PORTA DE FERRO, FAÇA VOCÊ MESMO!!!

7Dias atrás precisei comprar uma porta de ferro, e fiquei chocado com oque ví, a qualidade das portas diminuiu drasticamente e o preço  elevou de forma exorbitante.Diante deste quadro, resolvi fazer um orçamento de quanto ficaria ,se eu mesmo fizesse minha porta, resultado:é muito mais vantagem fazer a  porta do que comprar uma pronta, mas é claro se vc tiver as ferramentas certas pra isso, máquina de solda, rebitadeira, furadeira e serra mármore e as ferramentas básicas, arco de serra,esquadro, trena etc.Se você é uma pessoa que gosta de mexer com essas coisas, vá comprando aos poucos,mais adiante pode lhe ser muuito útil e quem sabe você poderá dar uma melhorada no orçamento de sua casa fazendo esses seviços na horas vagas.



MATERIAIS USADOS PRA FAZER A NOSSA PORTA

01-CHAPA BAGUETE DE 2X1 mts (chapa 20) foi o mpdelo que eu achei mais propicio para fazer uma porta.

01-BARRA DE METALON 3X3 cm (chapa 18)

02-PORTAIS DE 15cm (chapa 18)

01-DOBRADIÇA NOS SEGUINTES MODELOS:



RECORTANDO A CHAPA

Nesta postagem estarei mostrando como fazer a porta e o portal, mas se você quer apenas substituir a sua porta e aproveitar o seu portal ja chumbado ,veja qual a medida do portal e faça o recorte da chapa de acordo com a medida do portal só que com 1cm a menos, no meu caso, estarei cortando a chapa com 84 cm. a ferramenta que estarei usando será uma esmerilhadeira com disco próprio pra corte de ferro, você pode também usar uma serra mármore ou makita . e até mesmo pontear a chapa com prego e martele e depois dobrar a chapa até ser removida, acompanhe imagens e videos abaixo:

coloque a chapa nesta posição semi vertical
meça de acordo com a sua necessidade


no meu caso 84 cm

usei essa para cortar-esmerilhadeira
assista video abaixo como fazer o recorte

video 


 não esqueça de lixar as rebarbas, elas são extremamente cortantes veja video abaixo:

video


MEDINDO E RECORTANDO OS METALON PRA FAZER A NOSSA MOLDURA

Moldura é o retangulo em que a chapa cortada anteriormente vai ser encaixada.Como havia dito, a medida de nosso metalon é de 3x3 cm e o seu comprimento é de 6mts, como a porta mede 2mt de altura, significa que apenas um metalon é suficiente,meça ele com 2,06cm ,esses 6 cm é a diferença dos metalon que serão cortados na largura, acompanhe fotos e video abaixo:


use um esquadro para um corte mais preciso

corte com o seu arco de serra


video


SOLDANDO A MOLDURA

Cortado os metalon agora iremos soldar a nossa moldura, sugiro que se ponteie levemente a peças lateriais e superior do metalon, e a parte de baixo depois que a chapa ja estiver encaixada, isto seria para corrigir algum erro na hora da medição,(clic aqui e veja postagem sobre como soldar passo a passo) acompanhe fotos e vídeo abaixo:

metalon ja cortados 

use esquadro ou a propria chapa para fazer um angulo reto.
alinhada as moldura ponteie levemente
não solde a parte de dentro onde a chapa vai ser fixada, para que ela possa ser encaixada perfeirtamente, amplie a imagem se preciso.

assista video:

video
moldura soldada video:

moldura soldada, evite soldar a parte debaixo solde quando a chapa estiver encaixada na moldura:

video



Antes de soldar a chapa na moldura, é importante fazer o rasgo no metalon onde irá ficar a fechadura,mais adiante irei mostrar como fixar ela na porta, veja imagens:




Moldura soldada e buraco da fechadura pronta, o proximo passo será encaixar e fixar a nossa chapa  na moldura, veja fotos e video :


video



Com a nossa porta ja encaixada na moldura, iremos agora encaixar e fixar a fechadura,para isso, iremos usar , furadeira com broca para ferro, arrebites e ribitadeira, acompnhe imagens e videos abaixo:
veja video:

video

para colocar a maçaneta e o tambor da chave faça os devidos buracos usando um a furadeira ou outra ferramenta mais eficaz,veja imagens:







