PORTA DE MADEIRA- ASSENTAMENTO PASSO A PASSO

Conforme eu havia prometido quando publiquei a postagem " portal de madeira montagem e assentamento passo a passo " nesta postagem irei mostrar como assentar a porta de maneira fácil e bem ilustrada.Como ja havia dito não existe uma técnica especifica pra todas as coisas , estou expondo apenas uma forma de ser feito, vc tem a liberdade de fazer do seu jeito e é isso que eu quero despertar em vc neste meu blog, então vamos lá.


01 Antes de tudo gostaria de frisar que a maneira que se coloca uma dobradiça é muito importante, os pinos que as seguram devem estar pro lado de cima e ela deve ser encaixada , entre a porta e o portal conforme imagem abaixo:








02 Ja com os portais devidamente chumbados na parede vamos agora deitar a porta no chão  colocar as dobradiças em cima , marcar com um lápis e depois  fazer as cavas, com alxilia de um formão ou com uma faca, onde serão parafusadas as dobradiças, as cavas nas portas é importante para que ela se encaixe com mais perfeição veja abaixo  vídeo e foto:








03 Agora o próximo passo será parafusar todas as dobradiças, certifique-se de que todas as dobradiças se encaixe nas cavas feita com formão, de maneira que ela fique rente com toda a extensão da porta.veja:



04 Agora uma das parte mais importantes, iremos( ja com as dobradiças devidamente pregadas na porta),levantar a porta  colocar um calço embaixo dela, de preferência que pegue toda a sua extensão, tomando o cuidado de que a parte de cima não ultrapasse o portal,procure um calço que seja sob medida, ´pode ser qualquer outro objeto, papelão, compesado, cerâmica, veja imagens e video:












perceba que na parte
debaixo eu usei uma 
táboa de maneira que.....




na parte de cima ficou alinhada
porta e portal, é como se vc tivesse abrido a porta só que neste caso sem estar fixa as dobradiças..Acompanhe video :


05 Alinhada a porta com o portal, vc agora ira pegar um lápis ou caneta e ira abrir as dobradiças e com elas abertas vc irá selecionar toda a sua extenção , conforme imagem abaixo;


video


06 O próximo passo agora será fazer as cavas com auxílio de um formão ou faca, toda a extenção selecionada, veja:


07 Feita as cavas, recoloque a porta novamente em cima do calço e vamos parafusar as obradiças, geralmente os portais são mais duros que as portas, por este motivo , sempre há um pouco de dificuldade em rosquear os parafusos , por isso eu aconselho vc a usar uma furadeira com broca um pouco menor que os parafusos da dobradiças, e se caso vc não tenha uma furadeira faça o seguinte procedimento, peque um prego e pregue no lugar onde irá colocar os parfusos, depois arranque o prego e parafuse , no mesmo buraco do prego.veja:

pregando...
   
..e retirando o prego.


08 Para finalizar agora rosqueie os parafusos e fixe bem as dobradiças




certifique se a porta fecha normalmente, se não,use um formão ou uma plaina pra poder corrigir na porta e ou no portal os lugares onde a porta está pegando, a minha tive que fazer penquenos reajustes mas depois ficou com um fechamento perfeito vejo o video:



SE VC TEM UMA NET DE BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE VIDEO POSTADO NO YOUTUBE NA ÍNTEGRA.


FOI UMA HONRA SUA PRESENÇA EM MEU BLOG, COMO INCENTIVO GOSTARIA QUE VOÇÊ FOSSE UM SEGUIDOR.FICA COM DEUS , FORTE ABRAÇO.




  1. gravatar

    # by Anônimo - 3 de janeiro de 2012 12:04

    uma merda de serviço mau feito esse seu bater prego ta doido?

  2. gravatar

    # by Anônimo - 3 de janeiro de 2012 12:05

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  3. gravatar

    # by Anônimo - 9 de janeiro de 2012 09:36

    Ola,você pode se surpreender mas eu e meu marido batemos o nível do banheiro e colocamos toda a cerâmica como vc ensinou em seus videos e deu muito certo todos os amigos estão elogiando, agora está difícil encontrar uma pessoa pra colocar as portas daqui de casa, quando colocamos as portas encostada nos caixonetes já colocados pelo pedreiro descobrimos que os vãos estão menores que a porta, ou seja as portas terão que ser cortadas, como devo proceder levo a uma marcenaria para cortar ou consigo acerta-la com um formão, o tamanho é de +ou- 5cm.

