O CARRO ESQUENTOU- SOLUÇÃO(VENTOINHA, LIGAÇÃO DIRETA)

Dias atrás meu menino que tem um carro igual ao meu , estavam a caminho de um casamento ja por volta das 19 hs, quando de repente sai do capô aquela fumaça branca, o que aconteceu?simples a ventoinha parou de funcionar,e a água ferveu muuiito, encostou o carro e me ligou para levar água, esperamos o carro dar uma esfriada completamos a água e levamos pra casa ( cerca de 1 km) pra ver no outro dia o que havia ocorrido.
Veja passo a passo algumas coisas que você  deve observar pra evitar esse problema e como resolver-lo e 
como fazer uma ligação direta na ventoinha pra poder chegar ao seu destino.


MEDIDAS PREVENTIVAS


COMPLETE A ÁGUA -Antes de tudo sempre que for dar uma saida mesmo que em curto percurso, dá uma olhada no seu reservatório de água, veja  se não esta baixando com mais freqüência que o normal.
VAZAMENTOS-Se você tem percebido que a água tá baixando mais que o normal veja se não existem vazamentos nas mangueira e conexões, troque também a tampa se necessário.
AUSÊNCIA DE SOM-Não sei se é o seu  caso, mas geralmente em uma banguela é possível ouvir o barulho da ventoinha disparada, ou quando você  estaciona o carro,  se   perceber ausência desse ruido verifique, nem sempre se deve confiar nos indicadores do seu painel, seu instinto pode ajudar.
DE OLHO NO PAINEL-no caso acima se o menino tivesse observado em seu painel os indicadores de temperaturas aumentando mais que o normal, seria o momento de parar o carro e averiguar as anomalias,veja abaixo onde se encontra os indicadores de temperatura de um gol quadrado ap 1,8 cl, se preciso clic na imagem para aumentar a visualização: 




IDENTIFICANDO O PROBLEMA


No caso acima, a primeira coisa que fiz no outro ida foi averiguar se o motor da ventoinha não teria queimado, o procedimento é muito simples, primeiro identifique os dois fios que se conectam ao motor da ventoinha, retire-os mas sempre observando a posição de cada um pois se recolocados errados,irá fazer com que ele gire ao contrário fazendo com que o motor ao invés de ser resfriado, aquecer ainda mais e depois , pegue 2 fios de mais ou menos um metro conecte cada um em um dos polos da bateria e com muito cuidado,pra não provocar faíscas batendo na lata do carro, encoste cada um em um dos pólos da ventoinha que foi retirado, se ele funcionar bem, o problema pode estar no cebolão ou um mal contato que esteja interrompendo a corrente, veja imagens e video:






 FAZENDO UM LIGAÇÃO DIRETA (AVERIGUANDO O CEBOLÃO)

Se ocorreu de o motor da ventoinha girar normalmente o próximo passo será fazer uma ligação direta nos fios que se conectam com o cebolão, para se ter certeza de que a corrente que passa pelo cebolão está chegando a ventoinha, a primeira coisa a se fazer é identificar a peça que chamada cebolão(figura 01), peça responsável  pelo acionamento da ventoinha.e depois onde ela se encontra no radiador veja logo abaixo da imagem um video mostrando sua localização:

figura 01(cebolão)



Identificado o cebolão e sua localização iremos retirar os dois fios que se conectam a ele(figuras A,B) depois iremos pegar um pequeno pedaço de fio descascar as duas pontas(figura C) e com ele fazer a conexão entre os fios que foram desconectados (figuras D,E,F), e depois assista video:

FIGURA A
FIGURA B

  VIDEO RETIRANDO OS FIOS
FIGURA C
FIGURA D
FIGURA E
FIGURA F

VIDEO LIGAÇÃO DIRETA

Se após fazer este teste a ventoinha foi acionada normalmente, então a corrente esta passando normal e o problema é no cebolão, neste caso, faça a substituição, o procedimento é simples basta desenroscar e substituir , mas lembre-se que ao retirar, toda a água do sistema ira derramar, tome cuidado para que não aconteça nenhum acidente,sugiro que coloque um balde para esse procedimento, e ao rosquear a nova peça, não aperte demais para que o radiador não danifique.

 OBS: ESSE RECURSO DE LIGAÇÃO DIRETA É USADO PARA QUE VOCÊ POSSA CHEGAR A UM SOCORRO MAIS PRÓXIMO PARA FAZER OS DEVIDOS REPAROS, LEMBRANDO QUE AO FAZER ISSO A VENTOINHA ESTARÁ FUNCIONANDO ENQUANTO ESTIVER EM LIGAÇÃO DIRETA, NÃO FAÇA PERCURSOS MUITO LONGO NESTAS CONDIÇÕES, PARA NÃO SUPERAQUECER O MOTOR DA VENTOINHA.


OUTRA COISA,CARROS MAIS NOVOS NÃO SÃO ACIONADOS PELO CEBOLÃO,MAS PELA CENTRAL,PORTANTO JAMAIS FAÇA ESSE PROCEDIMENTO,POIS IRÁ CAUSAR DANOS AO SEU CARRO









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    # by Unknown - 24 de maio de 2015 às 07:46

    A malha elétrica do gol cl da certo no painel com conta giro do gol GLS

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    # by Unknown - 23 de outubro de 2016 às 16:05

    muito bom o vídeo, estou com esse problema, meu carro é Fiat uno 2001 já fiz o teste da ventoinha ela está funcionando normalmente depois vou verificar o cebolão. Moro a 13 quilômetros da cidade, eu posso rodar esse percurso em ligação direta? se caso for o cebolão que não está funcionando?