SOLDANDO AS DOBRADIÇAS 

Finalizando a nossa primeira parte , iremos agora soldar as dobradiças, como havia descrito acima, existem dois modelos, o que se vê nas portas em geral e as que se coloca em portões , eu recomendo o uso da dobradiça comum de portas, mas como eu ja havia comprada a outra, vou mostrar como fixa-las, acompanhe:
acompanhe vídeo:

video





 SOLDANDO O PORTAL

O procedimento para fazer o portal é o mesmo que o da moldura de metalon, a unica diferença é que vc deve deixar um espaço de 1cm a mais  que a porta, se a sua porta for de 90cm, o portal tem que ser de 1mt,e assim por diante, muito cuidado na hora de soldar para não deixar que crie caroços de solda na cava do portal onde a porta tem que fechar, a parte de cima da porta deve vedar bem e a parte debaixo deve ter um espaço que será a parte do portal que ficará chumbado no piso.veja imgens e video abaixo:

parte de dentro do portal o acabamento tem que ser assim.
 o espaço onde a porta fecha deve estar livre,não solde ali.
parte de cima do portal
faça essa cava na parte de cima e debaixo do portal

Depois de soldada a porta no portal, solde na parte debaixo, uma pena cantoneira, para evitar que sua porta saia do esquadro na hora de instalar na parede veja imagem e video:

veja video mais detalhado

video





SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE VIDEOS POSTADOS NO YOUTUBE SOBRE ESTA POSTAGEM NA INTEGRA: 

















  1. gravatar

    # by alberto lopes - 30 de agosto de 2012 16:36

    É COM ESTE TIPO DE GENEROSIDADE QUE O MUNDO UM DIA SERÁ DIFERENTE,OBRIGADO.

  2. gravatar

    # by ed. . - 31 de agosto de 2012 15:13

    valeu alberto..estamos juntos nas lutas meu irmão...abraço

  3. gravatar

    # by marcos churrasquinhos - 26 de dezembro de 2012 16:04

    obrigado meu brother por compartinha seus conhecimemtos

  4. gravatar

    # by marcos churrasquinhos - 26 de dezembro de 2012 16:05

    obrigado meu brother por compartinha seus conhecimemtos

  5. gravatar

    # by ed. . - 28 de dezembro de 2012 14:12

    e ai marcos blz?..obrigado meu irmão..sempre as ordens ai no que eu puder ajudar..fica com Deus tenha um feliz ano novo a vc e toda familia

  6. gravatar

    # by luiz cláudio Messias - 5 de janeiro de 2013 10:30

    Ótima apresentação,seu conhecimento está sendo útil para muita gente. Continue compartilhando seu conhecimento irmão, assim poderemos elevar nossa sociedade.

  7. gravatar

    # by ed. . - 5 de janeiro de 2013 13:22

    obrigado luiz não sou profissional em nada que faço,,,mas ja é um começo pra muita gente,,fico feliz de poder contribuir pra o crescimento do outro de alguma forma,,,e nisso Deus tem me abençoado mais do que mereço...muito obrigado pelo apoio vcs nem imaginam o quanto uma palavra de incentivo foi,é e será sempre muuito importante pra mim...fica com Deus meu irmão tudo de bom a vc e sua familia,,Deus os abençoe

  8. gravatar

    # by rique - 12 de fevereiro de 2013 13:02

    Se todos fossem assim, concerteza o mundo seria melhor. parabéns Ed seus ensinamentos tem muito útil.

  9. gravatar

    # by ed. . - 14 de fevereiro de 2013 15:50

    obrigado rique,,sempre as ordens irmão,,estamos ai pra somar,,fica com Deus,,cuide se

  10. gravatar

    # by icaro_franco22 - 16 de fevereiro de 2013 10:26

    se todos compartilhassem dessa forma teria muitos conhecimento para ambos e muitas possibilidades de negocio proprio,vcs viram as ferramentas q ele usou a maioria temos em casa exceto a maquina de solda,mas compre um usada,imagina um portão no esuqdro certino e pintadinho quanto nun vale?!

