LUZ DE FREIO,LUZ DE RÉ LANTERNA TRASEIRA CONSERTO PASSO A PASSO

O sistema de iluminação de um carro, como qualquer outro sistema , deve estar em perfeito funcionamento, principalmente o sistema de sinalização,pois é ele o responsável por indicar previamente, a intenção do motorista quanto a sua rota, evitando assim multas desnecessárias e o pior; acidentes com danos irreparáveis.
Nesta postagem estarei abordando um problema comum nos veículos que seria: "falhas no sistema de sinalização", e como exemplo irei simular um possível problema na luz de freio., onde o método de identificação da falha e a possível solução seria praticamente o mesmo para luz de ré e lanternas acompanhe.


01 TESTE DO INTERRUPTOR DE FREIO.


A localização do interruptor de freio fica,diretamente ligado ao pedal de freio, para testa-lo iremos fazer o seguinte: vamos desconectar os dois fios que alimentam esse interruptor e fazer nesses dois terminais uma ligação direta, veja imagens e videos abaixo:


01
02 remova as duas conexões

video03

04 com um pedaço de fio faça uma ligação direta

Ao fazer esta ligação direta haverá duas possibilidades, se as luzes dos freios acenderem o problema está no interruptor, e se não acenderem o problema pode ser fusível queimados ou pode  não está passando corrente pelos fios. Para trocar o interruptor de freio basta girá-lo como um parafuso comum , veja vídeo:

video05





02-TESTE DOS FIOS DE ALIMENTAÇÃO,LÂMPADA E SOQUETE

Outro problema comum ocorre quando algumas lâmpadas acendem e outras não , neste caso, a primeira coisa a se fazer é saber se a lâmpadas não está queimada, caso ela não esteja , iremos averiguar se está chegando corrente a esta lâmpada , veja imagens e videos abaixo:

06 lâmpada queimada?substitua.

Para saber se a corrente elétrica está chegando a lâmpadas, iremos abrir nosso porta malas e remove-la da lente veja :
07 lâmpada não acende
08 abra o porta malas e remova


09 com cuidado pra não romper os fios

video10 

11 Para testar se está ou não passando corrente,iremos usar essa especie de chave de testes , que você mesmo pode fazer usando uma seta de moto e fios com extensão a seu critério, veja vídeo:

video12



13 Iremos então colocar uma das pontas de nossa chave de testes em um dos fios vermelhos que alimenta a nossa lâmpadas, e a outra ponta da chave iremos colocar em qualquer parte na lata do carro, se a lâmpadas de nossa chave  acender, a corrente está chegando normal , faça este teste nos dois fios vermelhos.Se não acender o problema está em um mal contato dos fios.veja video :

video14


Para se fazer o teste no fio preto que vai pra o soquete da lâmpadas, você terá que usar um dos fios vermelhos..caso esteja passando corrente é claro e com a nossa chave de teste uma ponta fica no fio vermelho e o outro ao ser encostado no fio preto que é o neutro ou massa , a lâmpadas terá que acender, caso não acenda o problema está em um mal contato no fio neutro, para isso você pode usar qualquer outro fio neutro que esteja por perto e fazer uma ligação a esse fio.

video15


03-TESTE DO SOQUETE DA LÂMPADA

Caso a corrente esteja chegando normalmente o problema pode estar no soquete ou bocal que comporta a lâmpadas,para resolver esse problema você pode simplesmente dar uma lixada nos terminais metálicos do soquete e da lâmpadas caso você perceba que estão muito enferrujados, pois a ferrugem impede a passagem de corrente, ou você pode simplesmente substituir o soquete por outro, veja;

16 soquete enferrujado, dê uma lixada que o problema pode ser solucionado, ferrugem impede passagem de corrente.
17 lixe também os terminais de nossa lâmpadas de freio.
18 ou substitua o soquete.
 


AO AMIGO LEO MIX

Léo como eu não tenho noção de como esteja a sua fiação eu postei esse vídeo veja se pode ajudar..abraço e boa sorte.


video

SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE VÍDEO POSTADO NO YOUTUBE NA INTEGRA ESSES DOIS VIDEOS O PRIMEIRO SE REFERE A LUZ DE FREIO E LOGO ABAIXO ,UM VÍDEO REFERENTE A LUZ DE RÉ:



LUZ DE RÉ VÍDEO:







  1. gravatar

    # by Anônimo - 29 de agosto de 2011 21:51

    valeu mano que Deus ti abençoe valeuuuuuuuu Denoni lopes

  2. gravatar

    # by ed. . - 30 de agosto de 2011 10:27

    a todos nós irmão, e ai resolveu o problema do marcador de combustível?la no videeo do youtube tem um cara que deu uma dica legal..depois vc entra lá e vê a dica..forte abraço irmão..valeu pela força

  3. gravatar

    # by Anônimo - 22 de outubro de 2011 06:42

    Fui trocar uma lâmpada de freio na Gerardo Basto /ce, e me cobraram 200% pela troca, isso não é um absurdo?