  4. gravatar

    # by Anônimo - 9 de janeiro de 2012 10:53

    A diferença é muito grande,eu sugiro que vc vá a uma marcenaria,la eles tem o equipamento certo pra fazer um recorte mais perfeito,retirar a diferença no portal deixaria a porta muuito frágil,pois é importante tanto pra fixar as dobradiças de um lado, quanto pra colocar a fechadura do outro,sem contar que recorte com formão fica muito irregular,se a diferença fosse menor poderia dar certo usando uma ferramenta manual chamada praina ,,,,acho que é esse o nome;
    Parabéns mesmo a vc e seu marido,isso mostra que ambos são pessoas de atitude,e o que é melhor..trabalham unidos;Deus os abençoe

  5. gravatar

    # by regis fortes - 25 de fevereiro de 2012 23:30

    cara parabéns pelo seu trabalho o melhor explicação de todas que procurei na internet,continue assim

  6. gravatar

    # by ed. . - 26 de fevereiro de 2012 05:35

    obrigado irmão..seu comentário é sempre importante,pra que eu possa ter certeza que a postagem ta boa ou se é preciso arrumar alguma coisa..Deus te abençoe meu irmão..com fé em DEUS ele vai me dar força pra continuar..forte abraço a todos

  7. gravatar

    # by ed. . - 12 de abril de 2012 09:56

    valeu irmão...abração

  8. gravatar

    # by cleber - 22 de abril de 2012 21:40

    Pô eu era super leigo em tratando -se de construção. Mas tive que aprender na marra o trabalho, pois falta grana do profissional da área.
    Com teus tutoriais e vídeos peguei vários macetes. Recebi até elogios pelo trabalho realizado e dizem que estou dando baile em muitos que se dizem o tal.
    Agradeço pelo seu empenho em dividir o conhecimento e divido contigo estes elogios que recebo. Obrigado .
    À sim vou assentar a porta hoje, sei que dará tudo certo.

  9. gravatar

    # by ed. . - 23 de abril de 2012 18:49

    co feliz demais em saber que a coisa ta dando certo pras pessoas..vc nem imagina o quanto isso me deixa realizado meu irmão, quando era moleque((5 anos)..e meu velho morreu a coisa ficou preta pro nosso lado e com o passar dos anos a casa que eu morava aos poucos ia se deteriorando,e eu via os vizinhos reformando suas casas e eu me lembro que pegava tinta de canetas velhas e tentava pintar a frente de minha casa, pegava resto de massa das casas vizinhas e tentava tapar os buracos do piso de nossa calçada...mas não adiantava muita coisa ..mas o que eu quero dizer e que a minha historia de vida é a de muita gente...só que chegou um dia que eu percebi que eu podia escrever a minha historia,que eu podia tomar a iniciativa, que eu podia fazer diferente..e esse sonho realizado de ter a minha casa,,de poder mudar o que precisa, de poder consertar as coisas é o mesmo que eu quero dividir com meus filhos e com amigos como você..por isso eu fico feliz quando recebo um testemunho como o seu e de muitos outros, isso não me coloca acima de ninguém....mas ao lado de cada um de vocês,,,
    Cléber meu irmão Deus te abençoe, repasse oque vc sabe com os outros e Deus vai te acrescentar ainda mais..tudo de bom pra vc e sua família...abração

  10. gravatar

    # by cleber - 23 de abril de 2012 19:16

    valeu amigo, bom foi como disse que ia fazer, instalar o portal foi super tranquilo com sua dicas.
    Falta poa porta no local, vou esperar 24 hrs o que acha.
    A sim aproveitei o tempo pra inicar o contra piso, como estou morando fiz apenas metade da sala.
    valeu abraços fique com Deus vc tbm...

  11. gravatar

    # by robinho só familia - 14 de maio de 2012 11:19

    cara ,obrigado por vc tá ensinando a nos todos a economizar e aprender essa profissão tão intereçante vc tá de parabens.