  11. gravatar

    # by ed. . - 21 de fevereiro de 2013 15:55

    é verdade icaro..são ferramentas simples e baratas..nesse caso a ferramenta mais valioso é o ser humano e seu conhecimento..somos capazes de aprender tudo e quanto mais conhecimento um leque de opções aparecem..portas de emprego se abrem e como vc mesmo disse até um proprio negócio..vc estã certíssimo irmão,,,abração fica com Deus ,,valeu a força ai irmão

  12. gravatar

    # by marcelo henrique - 27 de abril de 2013 09:04

    amigo quais materias preciso pra fazer uma desta? eu to fazendo uma mas é de metalom 20 x 40 . acho que é isso mesmo nao lembor agora mas seu blog é muito bom cara . tenho todas ferramentas mas to começando agora. tenho maquina , esmeril , e outras poderia me da uma dica com terminar minha porta. ela tem portal de cantoneira e é feita de metalom. mas nao tenho ideio doque por nela pra poder tambar o espaço que fica . pensei em por um pedaço de acrilico nela deixando ela toda com acrilico. sera que ficara bom assim ? poxa se puder me dar uma ajuda fico agradecio abraços !

  13. gravatar

    # by ed. . - 29 de abril de 2013 09:32

    oi Marcelo,,,tudo na paz mano,,me desculpa a demora em responder ....tava meio que corrido esses dias,,mas olha ,,,se puder me manda uma foto da situação que vc quer fazer ai,,eu analiso e a gente troca umas ideias,,se eu não souber pergunto pra uns colegas qui..,,,abração Deus abençoe a todos ai ótima semana..fico no aguardo

  14. gravatar

    # by wanderson@cdz - 12 de maio de 2013 17:38

    Nossa seu blog é muito legal, eu tenho 20 anos e sempre navegava na internet mais nunca tinha me interessado por um blog até ver o seu, achei interesante e aprendi um pouco de cada coisa, acho que um homen deve ser como você saber um pouco de cada coisa pra sempre melhora a sua casinha sem castar o pouco dinheiro que ganhamos nesse país. Valeu meu irmão.

  15. gravatar

    # by ed. . - 12 de maio de 2013 18:22

    oi wanderson tudo na paz?fico feliz de sua visita e comentário ai no blog..o que eu apresento no blog é um pouco de experiencia que tive em algumas áreas..sabe como é né..tem hora que a gente tem que se virar como pode kkk as vezes a grana ta pouca e a gente tem que apertar o sinto como pode..mas dou graças a Deus porque esses momentos de sufoco que passei foram necessários pra o meu crescimento,,e hoje eu tenho prazer enorme em poder compartilhar essas coisas com pessoas que tem interesse em buscar aprender algo mais,,,eu sei que não é muito o que apresento,,mas acredito que pode ser o pontapé incial pra muita gente buscar novos horizontes profissionais e o melhor aumentar a auto estima e encarar os desafios do dia a dia,,wanderson vc ta em uma idade muuito boa,,não perca oporunidades meu irmão,,o que vc puder aprender vá em frente e não olhe pras dificuldades,,,abração Deus abençoe vc e toda a sua familia,,,ótima semana todos ai

  16. gravatar

    # by Valmir gog - 25 de maio de 2013 15:18

    Ed, cara seus vídeos são muito bons que Deus te abençoe sempre com muita saúde,vida e ideias pra nós...valeu.

  17. gravatar

    # by ed. . - 25 de maio de 2013 15:37

    obrigado valmir..to com umas ideias ai,,esse semana eu coloco em pratica com fé em Deus,,,tudo de bom pra vc e toda familia ..abração

  18. gravatar

    # by @7174virtuose - 28 de maio de 2013 08:31

    oi Valmir! como eu não gosto de trabalhar empregado e nem ser mandado por ninguém, trabalhar com a fabricação de portões sería uma boa saída.
    atenciosamente;flávio

  19. gravatar

    # by Eugenio Vieira Valenca - 22 de julho de 2013 08:13

    Excelente matéria. Também sou adepto do faça você mesmo, ainda mais nos dias de hoje que a mão de obra está escassa e cara. A única RESSALVA é para que você sempre vejam em algum forum os procedimentos de segurança. uso de epi e procedimentos para operação de máquinas elétricas, pois como são muito podentes, um erro pode causar grandes prejuizos. Por exemplo: A esmerilhadeira usada não tem o protetor, para evitar acidentes. Vide matéria: http://www.georgeseguranca.com.br/blog/?p=258
    Nesta materia, um trabalhador morreu por usar indevidamente a esmerilhadeira.