  4. gravatar

    # by ed. . - 22 de outubro de 2011 11:36

    é verdade é um assalto é por isso que quando eu coloco videos no youtube e postagens aqui no blog explicando pro pessoal de como fazer esses consertos tem muitos mecânicos e eletricistas que me esculhambam..e sabe porque?? é porque quando uma pessoa vê os videos e aprende a fazer vai ser uma vitima a menos na mão deles..pelo menos vai ser a ultima vez que vc vai nessa elétrica..kkkk..forte abraço fica com DEUS e obrigado por comentar no blog

  5. gravatar

    # by LÉO NIX - 16 de fevereiro de 2012 01:24

    BOM DIA AMIGO A FIAÇÃO DO MEU GOL 89 NA PARTE DE FREIO E RÉ ESTÃO CORTADAS COMO FAÇO PARA RELIGAR POIS JÁ COMPREI AS LAMPADAS E ACESSORIOS. DESDE JA GRADEÇ

  6. gravatar

    # by ed. . - 16 de fevereiro de 2012 07:23

    E ai léo blz?seguinte irmão eu a acabei de colocar um video no blog sobre a luz de ré, entra lá e dá uma olhada no final da postagem..a mesma que vc deixou a sua mensagem...eu não sei ao certo a situação do seu carango ,,mas pode ser que o video te dê uma ideia da coisa..abraço irmão boa sorte.

  7. gravatar

    # by MU-Eros - 26 de março de 2012 07:34

    cara meu palio 97... So acende a luz das setas quando meu farol ta desligados.. E agora meu farois traseiros nao estao acendendo e as vezes a sete funciona so na frente e so pisca a seta traseira da direita independente de qual q eu lige. Serà q esse problemas e algum fusivel queimado ou algum curto nos farois traseiros ou a chave de seta com defeito???

  8. gravatar

    # by ed. . - 26 de março de 2012 10:18

    Cara eu sugiro que vc dê uma olhada nos soquetes(aqueles bocais que encaixa as lampadas}..no geral esse problema ocorre pela ferrugem nesses terminais que impede a passagem de corrente,procura ver se tá chegando corrente nos terminais, com isso vc ja teria uma noção melhor do que pode estar ocorrendo..vc pode confeccionar um tipo de chave de teste, a mesma que os eletricistas usam pra diagnosticar o problema,se a corrente não tiver chegando ,da uma olhada na sua caixa de fusível,e por fim pode ser a chave com defeito,vai em um eletricista e vê se ele descobre o problema sem compromisso ...se ele te falar onde ta o defeito ,dependendo vc mesmo pode resolver..desculpa não poder ser mais especifico amigo..boa sorte pra vc e me avisa se deu certo.

  9. gravatar

    # by joel - 10 de maio de 2012 11:47

    CARO amigo, minha luz de freio de meu pegeout 206 nao estavam acendendo,olhei o fusível estava ok ,lampadas ok ai fui no interruptor de pedal de freio e no teste nao acionava comprei um novo na concessionaria so que o mesmo funcionava ao contrario como se vc fechasse a geladeira a luz acendia e se vc abrisse a geladeira a mesma apagasse, fui na concessionaria e troquei só que ele apresentou o mesmo problema o que pode estar acontecendo.
    joel
    j.ananias@uol.com.br

  10. gravatar

    # by ed. . - 10 de maio de 2012 17:01

    E ai jeol blz..rapaz é o seguinte, o pino que aciona o interruptor tem que estar afundado na peça pela pressão do pedal, e quando vc aciona o pedal o pino tem que sair de dentro da peça pra ser acionado, então, existe uma base, que o interruptor de freio tem que estar enroscado, pois se ele estiver folgado, é como se vc estivesse com o pé no freio direto, por isso que ta dando esse efeito inverso,procura averiguar se ele quando vc enroscou o interruptor o pino não ficou muito fora da peça...se vc não conseguir me avisa que eu vou dar um jeito de gravar um video amanha e te mando..abraço ..boa sorte