  12. gravatar

    # by ed. . - 14 de maio de 2012 14:39

    valeu robinho..na verdade a gente tem que se preparar pra tudo irmão, se especializar o máximo...pois alem de economizar em casa quem sabe dá pra ajudar no orçamento fazendo uns bicos..a competividade no mercado de trabalho ta cada dia mais acirrada..e o grande trunfo que a gente tem que ter nas mangas é tá o mais preparado possível..eu tbm to sempre procurando coisas na net pra aprender kkkk e oque eu souber todo mundo vai saber tbm kkk...abração Robinho fica com Deus irmão..se cuida

  13. gravatar

    # by claudios.lukas - 18 de junho de 2012 05:07

    Gostei muito, mas faltou a informação de como fazer o buraco para a fechadura, espero que conclua esse video, um abraço

  14. gravatar

    # by ed. . - 18 de junho de 2012 16:44

    é verdade.... tenho que comprar um formão novo e mais fino que o que eu tenho aqui em casa ..semana que vem vou tentar colocar esse video na net..claudios abração irmão..foi bom vc ter me lembrado..vou deixar essa mensagem aberta em meu email pra eu não esquecer..só vou excluir quando o video tiver pronto...abração

  15. gravatar

    # by Sete Saias - 12 de julho de 2012 06:16

    Obrigada, vou aqui tentar fazer. Sou mulher, mas me viro melhor que meu marido.

  16. gravatar

    # by ed. . - 12 de julho de 2012 12:13

    kkkk assim que se fala ...a minha mulher tem sangue no olho igual a vc..quando faço corpo mole aqui em casa ela toma as rédeas da situação...com certeza seu esposo é um homem de muita sorte..como eu sou tbm com a minha esposa..vai nessa fé...parabéns

  17. gravatar

    # by Fernando Lima - 20 de agosto de 2012 06:38

    Parabéns, gosto muito de dividir conhecimentos e suas postagens estão perfeitas, mais uma que aprendi, mas tenho uma dúvida, na questão da porta, existe uma pequena diferença entre ela e o portal, coisa pequena, como devo proceder ? usando lixadeira no portal ou na porta ?, faça uma visita no meu blog tambem agradeço.
    http://feralima2010.blogspot.com.br/

  18. gravatar

    # by ed. . - 20 de agosto de 2012 10:33

    e ai fernando tudo blz com vc?tava vendo o seu blog é bem diversificado gosto disso..deixo o blog mais atrativo,quanto a porta rapaz é o seguinte se for fazer uma modificação teria que ser no portal,ma pode ocorrer de vc ter que fazer o retoque em todo esquadro do portal,na porta eu não recomendaria ,pelo fato de ela ficar soltando lascas por ser ela ser ocada e revestida por uma camada fina de madeira ou ripa..mas se a diferença for muito pouca seria melhor nem mexer...fernando amigão ..queria seguir seu blog mas não vi essa opçao,,se tiver me avisa..é sempre bom colegas pra gente trocar ideias..abração mano fica na paz

  19. gravatar

    # by Renato - 26 de agosto de 2012 12:05

    Boa tarde amigo, excelente vídeo tudo explicado certinho, parabéns! Eu só fiquei na duvida como saber o espaço certo das dobradiças na porta? Tipo, espaço de uma dobradiça para outra, se tem algum padrão da distancia uma para outra ou não. Mais uma vez parabéns pelos videos Excelentes!
    Att.Renato

  20. gravatar

    # by ed. . - 26 de agosto de 2012 14:10

    ola renato blz mano??olha não existe padrão pelo que eu saiba..coloca a do meio e as outras dá um espaço de uns 25 cm da extremidade da porta que fica bem seguro tbm,,Renato..obrigado pela visita no blog..obrigado pelo comentário..que vc e sua familia tenham uma exelente semana..abração

  21. gravatar

    # by sergio ricardo - 21 de setembro de 2012 10:18

    Ed meu irmão, PARABÉNS PELO BLOG, SEUS VÍDEOS SÃO EXCELENTES!!!
    mINHA FILHA ME PEDIU QUE FIZESSE UNS NICHOS PARA O QUARTO DELA, ROSA KKKK (10 ANOS) O MAIOR PROBLEMA É QUE NÃO SEI COMO FIXÁ-LO NA PAREDE... COMO TENHO CERTEZA QUE VOCE VAI ME AJUDAR, TE DESEJO BOA SORTE E TE MANDO UM GRANDE ABRAÇO.
    MEU E-MAIL - S.R.016@HOTMAIL.COM
    FICA NA PAZ O AMIGO E FAMILIA

  22. gravatar

    # by ARTE X - 29 de setembro de 2012 09:52

    parabéns !!!dividindo conhecimento!!!

  23. gravatar

    # by ed. . - 29 de setembro de 2012 10:02

    valeu irmão..estamos juntos nas lutas...abração

  24. gravatar

    # by Reinaldo Rebernisek - 17 de outubro de 2012 18:20

    Olá Ed. Há muito tempo não visito seu blog, mas estou aqui.

