PORTAL OU BATENTES DE MADEIRA- MONTAGEM E ASSENTAMENTO PASSO A PASSO

Esclarecimento: a maioria das coisas postadas neste Blog , no que diz respeito a realizar tarefas,quero que os amigos e amigas saibam que não é aplicada uma técnica específica pra cada coisa, as coisas que eu faço, eu faço do   meu jeito, não fiz cursos, não tive mestre,não trabalhei em construção civil, apenas colho informações, observo, estudo o problema e depois realizo o trabalho, quero que vc também tenha essa liberdade de fazer a coisa do seu jeito,talvez vc irá receber critica ,como eu também tenho recebido em meus videos no youtube, peço que não leve isto em consideração ,pois, como em uma equação matemática, o que importa é o resultado.
Nesta edição vou mostrar do meu jeito, como ASSENTAR UM PORTAL DE MADEIRA, se possível irei postar mais adiante como assentar a porta..então ..mãos a obra!!!!


Primeiro procure um local de preferência cimentado e plano, depois deite as 3 peças do portal com o lado da porta para cima,faça uso de um esquadro para a medição ficar mais perfeita, feito isso, iremos medir 80cm de uma extremidade a outra pelo lado de dentro dos portais, caso a sua porta seja de 70 ou 60 cm essas será a medida a ser feita, acompanhe as figuras abaixo e depois um pequeno vídeo;


01

02

vídeo explicativo:

02a

O uso de um esquadro para fazer uma marcação do corte mais preciso é altamente recomendável, veja figura de como fazer essa marcação antes de cortarmos a peça.

03

Tendo reforçado  a linha do corte com o esquadro nos dois lados do portal, agora vamos fazer o corte em sí ,usando um formão ou uma serra mármore(makita) , a espessura do corte é a mesma que tem no portal, veja:


03a
03b
Certifique se depois de que as 3 peças se encaixam perfeitamente, esse sincronismo vai contribuir para um encaixe perfeito da porta, veja :

04



05


Agora as peças ja podem ser pregadas, caso a madeira seja muito dura,e vc tenha receio de que a peça irá rachar, eu recomendo o uso de uma furadeira e broca com espessura de um prego de 17x27, veja:

06



Pregada os dois lados, agora vamos travar as peças usando pedaços de madeira, faça novamente o uso do esquadro antes de travar os dois lados da peça, veja:

07

08

O resultado final do processo de travamento das peças deve ficar com esse aspecto:

09

Montado o portal seria interessante bater alguns pregos pelo lado de fora do portal ,para uma melhor fixação com a massa de cimento.veja:

10


 Acompanhe esse video mais detalhadamente;

10a

Uma dica,você também pode antes de travar o portal colocar a porta em cima do portal, pregar a parte debaixo, depois retirar a porta e travar os outros pontos veja o vídeo:

10b

Terminada essa primeira parte vamos agora chumbar esse portal na parede, de inicio, vamos abrir um buraco no piso onde ficará os pés dos portais,como uma porte mede 2,10 cm vc pode cavar até que a altura do chão até a parte de cima do portal meça 2,17 cm veja:

11

Com o portal ja acomodado no buraco vamos agora alinhar ele fazendo uso de um prumo, isto é necessário para que a porta não fique com "vícios",tipo, sempre abrindo ou fechando sozinha, veja:

12 pelo lado de dentro do portal...

13...e pelo lado de fora também pode fixar os portais travando-os com pedaços de madeira contra a parede.

Feito isto, procure pedaços de pedras para preencher os espaços vazios entre o portal e a parede, veja:

14



15

para finalizar agora veja este pequeno  vídeo onde a massa é jogada para a ultima fixação:

16


SE VOCÊ TEM UMA INTERNET COM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE O VÍDEO QUE POSTEI NO YOUTUBE NA ÍNTEGRA:

  1. gravatar

    # by Anônimo - 8 de novembro de 2011 01:48

    legal. vou fazer.