  11. gravatar

    # by joel - 11 de maio de 2012 04:13

    Caro amigo obrigado pela atenção vou verificar o que vc falou qualquer coisa volta a falar com vc.

    abraco . Joel

  12. gravatar

    # by torres - 19 de maio de 2012 18:04

    OLA parabéns teu blog é muito legal, já aprendi varias coisas, é o seguinte eu tenho um gol 94 e quando eu ligo a chave a luz de temperatura acende e depois apaga normal só que a alguns dias numa viajem o cebolão queimou o motor aqueceu e ela não acendeu por sorte e graças a DEUS o motor não bateu, eu queria que você me desse uma dica +ou- onde possa estar o problema por ela não ter acendido, blz.

  13. gravatar

    # by ed. . - 22 de maio de 2012 06:27

    Torres tudo blz irmão?rapaz eu a dias queria te responder mas tava vendo umas coisas no carro sobre esse negócio de temperatura e fiquei preocupado com o meu tbm..pois isso poderia acontecer com o meu,,,mas me diga uma coisa no seu painel tem aquele marcador de temperatura de ponteiro? se tem ele tava funcionando?porque se não tiver funcionando eu sugiro que vc dê uma olhada em um fio que fica em uma peça chamada sensor de temperatura,ele fica próximo ao motor...o modelo do meu gol é um CL ano 93..aqui em casa eu fiz um teste,dei uma volta no carro e desconectei esse fio e o marcador de ponteiro parou de funcionar..então o que pode ta acontecendo é o sensor ta com problema ou o fio desconectado ou sem ta passando corrente..qualquer coisa vc me avisa que eu mando fotos ou video pra vc ver onde fica ele....eu estou querendo fazer o mês de julho um curso de elétrica ...com certeza essas coisinhas eu vou ta passando pro pessoal...se vc conseguiu ja resolver o seu problema me avisa..Torres amigão me desculpa a demora em responder..abração irmão

  14. gravatar

    # by Willians Pereira - 28 de maio de 2012 17:36

    Parabéns cara! EXCELENTE BLOG.
    Eu consegui trocar as lâmpadas traseira das setas, luz de placa, luz de ré e até os faróis. Muito obrigado.
    Eu tenho um palio 1.0 ano 2000, e a luz de temperatura fica acessa assim que eu ligo o carro. O mecânico trocou o sensor e disse que o problema é no painel ou no fio que liga o sensor ao painel. Como eu faço para consertar este painel. As demais luzes do painel estão funcionando em perfeito estado.
    SUPER ABRAÇO!!!.

    will.i.am

  15. gravatar

    # by ed. . - 29 de maio de 2012 11:37

    ea ai willian blz..rapaz eu tbm procuro sempre tentar resolver esses problimas em casa tbm...não se é o seu caso..mas eu gosto de mexer com essa parte eletrica de carro..inda mais quando a gente consegue resolver kkk e se não der a gente vai na eletrica e fica de olho e aprende;;pelo menos a gente so paga uma vez não é verdade kkkk
    wilian..rapaz o que eu posso sugerir pra vc seria o seguinte..procurar acompanhar o fio que vai do sensor até o chicote do painel de comandos..eu concordo com o mecanico pode sr esse fio ou um problema na malha eletrica...aqui em casa vou ver pelo meu se eu consigo identificar esse fio..se eu consguir eu te mando um email..
    wilian...abração cara

  16. gravatar

    # by torres - 9 de junho de 2012 21:02

    Então ED eu demorei a ver tua resposta porque tava sem tempo de vir na net, meu gol é ano 94 modelo 95 1000 cht, ele não tem o marcador, só a luzinha vermelha, eu não resolvi ainda, mas também ele ta normal coloquei um cebolão novo e até agora tá de boa, mas se ele tiver um principio de aquecimento só vai dar pra ver quando houver um dano, é por isso que eu queria ter uma ideia +ou- da onde possa estar o problema, eu tenho ele a pouco tempo fico meio receoso de levar em mecânico sem saber direito o problema e o cara acha serviço aonde não tem.

  17. gravatar

    # by denoni - 10 de outubro de 2012 16:59

    show de bola irmao Que Deus te abençoe vc e sua familia assim fica facil dar manutenção no carro

  18. gravatar

    # by denoni - 10 de outubro de 2012 17:02

    o fusível deste freio é em qual lugar mano ????