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    # by ARQ - 22 de novembro de 2016 às 08:36

    Top! Obrigado!

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    # by Unknown - 8 de fevereiro de 2017 às 05:20

    Fiz a troca do cebolao mais a ventoinha n armou
    O que eu faço

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    # by Unknown - 14 de fevereiro de 2017 às 09:55

    Veja o fusivel , pode ter queimado

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    # by antoniocruz - 23 de fevereiro de 2017 às 12:48

    Bem legal a dica!

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    # by antoniocruz - 23 de fevereiro de 2017 às 12:59

    Coloquei um interrupto na ventoinha do meu carro rodo a meses e nunca me deu problemas.o chato e que as vezes não lembro se deixei ligada ou desligada!mas gosto de rodar assim porque tenho certeza que está funcionando!abraço a todos os amigos!

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    # by Unknown - 25 de fevereiro de 2017 às 04:32

    Tenho uma parati 95, começou a sair uma fumaça no painel do carro perto do volante logo de pois a ventoinha não armação mais fiz ligação direta e nada.

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    # by Unknown - 20 de abril de 2017 às 20:39

    Ok vou proceder desta forma obrigado!

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    # by Anônimo - 13 de julho de 2017 às 05:05

    para fazer o teste do cebolao o carro tem que estar a trabalhar?

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    # by Unknown - 3 de agosto de 2017 às 08:42

    Boa tarde fiz testa carteirinha da bateria ate o motor ai rodou e quando coloquei os foi q pega no cebolas la em baixo a mentirinha não rodou não ta passeando corrente troquei os fusível ta mesma coisa sem corrente

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    # by Unknown - 13 de janeiro de 2018 às 13:21

    Cara meu gol está com o seguinte problema: toda hora queima cebolão já troquei umas três vezes ..
    Tá brabo toda hora queima o cebolão

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    # by Unknown - 14 de maio de 2018 às 16:42

    Qual fusivel da ventuinha?

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    # by Unknown - 1 de outubro de 2018 às 06:35

    A luz do oleo no painel do gol quadrado nao esta ascendendo
    O que fazer

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    # by Unknown - 28 de dezembro de 2018 às 07:19

    Meu ap 1.8 cl ja verifiquei todo que vcs imagina até válvula comprei nova abri o radiador e nada o carro sempre trabalha acima do normal o ponteiro sempre passa to meio alguém pode me ajudar por favor

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    # by . - 13 de janeiro de 2019 às 14:10

    Oque acontece se inverter o P e N no motor da ventuinha .


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    # by Unknown - 24 de março de 2019 às 18:13

    achei muito bom;só que meu carro não tem cebolão,más apreennder nunca é demais parabéns.

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    # by Unknown - 24 de março de 2019 às 18:16

    meu carro não arma ventoinha, e acelerar na alta ele morre.

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    # by O teu - 30 de outubro de 2019 às 18:19

    Tenho um palio 97 Posso roda com a ventoinha ligada todo tempo?

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    # by Erival santos - 6 de novembro de 2019 às 06:18

    Bom dia tenho um palio 96 e esta aquecendo. Ja troquei o reservatório que estava. Furado agora preciso levar ele pro elétrico pra fazer as ligações da ventoinha e cebolao , pois o mecânico ligou ele direto da ventoinha para bateria mas continua aquecendo mesmo assim acho que esta girando ao contrário, pode me ajudar.

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    # by Unknown - 20 de dezembro de 2019 às 14:16

    Isso foi um relatório muito bem feito, parabéns, explicativo, imagens, sucinto, direto ao ponto!

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    # by Unknown - 17 de janeiro de 2020 às 11:47

    Parabéns, pela dica

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    # by Unknown - 7 de abril de 2020 às 20:16

    Acabei de passar por isso! Fui a uma diatancia de 6 KM. A ida foi de boa, só que na volta, comecei a ver uma fumaça branca cobrindo o para brisa... então parei o carro e fui abrir o capô para ver... a tapa do reservatório porbulhando...
    Esperei um pouco, até acalmar as coisas, fui abrindo a tampa devagar...
    Depois completei a água, liguei a ventoinha direto, e vim pra casa... agora estou aqui, pra levar meu filhinho para a oficina amanhã.

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    # by Unknown - 18 de junho de 2020 às 16:27

    muito obrigado pelas orie


    ntaçoes valeu muito

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    # by Unknown - 31 de julho de 2020 às 06:30

    A melhor explicação que já vi.

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    # by Unknown - 18 de janeiro de 2021 às 18:22

    Para qual lado deve girar a ventoinha ao ligar direto?

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    # by Robson - 12 de abril de 2021 às 05:22

    Bom dia. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um Ford Ka 99. A ventoinha parou, e me falaram que o kit verão resolvia. Isso é verdade? Estou usando um improviso direto da ventoinha para a bateria. Só ligar o carro aciono e quando estaciono desligo.