  2. gravatar

    # by ed. . - 8 de novembro de 2011 07:40

    vc consegue com certeza...agraço

  3. gravatar

    # by Anônimo - 17 de dezembro de 2011 15:15

    obs a porta nao tem 110cm e sim 2.10 obrigado

  4. gravatar

    # by ed. . - 18 de dezembro de 2011 08:31

    erro de digitação..obrigado por observar...abraço

  5. gravatar

    # by Anônimo - 11 de janeiro de 2012 18:30

    Ola,a porta em si nao pode ser chumbada junto com o portal outem q tira-la?

  6. gravatar

    # by Anônimo - 11 de janeiro de 2012 18:49

    posso chumbar o portal separado da porta?

  7. gravatar

    # by Anônimo - 12 de janeiro de 2012 08:23

    Sim vc deve chumbar o portal primeiro, o procedimento correto é esse,
    abraço boa sorte..fica com Deus

  8. gravatar

    # by fabricio maciel soares - 22 de fevereiro de 2012 17:58

    ola amigo e se não tiver o contra piso ainda ainda e nesseçario faser o buraco??

  9. gravatar

    # by ed. . - 23 de fevereiro de 2012 02:39

    oi fabricio eu acho interessante fazer pelo seguinte, isto evita de o portal se fechar quando o vão for preenchido de massa,não esqueça de deixar o portal 1cm mais largo que a porta..abraço fabricio desculpa a demora em responder ..a minha net ta caindo direto..fica com Deus irmão

  10. gravatar

    # by macario - 7 de maio de 2012 09:17

    posso usar uma ceramica para esquasreja?

  11. gravatar

    # by ed. . - 7 de maio de 2012 10:03

    e ai macário blz... você pode usar sem problemas....aliás esse é o espirito: a gente se virar como pode...abraço irmão

  12. gravatar

    # by ed. . - 14 de agosto de 2012 17:22

    kkk valeu irmão ....abração ótima noite pra vcs

  13. gravatar

    # by Willames Santos - 22 de outubro de 2012 07:50

    Essas videoaulas ja me pouparam mais de R$2000 em mão de obra. Valeu cara.

  14. gravatar

    # by ed. . - 22 de outubro de 2012 08:06

    kkk ta de brincadeira??!!!...é isso ai irmão..ja dá pra trocar uma geladeira comprar uma tv 32 pra ver a copa kkk abração willames..parabéns a vc cara pela coragem e pela atitude abração

  15. gravatar

    # by google - 17 de novembro de 2012 10:53

    obrigado pelas aulas maluco

  16. gravatar

    # by google - 17 de novembro de 2012 10:54

    vou colocar amanha mesmo valeu

  17. gravatar

    # by ed. . - 17 de novembro de 2012 11:02

    é isso ai mano...não tem segredos..agora é mão na massa e ser feliz..abração fica com Deus

  18. gravatar

    # by Ana Maria - 23 de janeiro de 2013 03:19

    Valeu mesmo Ed vc é um crânio,agradeça a Deus pela inteligencia que Ele tem te dado. Os seus vídeos tem me ajudado bastante

  19. gravatar

    # by Ana Maria - 23 de janeiro de 2013 03:23

    Desde que vi os teus videos todos os meus serviços de casa tem sido facil pra mim estou economizando com pedreiros ja assentei ate ceramica

  20. gravatar

    # by ed. . - 23 de janeiro de 2013 04:28

    oi ana tudo na paz minha irmã?pois é Deus me confiou ai esse trabalho,,,ele tem me dado força e condições pra ir em frente..e o resultado tem sido melhor do que eu imaginava...tudo começou com um video que postei pra ajudar um colega,como teve muito acesso...Deus me mostrou que poderia ajudar as pessoas a distância..e as coisas foram andando, o blog foi criado e tem sido uma benção mesmo...e vou te falar minha irmã, a senhora e muuitos outros com os comentários de animo foi e é super importante pra eu seguir em frente...parabéns a vc por ser uma mulher de fibra..como vc mesmo disse em seu blog, '' uma mulher renascida das cinzas'' ,parabenizo tbm pelo seu blog que tem levado uma mensagem de fé e de superação...Deus abençoe mais e mais vc e toda a familia..e mais uma vez muito obrigado pelas palavras.