  19. gravatar

    # by ed. . - 10 de outubro de 2012 17:11

    o fusível do freio é o de numero 3 e o da ré é o 12...clic aqui que tem a sequencia completa dos fusiveis , se puder é bom até imprimir e guardar no porta luvas..vai que uma hora precisa..o link é esse:http://ed-mattar.blogspot.com.br/search?q=manual até mais velho..abraço

  20. gravatar

    # by Pedro Cabeceira - 28 de novembro de 2012 10:55

    Caro amigo, tenho um gol G4 1.6 pawer 8v e quando ligo a seta para o lado direito com os faróis ligado, ao acionar o freio ela simplesmente desliga e ao tirar o pé do freio ela funciona normalmente. Gostaria de saber, se de alguma forma vc poderia me informar alguma solução, pois, já conferi todos os fusíveis e não encontrei nenhum queimado. Desde já, ficarei grato pela atenção e pela possível ajuda. Abraços.
    Cacique

  21. gravatar

    # by Pedro Cabeceira - 28 de novembro de 2012 11:06

    Este comentário foi removido pelo autor.
  22. gravatar

    # by ed. . - 28 de novembro de 2012 12:41

    oi pedro blz irmão?rapaz é o seguinte eu sinceramente não tenho ideia do que poderia estar acontecendo..ao que parece esse fio do freio está de alguma forma ligado ao dos farois..vc não disse se o seu carro tem alarme..de repente pode ser uma falha no sistema de alarme que pode tá causando isso..vc instalou alguma coisa no seu carro nos ultimos dias?..vou ficar te devendo essa informação..espero que vc consiga resolver esse problema..boa sorte fica com Deus

  23. gravatar

    # by Pedro Cabeceira - 29 de novembro de 2012 10:19

    Boa tarde, não tem alarme, mas, mandei instalar um anti furto (corta corrente). Será que pode ser isso que está dando interferência? Desde já, fico grato pela atenção, por se prontificar a me ajudar. Abraços.

  24. gravatar

    # by ed. . - 29 de novembro de 2012 13:35

    oi pedro é possivel que seja..pede pro cara que instalou pra vc dar uma olhada..deva ser um problema fácil de resolver pra quem sabe bem dessa área..eu to querendo fazer um curso de eletrica mas na escola que eu ví só vai funcionar ano que vem..abração irmão..boa sorte pra vc fica com Deus

  25. gravatar

    # by sek refeicoes - 18 de dezembro de 2012 10:19

    Oi sempre e bom ter gente que pensa nos problemas de outros, parabens. queria sugerir uma coisa, muita gente tem o velho e bom, fiat uno ano 90 ate 96 ja que foi um carro mais vendido nos anos 90. pois bem como sao carros velhos geralmento ta muito problemas na parte eletrica,painel luzes re farol piscal interna etc,voçepoderai postar viseos ou ate memsmo um tutorial de como resolver esses pequenos problemas iria ajudar muita gente,eu principalmente rrsrsrsr.

  26. gravatar

    # by ed. . - 22 de dezembro de 2012 15:54

    E AI meu irmãozinho tudo na paz?é verdade pelo menos aqui no df tem muuitos circulando...eu posso te prometer o seguinte meu irmão..caso apareca algum colega aqui com um fiat com problema e eu souber consertar eu posto video sim...abração meu irmão fica com Deus..

  27. gravatar

    # by edevaldo edy - 31 de dezembro de 2012 10:38

    ed eu tenho um gol 94 ele dar pisca alerta mas nao dar a ceta que eu tenho que fazer para saber que esta acontecendo aguardo resposta sua

  28. gravatar

    # by edevaldo edy - 31 de dezembro de 2012 10:49

    boa tarde bom o ventilador do meu carro estava pegando parou que pode ser sera que um fuzivel que queimou !que posso fazer outrao meu carro e um gol 94 ele nao dar lus alta dever ser oque no painel mostra a que ja esta a lus alta ! outra quando vc liga a meia chave deveria acender a lus do painel ! sim so acender ser eu colocar a meia lus ai aparece as lus tipo a lus da bateria do freio de mao do oleo isto deveria apareçer quando vc dar a meia chave! que dever ser que posso fazer para consertar !aguado sua resposta

  29. gravatar

    # by gilmar santos dias - 31 de dezembro de 2012 15:56

    Boa noite! Tenho um kadett 98, a fiação da luz de ré esta esquentado.o que devo fazer? Trocar a fiação ou não.

  30. gravatar

    # by gilmar santos dias - 31 de dezembro de 2012 15:57

    Boa noite! Tenho um kadett 98, a fiação da luz de ré esta esquentado.o que devo fazer? Trocar a fiação ou não.