    Particularmente prefiro assentar portas completas (já montadas) e fixá-las com Espuma de Poliuretano.
    Pode-se utilizar a mesma técnica em janelas.
    Mas nunca se esqueça de aprumar as esquadrias e fixá-las provisóriamente com cunhas.

    Forte abraço.

  25. gravatar

    # by ed. . - 21 de outubro de 2012 10:02

    pois é rapaz eu fiquei sabendo desse produto esses dias..me diga...tem muito tempo que ele tá no mercado? fiquei encantado com a praticidade e perfeição do trabalho feito com esse produto...muuito bom mesmo,,,,será que serviria para portas de metal?..vc ja fez esse serviço? Reinaldo valeu irmão.,...fica com Deus e tenham uma excelente semana fiquem com Deus

  26. gravatar

    # by João Carlos - 24 de outubro de 2012 16:57

    Olá,ed...já venho observando o seu blog há algum tempo, e quero lhe parabenizar por sua iniciativa de ajudar pessoas curiosas a fazerem algumas atividades,antes nunca tentada. O melhor de tudo é a sua forma de ensinar com simplicidade e a sua humildade. E quando uma crítica vier, aceite como forma de aprendizado, pois a cada dia aprendemos uma lição. Um forte abraço e que a espiritualidade maior lhe conceda bênçãos na sua vida.

  27. gravatar

    # by ed. . - 25 de outubro de 2012 07:59

    opa..é isso ai meu irmão..as criticas tbm tem o lado bom sim..deixa a gente mais atendo e procura melhorar..mas os elogios é sempre melhor ainda,,por isso muuito obrigado pela força ai meu irmão,,,muitas bençãos pra vc e toda sua familia..abração

  28. gravatar

    # by Pablo - 18 de novembro de 2012 15:50

    Amigo me diz uma coisa.

    Posso serrar uma porta de que não é maciça? Pois vou colocar piso sobre piso e as portas ja estavam instaladas.
    Se sim, como devo proceder? Meu pedreiro disse para serrar e colocar jornal dentro depois passar massa plástica.

    Obrigado e parabéns pelo blog.

  29. gravatar

    # by ed. . - 18 de novembro de 2012 15:56

    oi pablo tudo blz irmão?rapa eu nunca fiz isso mas se não me engano no pé da porta tem uma parte maciça que dá pra fazer isso sem chegar na parte oca da porta..eu imagino que o que vc vai retirar dela é pouca coisa..dá pra cortar na serra mármore com a lamina de madeira só que vc deve tomar muito cuidado esses cortes com essa lâminas de serra são muito perigosas..elas tem costume de dar um "coiçe"violento que é danado pra cometer acidentes..ou vc pode levar em um marceneiro que os caras não cobram nem 10 reais pra fazer esse corte..pablo boa sorte ai pra vc meu irmão..espero que dê certo...te desejo uma semana abençoada..fica com Deus...abração

  30. gravatar

    # by leandro carlos andrade queiroz - 21 de janeiro de 2013 20:52

    MEU AMIGO, MEUS PARABÉNS, VOU COMEÇAR A CONSTRUIR AGORA E TIVE OLHANDO SEUS VIDEOS, QUASE TODAS AS NOITES NO MEU TRABALHO OLHO SEUS VIDEOS SÃO ÓTIMOS!!!!!, AGORA QUERIA QUE VC ME AJUDASSE MAIS UMA VEZ, VOU COMEÇAR A FAZER O ALICERCE DA MINHA CASA MAS NÃO SEI A MEDIDA PRA COMEÇAR A CAVAR, NEM A LARGURA E NEM A PROFUNDIDADE, ME AJUDA MEU AMIGO POIS SEI QUE VOCE SABE FAZER!! DESDE JA AGRADEÇO PELA ATENÇÃO E A PARTIR DE HOJE SOU SEGUIDOR DO SEU BLOG, MUITO OBRIGADO E FICA COM DEUS!!!!!! leandrocarlosdiretor@gmail.com

