SERRA MÁRMORE OU MAKITA COMO USAR PASSO A PASSO



Devido a sua praticidade no corte de cerâmicas , mármores, madeira ,ferro etc,dias atrás adquiri uma serra mármore, alguns chamam de makita, porém makita é uma marca como a bosh, ou vonder,e fiquei surpreso de não encontrar na net nenhum vídeo que me ajudasse no manuseio desta ferramenta,mesmo com o manual em mãos as informações eram insuficientes.hoje com um pouco mais de conhecimento sobre esse equipamento resolvi publicar essa postagem de como utilizar essa ferramenta multiuso.
Aproveitando a oportunidade gostaria que o amigo leitor desse uma olhada no final dessa postagem sobre uma peça que confeccionei usando material super barato e residente, trata se de uma bancada para serra mármore,  uma peça que vai dar uma maior segurança para quem manuseia proporcionando um corte mais preciso.



Antes de começar sugiro que você leia atentamente todas as informações referente a segurança no manuseio de sua serra mármore, feito isso, iremos agora conhecer um pouco sobre a forma como se trabalha com essa ferramenta.

AJUSTES DE CORTE

Sua serra mármore possui dois tipos de ajuste , um é referente ao ângulo e o outro referente a profundidade do corte, quanto ao ângulo o corte parte de 90 graus abaixo,  e a profundidade  pode se chegar a 3,5.cm.

AJUSTE NO ÂNGULO 

Como foi dito anteriormente o ajuste do angulo parte de 90 graus abaixo, sua regulagem é tão simples quanto a regulagem de profundidade basta apenas desapertar o parafuso de ajuste e apertar novamente,esse parafuso se encontra na parte da frente da ferramenta . veja fotos e vídeo abaixo:


ajuste do ângulo do corte é feito com esse parafuso
imagem mais nítida

video


AJUSTE DE PROFUNDIDADE

Aqui, o ajuste é o mesmo do que foi visto anteriormente, lembre-se sempre que; após o ajuste certifique-se de que o parafuso esteja bem apertado, para que se evite acidentes.a localização deste parafuso é do lado da alça de apoios para a mão veja imagens e vídeo abaixo;



video


COMO REMOVER O DISCO DE CORTE

Ao adquirir a sua serra mármore, as chaves de remoção do disco ja vem inclusos, são duas uma chave "L" e uma chave de boca 17 se não me engano, a chave "L" normalmente ja vem fixada no corpo da serra mármore, a remoção do disco é simples, basta encaixar as 2 chaves nos parafusos referentes , e girá-las da seguinte forma; a chave "L" no sentido horário e a chave de boca no sentido anti-horário veja vídeo abaixo:


video



CONEXÃO DO SISTEMA HIDRÁULICO 

A sua serra mármore vem também com um sistema de refrigeração com água para cortes de peças mais difíceis a fim de evitar superaquecimento do disco sem contar que esse sistema também evita muito poeira ,uma vez que a água inibe e muito a sua expansão,portanto , quando for comprar um novo disco especifique se irá fazer corte a seco ou a molhado,pois ha um disco especifico.Para fazer a conexão desse sistema é bastante simples, veja abaixo imagens e vídeo:  

peça que irriga o disco, repare que tem uma pequena torneira
 e um duto que se conecta a mangueira
Na imagem abaixo, o parafuso que se prende a peça acima ela fica exatamente ao lado do parafuso de regular a profundidade do corte veja:




video

BOTÃO DE BLOQUEIO

Junto ao gatilho do interruptor ou chave liga desliga, existe um elemento chamado "botão de bloqueio", caso precise fazer com que a serra funcione continuamente, basta  apertar o gatilho e empurrar o botão de bloqueio, feito isto você não precisa mais apertar o gatilho , a serra irá funcionar até o momento em que você apertar o gatilho novamente para interromper o funcionamento.