  31. gravatar

    # by Marcos Vinícius - 26 de janeiro de 2013 05:45

    Bom dia amigo, tenho um fiat Siena ELX 2005/2006, e no painel tem uma luz de advertência ligada ( indicadora de lâmpadas queimadas), mas nao possui nenhuma luz queimada. Já levei ao mecânico para passar o aparelho que verifica todo o sistema do painel e nada, o que me orienta a fazer?

  32. gravatar

    # by Marcos Vinícius - 26 de janeiro de 2013 05:45

    Bom dia amigo, tenho um fiat Siena ELX 2005/2006, e no painel tem uma luz de advertência ligada ( indicadora de lâmpadas queimadas), mas nao possui nenhuma luz queimada. Já levei ao mecânico para passar o aparelho que verifica todo o sistema do painel e nada, o que me orienta a fazer?

  33. gravatar

    # by ed. . - 26 de janeiro de 2013 11:33

    oi marcos tudo blz mano?olha meu conhecimento de elétrica ..essa eu vou ficar te devendo..espero que vc consiga resolver seu problema...abração fica com Deus

  34. gravatar

    # by mium - 7 de março de 2013 06:42

    Oi eu esto como um problema com meu fitin 147 ano 87.ele não está pegando os farol de traís quando ligo o caro.mais quando eu piso no freio pega normal.o que faço? E tem outro problema as minha seta pararam de liga..o que eu faço já lixei e nada.mim ajudem por favo..

  35. gravatar

    # by mium - 7 de março de 2013 06:42

    Oi eu esto como um problema com meu fitin 147 ano 87.ele não está pegando os farol de traís quando ligo o caro.mais quando eu piso no freio pega normal.o que faço? E tem outro problema as minha seta pararam de liga..o que eu faço já lixei e nada.mim ajudem por favo..

  36. gravatar

    # by ed. . - 9 de março de 2013 17:06

    oi mium,,cara vc chegou a ver os fusiveis se estão bons?faz um teste pra ver se a corrente ta chegando nos fios..me diga ai o que resolveu,,abração

  37. gravatar

    # by Adriano Júnior - 19 de abril de 2013 12:15

    amigo estou com um problemasso com o meu fiat tipo é o seguinte comprei os faroois de neblina do meu carro liguei tudo certinheo coloquei xenon e tudo eu até liguei no carro do meu primo deu certo no carro dele funcionou tudo certo no que no meu fiat tipo nao manda corrente para o interruotor que tem no lado do carona perto do farol pensei que até tinha ligado errado só que peguei uma lampada e testei no fios direto e nao acendeu, pesquisei na internet a uma cara postou la que tinha que colocar uma fio la no plug ca caixa de fusiveis e que tinha tres fios atras da regua que fica no painel procurei pra caramba por esta fio e nao achei nada queria saber como faço para eu achar este fio ou tenho que fazer outra coisa me ajuda por favo

    modelo tipo 1.6 ie

    ano 1994

    me mande email porfavor: adrianoscjunior@hotmail.com

  38. gravatar

    # by Denis Farias - 13 de maio de 2013 06:13

    Bom dia amigo, a luz de ré do meu carro fica acesa mesmo sem acionar a marcha ré, me falaram que pode ser ou a cebolinha ou o relé, poderia me ajudar por favor? meu e-mail denisfaquino@gmail.com

    abraços.

  39. gravatar

    # by Pop Canova - 13 de maio de 2013 06:32

    valeuuu fera ... o meu é um Peugeot 206 e deu pra resolver seguindo suas dicas.. obrigado

  40. gravatar

    # by ed. . - 13 de maio de 2013 09:39

    oi denis tudo na paz?olha tudo indica que seja realmente a cebolinha do freio sim..vou te passar o link de um video que fiz sobre isso que vai poder ajudar vc a resolver o problema,,abração fica com Deus
    http://www.youtube.com/watch?v=mN6-d7BHDgw

  41. gravatar

    # by ed. . - 13 de maio de 2013 17:02

    opa bom saber canova,,o pessoal sempre pergunta se esse procedimento dá certo pra outros carros..ja vou dar a dica pro pessoal que dá certo ,,abração fica com Deus

  42. gravatar

    # by tiagor - 8 de junho de 2013 13:33

    boa noite, eu to com um problema parecido, a diferença é que quando eu conecto o plug que fica na parte da frente, perto do motor, ela so fica acesa direto, no caso quando eu ligo a chave, a luz de re fica acesa, o que seria ? Obrigado.