  31. gravatar

    # by ed. . - 23 de janeiro de 2013 13:58

    oi leando tudo na paz meu irmão...leando eu ja fiz uns alicerces sim...to querendo fazer um video sobre isso..mas acho que vai ser pra março quando eu vou entrar de férias..quando vc pretente mexer ai na sua casa?o alicerce que vc pretende fazer é pra laje ou simples mesmo?é que eu nunca fiz fundação pra casa de laje, a parte mais chata que tem é a marcação,,. é ela que vai ser responsável pelo esquadrejamento da casa depois disso a coisa vai embora kkk Leandro eu tava procurando na net alguma coisa sobre fundação e achei esse video aqui:http://www.youtube.com/watch?v=myq2dhfryyY, o ruim do video é que ele não mostra justamente essa parte que é a marcação..vou ver se acho alguma coisa mais detalhada e te mando..mas é bem certo que em março eu faça o video..abração meu irmão desculpe a demora em responder..seu email foi parar no spam..fica com Deus

  32. gravatar

    # by Reinaldo Rebernisek - 28 de janeiro de 2013 13:41

    Ed, voce perguntou se pode usar espuma de poliuretano em esquadrias metálicas??, SIM, pode.
    Abras as Grapas (aquelas pequenas abas na lateral das esquadrias), nivele e fixe (cunhas) provisoriamente, e aplique a espuma.
    ATENÇÃO. Deixe para fixar as esquadrias no mesmo dia, porque uma vez pressionado o spray vc não conseguirá utilizar o restinho...e nem tente preencher todos os espaços com o spray. a expansão é muito grande e vc pode correr o risco de empenar sua esquadria.
    Leia atentamente as instruções e boa sorte.

    Forte abraço, Reinaldo

  33. gravatar

    # by ed. . - 28 de janeiro de 2013 13:49

    opa valeu a dica ai reinaldo,,,vc acredita que eu comprei e ainda tava meio que na duvida pra usar,,mas com certeza essas dicas ai foram valiosas;;;vou seguir seu conselho sim amigo,,,,abração fica com Deus

  34. gravatar

    # by Walter Aparecido - 31 de janeiro de 2013 11:34

    procurem um marceneiro ele vai colocar muito melhor que esse cara
    97093300eh o melhor marceneiro q conheço!!!
    e se for homen não vai apaga meu comentário!!!!

  35. gravatar

    # by ed. . - 31 de janeiro de 2013 12:01

    oi irmão tudo blz,,,pode ficar tranquilo,,eu não vou apagar não,,vc só precisa deixar o codigo da localidade ou o local que ele ou sei la vc mesmo atende,,de repente fica difícil do cara ir na casa do pessoal...abração fica com Deus

  36. gravatar

    # by Evandro Jal - 24 de fevereiro de 2013 12:43

    Oi Ed gostaria de saber como tirar as medidas para fazer a fundação de uma casa,ou seja o canteiro de obras, vi alguns sites que ensinam mas não entendi muito bem devido às palavras técnicas que não conheço, e como você explica através de video pode ser mais fácil de entender.
    abs.

  37. gravatar

    # by Rodrigues - 23 de março de 2013 19:02

    GOSTEI DEMAIS DOS SEUS VÍDEOS, MUITA COISA SIMPLES E FÁCEIS DE SE FAZER,DESDE QUE TENHA ALGUM ORIENTAÇÃO COMO AS QUE VC DÁ NO SITE. PARABÉNS.

  38. gravatar

    # by ed. . - 24 de março de 2013 18:22

    obrigado Rodrigues,,muitas vezes as pessoas tem aquele vontade de fazer ,,e não sabem por onde começar,,o que eu faço é despertar o pedreiro,o marceneiro,o eletricista enfim o profissional que está escondido em todos nós,,obrigado pela visita meu irmão e pelo comentário de incentivo,,eles tbm tem sido o incentivo para que esse blog nem fosse adiante,,fica com Deus ótima semana a todos ai

  39. gravatar

    # by Juliano - 3 de junho de 2013 10:25

    Parabéns pelo trabalho Ed, e por compartilhar :-)

    Tem uma porta nova em casa que esta complicada, mas lendo sua explicação, acho que o melhor é desmontar a porta e passar a plaina aonde fica a dobradiça.

    Muito obrigado

  40. gravatar

    # by ed. . - 3 de junho de 2013 15:40

    oi juliano tudo na paz?é sempre assim mesmo irmão,,sempre tem uma porta pra dar um trabalhinho mesmo..mas dá se um jeito pra tudo,,espero que dê certo ai pra vc,,,abração fica com Deus

  41. gravatar

    # by Allex Arcanjo - 24 de junho de 2013 10:02

    Allex Arcanjo

    Que Deus Venha continuar te abençoando... ficou bom demais aqui em ksa... e lembre-se... "Aquele que sabe fazer o bem e não faz comete pecado" Thiago 4.17

    Fica com Deus Manim...