SERRA MÁRMORE EM OPERAÇÃO

Mais uma vez enfatizo, leia atentamente todo o manual de sua serra mármore antes de utiliza-la principalmente no que diz respeito a medidas de segurança,muito cuidado com os chamado: recuo ou coice que seria um movimento brusco do disco em sua direção por alguns motivos, segure a serra com firmeza ligue a maquina e espere atingir a velocidade total e depois introduza na peça a ser cortada, faça corte sempre em posição horizontal, não force demais o disco na hora do corte, deixe a peça bem apoiada para evitar que ela empene e trave o disco, veja se o local onde você irá fazer o recorte não tem dutos de gás ou canos de água, ou materiais inflamáveis, enfim faça uma leitura minuciosa no manual antes de usar, veja abaixo vídeo com a máquina em operação.


video


BANCADA PARA SERRA MÁRMORE

Com certeza uma peça que vai ser bastante útil, realizando cortes mais precisos e proporcionando ao profissional maior segurança contra acidentes,veja a baixo o passo a passo da confecção dessa peça:

BANCADA OU SUPORTE PARA SERRA MÁRMORE FAÇA VOCÊ MESMO PASSO A PASSO 




  1. gravatar

    # by Ana - 4 de dezembro de 2011 17:26

    Como faço para cortes curvos, no caso um ralo redondo, ou um ponto de esgoto

  2. gravatar

    # by ed. . - 5 de dezembro de 2011 03:41

    Oi Ana;;;essa é a parte mais chata no assentamento de cerâmica, ´pois fazer recorte em circulo é muito difícil,mas eu recomendo vc fazer o seguinte ,faça na peça um corte quadrado menor que o ralo e depois vc deve ir enlarguecendo e arredondando com uma turquesa ou o alicate até vc ver que dá pra acomodar o ralo de maneira que a tampa possa sair com facilidade, caso vc tenha que desentupir mais tarde ..é um trabalho artesanal, mas é o jeito que eu faço e que tem dado certo, e depois de arredondado vc pode com uma lima dar um acabamento mais bem delineado..desculpa a demora em responder Ana..forte abraço amiga fica com Deus.

  3. gravatar

    # by Anônimo - 26 de dezembro de 2011 19:08

    COLOCA UMA Vídeo AULA DE COMO FAZER CORTE NA CERÂMICA PARA CANOS DE ESGOTO E DE AGUÁ TIPO O DO CHUVEIRO DA TORNEIRA ETC... MAS DE FORMA FÁCIL E COM AS FERRAMENTAS BARATAS RSRSRS.

    nunca assentei cerâmica vou fazer o teste na minha casa vc acha que dou conta e muito difícil?
    mande detalhes por email.
    fabio10.morais@hotmail.com

  4. gravatar

    # by Anônimo - 28 de dezembro de 2011 09:13

    vou fazer sim Fabio a sugestão é ótima e simples..eu to editando um video de como fazer reboco..assim que eu terminar eu faço a postagem e te mando o link..vou tá mostrando o jeito que eu faço usando basicamente uma turquesa ou alicate e uma lima...dá um trabalhinho mas dá certo no final..abraço Fabio..feliz ano novo pra vc e sua familia.

  5. gravatar

    # by Marco - 5 de janeiro de 2012 20:04

    Para corte de porcelanato não está dando muito certo, a borda sai trincada e o corte é difícil, bem mais difícil do que piso normal. O disco que estou usando é para porcelanato. Vou tentar com o cortador para ver se dar certo, mas se não der vai ser 130.00 jogados fora. Seus vídeos no youtube são muitos bons, parabéns.

  6. gravatar

    # by ed. . - 6 de janeiro de 2012 08:18

    É verdade Marco..o corte com makita não fica um corte perfeito o disco vai tipo que rasgando o esmalte e deixando uma coisa meio grotesca no corte, a makita ´´e muito boa pra cortes curvos e pedras de marmore ou coisa mais espessas,pra um corte mais fino..não dá pra dispensar o cortador....agora,tu pagou barato nessa sua serra, eu paguei 230,00 na minha a não ser que seja por causa da potencia, eu comprei uma de 1.400 wats..mas foi besteira minha ,,,uma menos potente fzia o serviço do mesmo jeto.Mas não disfaz da makita não rapaz..mais na frente ela vai te ser muito útil..vc vai ver.
    Marco amigão..forte abraço cara fica com Deus e obrigado pelo comentário

  7. gravatar

    # by Anauto Oliviera - 2 de abril de 2012 15:29

    Olá amigo!