  43. gravatar

    # by ed. . - 8 de junho de 2013 13:44

    oi tiagor tudo na paz?olha eu não tenho certeza,,mas tudo indica que seja o interruptor que esteja com Defeito..espero que dê certo ai pra vc meu irmão..abração fica com Deus

  44. gravatar

    # by daniel - 13 de junho de 2013 18:06

    DANIEL: VALEU MEU AMIGO DICAS FANTASTICAS A SALVAÇAO PARA O MEU BOLSO.
    UM ABRAÇO E AGRADEÇO BOA SORTE!!!!.

  45. gravatar

    # by ed. . - 13 de junho de 2013 18:19

    sempre as ordens Daniel..estamos juntos nas batalhas meu irmão,,,abração fiquem com Deus todos ai,,ótima sexta

  46. gravatar

    # by tatai anjos - 15 de junho de 2013 13:25

    Boa tarde camarada, tenho um fox 2008 e a luz de ré não acende, ja verifiquei lâmpadas e fusível. E a luz de freio so acende um lado. O que poderia ser?

  47. gravatar

    # by ed. . - 15 de junho de 2013 16:30

    oi tatai,,tudo na paz?olha tudo indica que pode ser o problema na fiação,,vc pode ver se está chegando corrente usando aquela chave de teste,,igual na postagem,,vc pode estar verificando tbm o soquete da lampada,,retire a lampada e veja se não tem ferrugem..impedindo de passar corrente,,ao que parece o problema do seu fox é simples de resolver,,,abração fica com Deus,,qualquer coisa me manda outra mensagem

  48. gravatar

    # by raphaelccb2009 - 28 de junho de 2013 13:12

    Ola rapaz eu estou com um uno 2010 economy mas do quadradinho ainda e comprei 2 led vermelhas para colocar na traseira so que a capa da lanterna eu ñ consigo tirapq so tem lata por dentro e ñ é como o antigo uno q tinha 2 prisilhas entre o parachoque e lanterna como faço para rirar e trocar as lampadas

  49. gravatar

    # by ed. . - 28 de junho de 2013 15:36

    oi raphael..cara eu tava olhando uma imagem no mercado livre dá a impressão de que deva ter um tampão na parte traseira,,eu não tenho ideia de como seja..mas dá uma olhada pra vc ter uma ideia da coisa..espero que vc consiga resolver isso ai irmão,,,abração fiquem com Deus todos ai

  50. gravatar

    # by laisson - 21 de julho de 2013 19:36

    Ola amigo parabéns ,com seus videos consegui arrumar muita coisa no meu gol 93, bom vc poderia fazer um video explicando como instalar ou corrigir sistema elétrico da buzina

  51. gravatar

    # by Ranyere Oliveira - 30 de julho de 2013 18:11

    olá... meu fiat uno ta com a luz do pisca ligada direto de um lado... mesmo estando desligada ... nao sei o que esta acontecendo

  52. gravatar

    # by ed. . - 30 de julho de 2013 18:14

    oi ranyere uma vez o meu estava assim e o prblema era no rele..troquei ele e resolvel..me diga uma coisa quando vc liga a seta vc escuta o barulho do tic tac do relé?se não com certeza é ele que ta dando problema,,,abração fica com Deus

  53. gravatar

    # by Jhunior Pimentel - 1 de agosto de 2013 10:49

    como faço pra consertar a luz de freio da minha moto? Eu fui regular o pedal de freio,e quando eu terminei,estava a luz de freio(traseiro),sempre com a luz alta.Voce sabe detalhar uma soluçao p/ meu problema?
    Grato...

    Junior

  54. gravatar

    # by Jhunior Pimentel - 1 de agosto de 2013 10:51

    como faço pra consertar a luz de freio da minha moto? Eu fui regular o pedal de freio,e quando eu terminei,estava a luz de freio(traseiro),sempre com a luz alta.Voce sabe detalhar uma soluçao p/ meu problema?
    Grato...

    Junior

  55. gravatar

    # by washington - 11 de agosto de 2013 09:23

    Boa tarde!

    Tenho um golf glx 98,o break light está acendendo,porém as duas luzes de freio não,o que pode ser??