  21. gravatar

    # by euclides filho - 6 de fevereiro de 2013 13:28

    eu estou com uma duvida o meu batente tem 2,17 que tanho de buraco eu tenho que fazer para chumbar o batente.para ficar com 2,10 esta sem o piso por enquanto aposserá colocado o piso.

  22. gravatar

    # by ed. . - 6 de fevereiro de 2013 15:58

    oi euclides..tudo na paz ....olha se vc ja tiver o nível certo de onde vai passar o nível do piso e ja com o desconto da cerâmica,vc teria que deixar acima desse nível pelo menos 2,12cm ou seja 5 cm deve ficar enterrado abaixo da linha do nível...abração fica com DEUS ..qualquer coisa me avisa ai irmão

  23. gravatar

    # by Rodolfo Balensifer Hass - 7 de fevereiro de 2013 04:51

    Bom dia...
    Gostaria de saber como se abre buracos para colocar porta e janela em paredes ja feitas?

  24. gravatar

    # by ed. . - 7 de fevereiro de 2013 10:31

    oi Rolfo tudo na paz meu irmão,,,,olha..nesse caso eu faria assim pegaria a janela e com ajuda de mais duas pessoas levantaria ela na altura que ia ser instalada ,,,e com um giz eu desenharia o contorno dela,,,o mesmo processo se faria com a porta,,e a partir dai usaria a serra marmore com o disco pra concreto pra fazer esse serviço,,isso pra uma pessoa que ja tem pratica,,,ou com uma talhadeira e marreta faria o contorno que foi marcado,,é claro que sairia um pouco mais irregular e demoraria mais que o corte com a serra mármore..,mas seria mais seguro..e tbm quando fosse instalado tanto a janela quanto a porta,,os arremates iriam cobrir essas diferenças,,,Rodolfo espero ter ajudado,,qualquer coisa me manda outra mensagem,,,abração fica com Deus

  25. gravatar

    # by Sol78 - 22 de fevereiro de 2013 07:40

    Olá, Ed adorei o vídeo do batente de madeira vc explica muito bem e vai me ajudar muito! Preciso colocar 3 batentes de madeira e uma porta de ferro na minha casa mais não sei preparar a massa certa, quando faço algum serviço que uso cimento faço a massa no olhometro pra mim fica bom... vc pode me passar a recita certa da massa pra ficar ainda melhor??? Um abraço fica com Deus.

  26. gravatar

    # by ed. . - 22 de fevereiro de 2013 15:45

    oi sol tudo na paz..eu uso sempre a medida em carrinhos de mão pra isso ai 3 carrinhos de mão de areia lavada pra um saco de cimento..transformando isso ai em latas seriam 9 latas de areia lavada ou areia grossa pra 02 latas e meia de cimento...então trocando por miudos,,como pra assentar batentes não vai usar essas medidas todas,,vc pega um balde menor e faz o seguinte..usa 9 porçoes desse baldinho que vc achar melhor pra 2 baldinhos e meio pra o cimento..fica uma coisa mais certa,Sol espero ter ajudado,,qualquer coisa me avisa ai,,,abração fica com Deus,,ótimo fim de semana a todos ai

  27. gravatar

    # by Ivo Santesso - 24 de fevereiro de 2013 15:31

    obrigado fique com Deus

  28. gravatar

    # by Ivo Santesso - 24 de fevereiro de 2013 15:32

    obrigado fique com Deus

  29. gravatar

    # by Sol78 - 6 de março de 2013 06:59

    Oi Ed, muito obrigado pela receita da massa, não vejo a hora de começar quebrar a parede para colocar os batentes... tomara que de certo!!! Mais não tem como errar vc explica muito bem no vídeo e ainda me passou a receita da massa, agora é mãos á obra...rsrsrs fique com Deus!