    Parabéns pelo site. Adoro fazer as coisas eu mesmo. Além de economizar, não ficamos reféns de alguns profissionais que pegam o serviço e fica enrolando para terminar ou mesmo faz de qualquer jeito.
    Estou construindo e toda parte de pintura sou eu quem está fazendo, além de gostar ainda economizo uma grana.
    Adoraria aprender assentar porcelanato/cerâmica, contratei um profissional, más ele só pode ir nos finais de semana, já colocou em 3 quartos, mas deixou pra fazer os recortes depois. Isso me deixa agoniado, pois nenhum cômodo foi terminado.
    Tentei cortar alguns porcelanatos usando a maquina de corte, para ver se ia adiantando, más não conseguir fazer com que a peça dividisse no risco feito pelo diamante. Acabou quebrando um pedaço e resolvi ver alguns vídeos para adquirir mais conhecimento. Vendo vc fazer parece tão fácil e mesmo assim não conseguir.
    Tenho uma duvida, quanto ao uso da makita. Ele pode ser usada para cortar porcelanato? E, qual o melhor disco?

    Um abraço

    Anauto@gmail.com

  8. gravatar

    # by MARINHO'S - 11 de agosto de 2012 23:35

    Nota 1000 para você, já era hora de alguém postar estas informações. Assim quando o Dr pedreiro chegar na sua casa ele não mais vai te enganar e fazer coisa errada. Gostei muito e gostaria de poder mandar algumas sugestões de novas ferramentas e produtos. Sabe você deveria aproveitar seu talento e anexar dicas e produtos. Porque não mostrar o cortador da Dremel, as ferramentas da Lee Tool? Você pode ganhar, seu publico vai ficar mais bem informado e sua pagina vai bombar.

  9. gravatar

    # by ed. . - 12 de agosto de 2012 09:51

    Caramba!!!fiz uma pesquisa sobre essas ferramentas dremel...muito pratica mesmo..muito diversificada...ajuda a fazer uns acabamento de primeira, realmente nunca tinha visto umas ferramentas tão completas..vou criar uma pagina pra essas novidades em ferramentas,,ótima sugestão marinho..obrigado...obrigado pelo comentário tbm..ótima semana pra vc e sua familia

  10. gravatar

    # by aura aos amigos - 13 de setembro de 2012 10:26

    PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!
    COM SIMPLICIDADE VC NOS ENSINA A FAZER AS OBRAS E REFORMAS SEM FICAR REFÉM DE PEDREIROS DESONESTOS E PICARETAS. ME ENCORAJOU ATÉ A LEVANTAR UM MURO DE TIJOLOS NA LAGE!!
    MAS HOJE EU SÓ QUERO AGRADECER A DEUS POR VC QUE NOS AUXILIA COM SIMPLICIDADE E ENCORAJAMENTO!!!
    FELICIDADE E SUCESSO. VC MERECE.
    VANI - 13/09/2012 - 14:11

  11. gravatar

    # by ed. . - 13 de setembro de 2012 17:26

    Obrigado aura...como sempre digo enquanto houver pessoas iguais a vc com desejo de arregaçar as mangas e pegar na terra,, eu sigo tendo a convicção de que vale a pena cada segundo que eu passo editando videos e fotos mostrando o passo a passo ..minha maior recompensa é saber que ta dando tudo certo pras pessoas..obrigado Aura pelas palavras..Deus abençoe vc e toda a sua casa querida ..paz

  12. gravatar

    # by ARNALDO - 24 de setembro de 2012 17:58

    Estou acessando o Blog hj.......descobri muitas coisas!!!Muito obrigado vai me ajudar e muito!!!
    Parabéns!!!