    Grato;

  56. gravatar

    # by ed. . - 11 de agosto de 2013 11:00

    oi waschington tudo na paz?vc chegou a realizar os testes que estão na postagem??,realmentne tá esquisito mesmo, a não ser que o break lights esteja ligado a outro circuito que não seja dos freios,dá uma averiguada nas lampadas,fusivel e corrente,e tbm no interruptor de freio..e me diga os resultados,,fico no aguardo,,abração fica com Deus ótima semana a todos ai

  57. gravatar

    # by jean - 20 de agosto de 2013 18:39

    Boa noite amigo ,estou com umproblema , so encontrei o interruptor de freio do tempra sw bipolar ,mas no macchoonde ele vai instalado é o tripolar ,to quebrando a cabeça ,vc tem a solução?
    Forte abraço

  58. gravatar

    # by ed. . - 20 de agosto de 2013 19:05

    oi jean tudo na paz?cara sinceramente eu nem sabia que tinha esse modelo..mas eu sei o seguinte que a corrente tem que entrar em um polo e sair pelo outro quando for acionado, o que poderia sugerir é o seguinte isole um dos fios e veja se funciona ,,porque a unica logica que eu vejo nesse fio extra talves seja que ele tenha a funçao de enviar uma mensagem pra um painel de controle,pode ser que esse fio seja mais fino, na tabela de cores o fio preto é o que passa corrente ..qualquer coisa veja qual as cores dos fios que conectam nos plugs desse interruptor e veja se encontra no google a função dessas cores,,tenho uma postagem que fala sobre isso vou te mandar o link,,,jean,,me desculpa não poder ser especifico na resposta meu irmão,,espero que vc consiga resolver ai,,abração fica com Deis
    http://ed-mattar.blogspot.com.br/search?q=manual

  59. gravatar

    # by Davi Lima - 4 de setembro de 2013 13:40

    boa tarde amigo,queria ver se vc podia me ajudar nesse problema,tenho um fiat palio 97,ele ta com problema na parte eletrica mais nao sei o que e,1 a ventuina nao esta acionando,ja troquei o sebolao e nd,2 quando vou dar seta so funciona a luz de freio,inves da seta traseira piscar o que pisca e luz de freio,e quando aperto o freio a luz de freio ja nao acende,queria algumas dicas sua vlw abraço

  60. gravatar

    # by Rodrigo Trindade - 5 de setembro de 2013 04:52

    Bom Dia tenho um Escort Zetec 97 a lanterna traseira e a luz do freio não funcionam somente a seta esquerda e direita e a luz da ré acredito que pode ser problema na chave de seta haaa não há fusivel queimado será??????????

  61. gravatar

    # by ed. . - 5 de setembro de 2013 16:37

    oi rodrigo.tudo na paz..olha verifique se a corrente ta chegando nesses terminais,,dá uma olhada tbm no contato onde fica as lampadas pode ser que tenha um pouco de ferrugem,,o meu tava com uma lampada dando problema e era só ferrugem, dei uma lixada e ficou tudo certo,,abração meu irmão fiquem com DEus todos ai

  62. gravatar

    # by ed. . - 5 de setembro de 2013 17:12

    oi davi,,boa noite, cara me diga uma coisa,,vc ja pegou o carro assim ou alguém mexeu nele?da a impressão de que fizeram uma instalação emendando os fios do freio na seta..seria bom levar no eletricista pra averiguar..verifique se não tem fusiveis queimados,,pode ser que a ventoinha não esteja funcionando por causa disso,,me avisa ai o que vc resolveu,,abração fica com Deus

  63. gravatar

    # by Rael Castro - 26 de setembro de 2013 12:49

    Olá! Tenho um gol bola 1996. As luzes de freio não estão acendendo, com exceção da que fica grudada no porta-mala.
    Eu retirei a lanterna traseira, que contem três lampadas e todas estão funcionando. Eu não entendo da parte elétrica do carro, de modo que eu não sei como funciona o acionamento da luz de freio. Eu pensava que houvesse uma quarta lamoada que deveria acionar a luz de freio, mas não há. Você pode me ajudar? O que devo fazer?

  64. gravatar

    # by ed. . - 26 de setembro de 2013 15:12

    oi rael tudo na paz?olha a luz de freio vem com dois filamentos dentro dela, é como se fossse duas instalações independentes,,vc chegou a ver a cebolinha ou interruptor do freio,,,pode ser que ele esteja com defeito,,faça como eu fiz na postagem,,remova os fios que ligam no interruptor e faça uma ligação direta neles,,se as lampadas acenderem com certeza o interruptor deve ser trocado...abração fica com Deus rael

  65. gravatar

    # by Tyaguinho Fapos - 23 de janeiro de 2014 13:00

    mto bem, e se o problema for a fiação... q eu acho q é o meu casoo.. a primeira coisa q fiz foi olhar os fusiveis (nornais) depois, claro olhei o interruptor do pedal e fiz a ligação direta nos fios( tbm sem suceço) creio q seja o chicote msm o meu problema... e agora?????