  30. gravatar

    # by ed. . - 6 de março de 2013 16:24

    opa ..amém sol,,,vai dar tudo certinho sim,,fica com Deus vc tbm cuide se menina

  31. gravatar

    # by Sol78 - 17 de março de 2013 07:19

    Oi Ed, eu dinovo estou pensando em quebrar o piso do meu quarto que ainda é de vermelhão e está um horror todo quebrado e fazer um contra piso já vi o seu vídeo... mas queria a receita da massa, a medida do quarto é 2.80 por 3.80 vc pode me ajudar mais uma vez??? Fique com Deus.

  32. gravatar

    # by Sol78 - 17 de março de 2013 07:23

    Ed a receita da massa para assentar os batentes eu posso usar para rebocar (fazer o acabamento dos batentes)???

  33. gravatar

    # by ed. . - 17 de março de 2013 18:12

    oi sol um metro de areia lavada e 3 sacos de cimento , vai dar pra vc fazer o contra piso do seu quarto, quanto ao batentes geralmente se usa a mesma areia do piso pra fixa los e depois faz o acabamento com a massa de reboco...sol qualquer coisa me manda outra mensagem,,,abração fica com Deus,,,semana abençoada a todos ai

  34. gravatar

    # by Sol78 - 19 de março de 2013 10:11

    Ed obrigado mais uma vez, vc está me ajudando muito que Deus abençoe vc todos os dias de sua vida!!!

  35. gravatar

    # by ed. . - 19 de março de 2013 13:54

    oi Sol ,,sempre as ordens menina no que eu puder ajudar pode contar comigo ,Deus abençoe a todos ai também,,forte abraço fica com Deus,

  36. gravatar

    # by LUIZ CARLOS MARTINS DA SILVA - 26 de março de 2013 17:25

    ed meu reboco esta mais largo que meu portal o que fazer neste caso

  37. gravatar

    # by Sidney Coelho - 2 de junho de 2013 08:50

    Ola Ed, boa tarde me identifiquei com vc cara por que eu tbm sou assim eu nunca trabalhei de pedreiro e nem de ajudante e estou construindo a minha propria casa tudo na curiosidade e um pouquinho de sabedoria que Deus me deu, continue sempre assim pq vc inspira muitos a fazer seus afazeres dentro de casa sem pagar a ninguem. valew cara fique com Deus!

  38. gravatar

    # by ed. . - 2 de junho de 2013 17:47

    oi Sidney é isso ai meu irmão..a gente tem que encarar os desafios..o problema na maioria das vezes é o medo de errar,,mas mesmo nos erros a gente aprende,,não somente nos acertos,,quando a gente erra ,aprendende a ficar atento a outras coisas e assim a gente vai ganhando confiança e quando se dá conta ja ta encarando de tudo kkkk, essa é a principal proposta do blog..despertar nas pessoas esse lado criativo que elas tem,,graças a Deus tenho visto muita coisa boa,,muita gente que se revelou verdadeiros mestres,,,sid meu irmãzinho..abração,fiquem com Deus todos ai,,uma semana abençoada

  39. gravatar

    # by joao marcos silva - 10 de julho de 2013 09:30

    olá!qual a medida de massa ideal para esse serviço cara?