  13. gravatar

    # by Michel Pereira Barrozo - 26 de setembro de 2012 14:57

    OIII sempre entro no seu blog, parabens, me ajuda em uma dúvida depois de ver seus vídeos me inspirei e vou colocaro piso na minha varanda e o rebaixamento de pvc rsrsr só q eu quero comprar uma maquina p/ cortar o piso. Qual é o melhor a makita ou a manual? com a manual da p/ corta um quadrado no meio da ceramica? abraços e boa noite

  14. gravatar

    # by ed. . - 26 de setembro de 2012 16:28

    como vai vc michel tudo na paz?olha as duas são ferramentas distintas, o ideal seria ter as duas..a manual não faz recortes no meio da peça,porem para corte reto fica bem mais bonito,ja a makita faz recortes com contornos,inclusive para o meio da peça, porem fica um corte muuito grosseiro na peça para cortes retos pois ela vai tipo rasgando a peça...sim michel estou editando um video para o youtube onde mostro como fazer a instalação de forro..o video ta muuito bom pois eu trago algumas novidades..se der tempo ainda hoje eu mando pro youtube..vou deixar o seu email salvo pra te mandar o link depois,,michel,,fica com Deus meu amigo..abração

  15. gravatar

    # by ed. . - 28 de setembro de 2012 12:20

    obrigado arnaldo é uma honra a sua visita meu amigo fica com Deus

  16. gravatar

    # by restaurante dos meninos - 1 de dezembro de 2012 17:35

    Ed suas informaçoes simples são de bastante ajuda... sempre me ensina e tira algumas duvidas , valeu.

    Reginaldo

  17. gravatar

    # by ed. . - 2 de dezembro de 2012 07:15

    obrigado Reginaldo,,,sempre as ordens meu irmão,,forte abraço fica com Deus ótima semana a todos ai

  18. gravatar

    # by HELBERT FERREIRA - 11 de dezembro de 2012 09:27

    Adorei seus videos, fico feliz que tem gente neste mundo que compartilha o que sabe ; e uma pergunta seria possível cortar parede com a serra com refrigeração para embutir canos de eletricidade? desde já um abraço

  19. gravatar

    # by ed. . - 11 de dezembro de 2012 09:38

    oi Helbert tudo blz irmão....sem duvidas essas serras mármore são excelentes mesmo..e sim elas são ótimas pra fazer esses recortes em parede,fica um serviço bem feito sem aquelas quebradeiras e sujeiras tradicionais que ocorre quando a gente faz o recorte na parece com talhadeira e martelo,,sem contar que o tempo que vc ganha e as mãos da gente tbm agradece...só recomendo que vc tome muito cuidado..cortes verticais devem ter uma atenção especial,,,se puder fazer o corte de baixo pra cima seria melhor,,pois ao contrario, a força da gravidade pode dar uma impulsão extra inesperada,,,abração Helbert obrigado pela visita e pelo comentário,,,fica com Deus

  20. gravatar

    # by rogerio sakamoto - 10 de março de 2013 18:39

    ola amigo essas serra marmore corta madeira tambem

  21. gravatar

    # by ed. . - 10 de março de 2013 18:44

    oi rogério tudo na paz meu irmão? sim ela corta madeira com muita facildade e ferro tbm..no caso da madeira,,eu peço pelo que vc tem de mais sagrado que faça isso com segurança..segura com firmeza a serra..não deixe nada do seu corpo proximo a ele..digo isso porque o corte em madeira costuma dar um ''coice'' que pode ser muito perigoso..leia bem o manual antes de usar..abração Rogerio fica com Deus,, ótima semana a todos ai

  22. gravatar

    # by Rodrigo Santos - 5 de abril de 2013 06:53

    Gostaria de saber como faço para amolar um disco de serra e diamantado. Se você poder me esclarecer essa dúvida. Agradeço

  23. gravatar

    # by ed. . - 5 de abril de 2013 11:36

    oi Rodrigo tudo na paz meu irmão?olha sinceramente eu não sei te dizer,na verdade eu não tenho certeza se esses discos são amolados,eu penso que eles são substituidos,,mas vou me informar com alguns colegas pra ter certeza,,Rodrigo,,abração meu irmão,,ótima sexta a todos ai fiquem com Deus

  24. gravatar

    # by Passaro8 - 14 de abril de 2013 11:58

    Não seria possível fazer cortes redondos em revestimento com um cerra copos diamantado??? Não localizei nada na Net. Vc já utilizou??? Se sim, o que vc achou? Se não, fica uma sugestão!!!!
    Gostaria muito de agradecer as suas aulas, pois, graças a elas e, agora que me aposentei,instalei diversas pastilhas de porcelana e de vidro e, ainda, fiz o conta-piso do fundo do meu quintal e instalei a cerâmica. No inicio foi meio sem jeito, mas com a continuação comecei a pegar a "manha",não ficou maravilhoso, mas, ficou tão bom como o feito pelo pedreiro que que contatei anteriormente e a custo "ZERO". Fique com Deus e que Ele o abençoe a continuar postando essas explicações para "Nós" os leigos.

