventoinha foi acionada normalmente, então a corrente esta passando normal e o problema é no cebolão, neste caso, faça a substituição, o procedimento é simples basta desenroscar e substituir , mas lembre-se que ao retirar, toda a água do sistema ira derramar, tome cuidado para que não aconteça nenhum acidente,sugiro que coloque um balde para esse procedimento, e ao rosquear a nova peça, não aperte demais para que o radiador não danifique.

 OBS: ESSE RECURSO DE LIGAÇÃO DIRETA É USADO PARA QUE VOCÊ POSSA CHEGAR A UM SOCORRO MAIS PRÓXIMO PARA FAZER OS DEVIDOS REPAROS, LEMBRANDO QUE AO FAZER ISSO A VENTOINHA ESTARÁ FUNCIONANDO ENQUANTO ESTIVER EM LIGAÇÃO DIRETA, NÃO FAÇA PERCURSOS MUITO LONGO NESTAS CONDIÇÕES, PARA NÃO SUPERAQUECER O MOTOR DA VENTOINHA.


OUTRA COISA,CARROS MAIS NOVOS NÃO SÃO ACIONADOS PELO CEBOLÃO,MAS PELA CENTRAL,PORTANTO JAMAIS FAÇA ESSE PROCEDIMENTO,POIS IRÁ CAUSAR DANOS AO SEU CARRO









  1. gravatar

    # by jonas demeu - 24 de maio de 2015 07:46

    A malha elétrica do gol cl da certo no painel com conta giro do gol GLS