  20. gravatar

    # by ed. . - 23 de julho de 2013 02:34

    oi Eugenio,bem vindo ao clube meu irmão rsrs é muito prazeroso mesmo quando a gente se anima a fazer as nossas proprias coisas, colocar projetos em pratica e quando dá certo a gente fica super feliz,mas o que vc falou tem tudo a ver mesmo..essa esmerilhadeira eu comprei de segunda mão e veio sem a proteção do disco,,ja procurei pra comprar e nada de achar,,mas no geral eu preciso melhorar no quisito segurança..o pessoal tem me aconselhado muito,,mas eu prometo que vou rever esses meus conceitos sim eugenio,,obrigado ai meu irmão pela visita ao blog, pelo comentário e alerta tbm..Deus abençoe vc e toda familia,,ótima terça

  21. gravatar

    # by Adolfo A. N. Pinto - 30 de julho de 2013 08:01

    Legal seus posts, parabéns. Tenho um problema aqui em casa e gostaria eu mesmo de resolver, será q pode me ajudar?
    Adquiri um portão de garagem à pouco temo e o mesmo veio mal calafetado, será q vc tem algum video ou tutorial q ensina o melhor modo fazer? Ou conhece algum? O brigado e, mais uma vez, parabéns pelo blog!

  22. gravatar

    # by ed. . - 30 de julho de 2013 13:10

    oi adolfo tudo na paz?vou ficar te devendo essa informação meu irmão,,,mas vou pesquisar por aqui,,se achar algum video eu mando o link para vc,,Deus abençoe a todos,muito obrigado pela visita e comentário.abraço

  23. gravatar

    # by omar ennes - 22 de abril de 2014 08:55

    Ola Ed, como vai? Acho super interessante seu Site... Parabéns!!... veja bem, estou querendo comprar uma máquina de solda para pequenos serviços, assim como este, o que acha desta >>
    https://www.dutramaquinas.com.br/produtos/transformador-de-solda-150-amperes-monofasico-bx-160t-bx-160t

  24. gravatar

    # by Fernando Bastos - 13 de maio de 2014 15:29

    Ed muito bom seu blog e seus videos, mas fiquei com uma dúvida como vc fez para esconder a fechadura do lado de fora? soldou alguma chapa? E estive pensando em vez de soldar um metalon como o seu de 30mm será que um pedaço de um metalon maior não esconderia a fechadura?

  25. gravatar

    # by ed. . - 13 de maio de 2014 17:15

    oi fernando tudo bem com vc meu irmão?rapaz eu nem me lembro como foi que eu fiz,se não me engano, fiz com o metalon um quadrado em volta da fechadura que ficou exposta e depois soldei um pedaço de chapa.com os furos da tranca e da fechadura,,vc acredita que eu fiz ela pra colocar em uma casa lá no GO,e ela ainda tá la em um quarto de deposito,,se eu for la esses dias eu dou um jeito de tirar uma foto pra mostar como eu fiz,,fernando,,abração irmão fiquem com Deus todos ai

  26. gravatar

    # by KoCuRa® - 8 de outubro de 2014 13:49

    Ed, muito boa sua iniciativa, estou aprendendo bastante. Mas, estou com um problema que estou querendo resolver eu mesmo. Tenho uma garagem com telha canaleta grande e madeira, mas teve infiltração e algumas madeiras apodreceram. Estou querendo fazer uma com outro material. Pensei em usar metalon e telha galvanizada. Será que terei sucesso? Tem alguma idéia prática ou exemplo de alguém que tenha feito? Abraços.