  25. gravatar

    # by ed. . - 14 de abril de 2013 19:01

    oi irmão tudo na paz?rapaz depois que li o seu comentário fui ver esses copos,,e achei interessante mesmo,,só que vi os videos do pessoal cortando blocos de concreto,,mas eu acho que pode dar certo pra cerâmica tbm,,o negócio seria apoiar ela bem e começar pela parte detrás,,vou pesquisar mais pra saber,,de repente eu compro uma ,,mas não sei se a rotação da minha furadeira iria dar resultado,,vou pesquisar isso tbm..
    Sim vc está certo...a gente faz coisas melhores que muitos que se dizem pedreiros fazem por ai,,tem muitos bons mas outros só querem mesmo e terminar rápido pra pegar a grana e sair fora...mas é como vc falou com o tempo a gente vai pegando as manhas e melhorando mais e mais...a economia que se tem é enorme,,os caras cobram de 10 a 25 reais por metro de ceramica....em um comodo o cara ja leva 100 a 250 em menos de 8 horas..enquanto eu tenho que trabalhar 5 a dez dias pra ganhar isso kkk abração irmão e muito obrigado pela dica ai das brocas,,Deus abençoe a todos ai,,obrigado pela visita no blog

  26. gravatar

    # by Helton Oliveira - 29 de abril de 2013 20:09

    Parabéns, estou acessando o blog hoje, mas antes tinha visto peo you tube, e só tenho a agradecer a esse cara, que Deus abençoe e felidades a sua família, pois a minha através dos vídeos estou conseguindo realizar o sonho de uma área muito boa e prática, os pedreiros que antes vieram nçao foram muito satisfatórios, mas agora vou continuar a obra com muito carinho. abraço aí.

  27. gravatar

    # by ed. . - 30 de abril de 2013 11:38

    só tenho a agradecer ai pelas palavras meu irmão porque quando leio email com esses comentários sinto que o objetivo principal tem sido alcançado,,que o de levar pessoas de coragem e de atitudes a fazerem em suas casas suas próprias obras,,suas reformas,seus concertos,,parabéns a vc tbm por essas atitudes,,Deus abençoe vc e toda sua família tbm meu amigo e muito obrigado pela visita a esse humilde blog...abração

  28. gravatar

    # by Nelson Oliveira - 14 de junho de 2013 07:42

    Parabéns! Para serrar madeira basta trocar o disco por outro apropriado?
    Obrigado

  29. gravatar

    # by ed. . - 14 de junho de 2013 17:01

    oi Nelson é isso mesmo irmão,,depois se puder dá uma olhada neste video ..pode ser que vc tenha o interesse de fazer uma bancada pra serra,,acho que vc vai gostar,,abração fica com Deus ótimo fim de semana a todos ai
    http://www.youtube.com/watch?v=fDmUEkdXQDc

  30. gravatar

    # by Arthur do Val Sidegum - 16 de agosto de 2013 18:03

    para fazer cortes redondos para canos e chuveiro esgoto nas ceramicas ou porcelanato é so usar uma serra copo com laminas de tungstenio.

  31. gravatar

    # by ed. . - 20 de agosto de 2013 02:27

    oi Arthur eu pretendo comprar esses copos,,vi um video e me pareceu muito pratico mesmo,,me diga uma coisa será que a furadeira tem que ser muito potente?abração e valeu a dica ai fica com Deus

  32. gravatar

    # by Anacleto - 5 de abril de 2014 18:11

    Como faço para comprar uma bancada para serra marmore que vc criou...
    Aguardo resposta
    joao_anacleto@yahoo.com.br

  33. gravatar

    # by Mayara Santos - 18 de abril de 2014 05:49

    Olá amigo, essa ideia do suporta para serra mármore é ótima, como faço para adquiri-la?
    Eu não tenho todos os equipamentos para fazer uma.
    fabiogrisa@hotmail.com