  66. gravatar

    # by ed. . - 23 de janeiro de 2014 14:27

    oi tiaguinho..blz irmão?,me diga uma coisa vc chegou a verm se nos terminais onde ficam as lampadas a energia ta chegando lá..as vezes pode ser mau contato nos polos das lampadas,,faz uma chavinha de teste usando uma lampada e veja se a energia chega..abraço..espero que dê tudo certo ai irmão,,fiquem com Deus

  67. gravatar

    # by Fabiano Queiroz - 27 de janeiro de 2014 12:54

    Amigos no meu caso , tenho um siena 2008 , e quando piso no freio as luzes de freio nao acendem , troquei o fusivel q estava queimado , e o novo tbm queimou ...
    esta queimando o fusivel...
    o q pode ser ?

  68. gravatar

    # by ed. . - 27 de janeiro de 2014 14:12

    oi fabiano blz irmão?vc tentou fazer a ligação direta pelo interruptor do pedal de freio?se acender pode ser que o interruptor de freio seja o problema,,se não for isso pode ser que algum fio esteja tocando na lata e fechando o curto e queimando os fusiveis, os soquetes da luz de freio estão bons?qualquer coisa me avisa ai fabiano,,abraço fiquem com Deus

  69. gravatar

    # by Fabiano Queiroz - 28 de janeiro de 2014 05:06

    Então meu brother , fiz um teste com os conectores das lampadas deligados e queimou , então nao deve ser os soquetes q tbm verifiquei e estao perfeitos ...
    Tbm fiz a ligaçao direta do interruptor q me aconselhou e continuou queimando o fusivel ...
    Acredito q seja fiação , pois ainda nao testei o chicote , ou poderia ser algum outro problema ?...

  70. gravatar

    # by ed. . - 30 de janeiro de 2014 14:04

    oi fabiano,blz irmão?nesse caso vc vai precisar acompanhar essa fiaçaõ do freio ,,pode ser que esses fios descascaram e estejam batendo na lata mesmo,,uma vez eu fazendo uma limpeza em meu carro observei que abaixo do banco do passageiro,,tinham uns fios que estavam prestes a se romper pelo peso dos passageiros..pode ter ocorrido que nessa trepidação da pista isso tenha ocorrido com a fiação do seu,,pelos testes que vc ja fez,,só resta fazer essa procura e se no fim de tudo continuar,,o jeito vai ser trocar a fiação e anular essa que vc tem ai..fabiano espero que vc consiga resolver isso ai irmão,,curto ]circuito é coisa perigosa,,abração fiquem com Deus

  71. gravatar

    # by joao migray - 4 de junho de 2014 06:41

    Olá amigo, vamos ver se você me ajuda, o meu não é um problema, é só pra beleza no carro mesmo kkkk ... então tenho um Gol Bola 1995 1.6 AP e queria saber se você pode ajudar nesse assunto, então quando eu ligo o farol do carro as cetas fica acesa, eu gostaria de desativar elas, só quando eu acionar a cetas que ela fica acesa, entendeu? Eu sei que tem como deixar assim, mais nao sei como kkkk abrss amigo ....

  72. gravatar

    # by joao migray - 4 de junho de 2014 06:44

    Quando eu ligo o farol elas ficam acesas, e quando dou setas elas ficam piscando e acesas, gostaria so de deixar no pisca entendeu ? Nao com acesas ...

  73. gravatar

    # by ed. . - 4 de junho de 2014 18:32

    oi joao tudo bem com vc meu irmão?rapaz eu não sei se é o mesmo caso,,mas eu tive um problema desse..só que no meu caso, era o rele do pisca que tava com problema..troquei e ficou normal,,pode ser que seja o seu problema tbm..me diga..quando vc dá a seta vc escuta aquele famoso tic tac?se isso não tiver acontecendo só pode ser o relê,,mas olha é só um palpite.é que meu conhecimento é muito pouco sobre eletrica..as vezes eu tento resolver aqui em casa,,mas quando a coisa ta muito feia eu vou na oficina rsrs..mas espero que o seu caso seja esse mesmo,,apenas o rele do pisca,,se não me engano custa uns 20 reais,,,e trocar ele é muito fácil..joão,,boa sorte ai irmão,,qualquer coisa me avisa,,fica com Deus vc e familia