  42. gravatar

    # by ed. . - 24 de junho de 2013 13:05

    oi allex fico feliz de ter dado tudo certinho ai na sua casa meu irmão e sim o texto bíblico é de toda aceitação, o bem deve ser praticado em todo tempo e de forma incondicional e sem o pensamento de receber algo em troca,porque Deus sempre recompensa mesmoDeus de uma forma ou de outra,,,Deus tem me abençoado bem mais do que mereço,,,,alles Deus abençoe a todos ai ..abração meu irmão;;ótima semana

  43. gravatar

    # by Cybele Copel - 12 de julho de 2013 08:55

    Boa tarde! Vc não tem nenhum vídeo que mostre a instalação de porta camarão em batente simples? Abraço, Cybele Copel

  44. gravatar

    # by ed. . - 12 de julho de 2013 13:44

    oi cibele tudo blz?olha infelizmente eu não tenho esse video ,,mas se encontrar algum eu te mando o link,,(obs; esse que te mandei foi errado rs rs rs) abração fiquem com Deus todos ai

  45. gravatar

    # by santos marioh - 18 de julho de 2013 00:33

    já vi portas serem colocadas com cavas só de um lado, ou seja;se fez cava no portal não irá fazer na porta.
    a pergunta é como devo saber se haverá necessidade de cavas de um lado,ou de outro ou nos dois lados?
    por que com certeza se não souber a matemática o resultado não será bom,ou seja dará uma diferença, ou estou errado? me ajude meu irmão!!!

  46. gravatar

    # by ed. . - 18 de julho de 2013 17:34

    oi santos, tudo na paz?as cavas que vc se refere são as que ficam as dobradiças?as vezes eu faço essas cavas quando acontece de a porta ficar muito justa a ponto de pegar nos portais quando são fechadas, ai eu faço as cavas pras dobradiças pra poder ganhar um pouco mais de espaço e as vezes eu faço tbm no local onde fica a fechadura,mas eu penso que essa coisa da caba vai muito tbm do espaço que se deixa pra assentar a porta,espero que outros colegas poste aqui comentários pra ajudar a gente ,,santos,,abração irmão Deus abençoe a todos ai

  47. gravatar

    # by Wilson pratti filho - 19 de agosto de 2013 05:01

    seu foi legal, eu gostaria de lembrar que se o marco não for assentado dentro do padrão,o cara não vai conseguir finalizar,o.b.s deve-se antes de iniciar esse serviço verificar se a porta não está com empeno se o marco também não está com empeno,por que amigos se ocorrer esses tipos de coisas não ficará perfeito nunca.más seu vídeo é muito bom amigo parabéns.

  48. gravatar

    # by ed. . - 19 de agosto de 2013 16:57

    obrigado ai wilson,,,vou fazer essa observação em meu próximo video sobre assentamento,,valeu a dica ai irmão..boas dicas são sempre vem vindas..ótima semana ,,Deus abençoe a todos ai

  49. gravatar

    # by Luis Carlos - 4 de outubro de 2013 20:30

    BOM dia meu irmaozinha , gostei muito de ver esta solidariedade com os outros, uma forma facil de passar e da pra ver que você gosta.
    Continue a fazer vários e com esta simplicidade que DEUS te deu, só que tome muito cuidado com pessoas ma , se voce me permite faça o uso de equipamento segurança ( Bota , Óculos e outros .
    Que DEUS te abençoe e vamos em frente , quero ver mais videos em ?

  50. gravatar

    # by ed. . - 5 de outubro de 2013 16:12

    oi luis tudo na paz meu irmão..vc acertou em cheio,,sempre imaginava em fazer alguma coisa boa que estendesse a várias pessoas e Deus em deu esse presente, essa grande oportunidade,,realmente faço com prazer esses videos...as vezes vejo pessoas fazendo coisas nas obras e tinha vontade de ir lá e gravar tudo kkk mas seria inconveniente kkk..mas to sempre procurando aprender a fazer coisas novas pra repassar pro pessoal e com isso eu tbm tenho sido beneficiado..Luis..vou seguir seu conselho meu irmão,,ja to comprando algumas coisas pra me proteger de acidentes,,,,abração irmão,,fiquem com Deus ótimo fim de semana

  51. gravatar

    # by cezar iglesias - 30 de outubro de 2013 20:55

    irmão trabalho colocando portas e fechaduras mas tenho dificuldades em colocar os alizários.
    me ensine um jeito para que eu possa fazer um trabalho bem bacana.
    obrigado