  40. gravatar

    # by ed. . - 12 de julho de 2013 13:23

    oi joao tudo na paz ,,me desculpa a demora em responde ,,esses dias tava meio corrido por causa de um video que eu tava editando,,,mas olha a medida pode ser a mesma usada pra piso com areia grossa a medida de 4 por 01 mas se for fazer em quantidade pequena vc pode usar em baldes menores tipo 4 baldes de areia pra 01 balde de cimento,,,vc pode fazer a fixação em alguns pontos e o resto vc pode usar a mesma areia de reboco pra fazer o acabamento,,abração fiquem com Deus todos ai,,ótimo fim de semana irmão

  41. gravatar

    # by Daniela Pastana Cuevas - 21 de setembro de 2013 18:11

    Os vãos dos batentes aqui do apartamento tem 71cm, e as portas que quero comprar tem 70 ou 72 cm, que porta devo comprar pra este vão de 71cm?

  42. gravatar

    # by ajinfo - 6 de outubro de 2013 19:51

    Ola amigo hoje sentei uma porta na casa da minha sogra e como e de costume(sou leigo no assunto) so fui ajudar mas acabei fazendo coisa errada sentei o batente e quando fui colocar a porta ela ficou com um dente de 2 dedos na parte de baixo ela não fecha na parte de baixo ela fecha bem a parte de cima mas a de baixo não fecha e a porta esta no prumo perfeita isso pode ser a porta q esta empenada ( a porta e de madeira maciça e com massa por cima) se poder me ajudar fico grato mas nem q eu arranque o batente denovo eu vou colocar ela direito ^^ muito obrigado

  43. gravatar

    # by ed. . - 8 de outubro de 2013 08:05

    oi irmão tudo na pz?olha nesse caso a diferença é muito grande..as vezes ocorre de o portal dar uma estreitada sim,,quando a diferença é pouca seria possivel remover com a plaina..mas olha eu posso sugerir o seguinte:colocar a porta encostando ela no lado da dobradiça,fechar totalmente e do outro lado uma pessoa com um lapis ou canetinha riscar na porta o lado que ela não fecha ,ver a diferença que deu em centimetros..depois entrar em contato com um marceneiro e ver se tem a possibiidade dele fazer esse ajuste na porta...no caso ele poderia remover uma diferença na porta de ambos os lados,,porque eles tem ferramentas precisas pra isso,,geralmente esses caras não cobram nem 20 reais pra fazer e fica um corte perfeito..eu penso que seria melhor que quebrar a parede pra novamente recolocar o portal..gastaria menos tempo,menos material,menos esforço e menas sujeira tbm..mas olha vc nem precisa levar a porta direto no marceneiro,,veja primeiro se tem essa possibilidade,,caso ele diga que não é possivel siga o plano B..irmão me perdoe a demora em responder,,minha não tava funcionando esses dias,,quando veio ja tava lotado de email pra eu organizar,,,abração Deus abençoe a todos ai

  44. gravatar

    # by omar ennes - 12 de outubro de 2013 17:38

    parabéns ed o seu blog é 1000%. Simplesmente ótima iniciativa.

  45. gravatar

    # by ed. . - 12 de outubro de 2013 18:19

    opa obrigado omar,,estamos na luta meu irmão,,abração fiquem com Deus todos ai,,ótimo Domingo

  46. gravatar

    # by MrLfbs - 12 de novembro de 2013 06:19

    Ola! gostaria que me tirasse uma duvida! se a porta e de 80 cm, medindo pelo lado de dentro do caixonete não vai ficar faltando,alguns cm, para a porta ficar correta nos batentes do caixonete? não seria correto medir 80 cm nos batentes? me esclareça por favor

  47. gravatar

    # by Emerson Dantas Salviano - 25 de dezembro de 2013 14:13

    Cara, muito bom os seus vídeos. Show de bola.
    Mas será que posso fazer um pedido?
    Tem como fazer um vídeo explicando como trocar uma janela?
    Tenho uma parede aqui com uma janela muito velha de metal e estou querendo colocar uma nova daquelas sakazaki, mas com um peitoril de 1x1 metro. Obrigado

  48. gravatar

    # by ed. . - 25 de dezembro de 2013 14:27

    oi emerson tudo na paz?olha meu irmão..essas janelas são quelas bem fininhas?por enquanto eu não tenho nenhum trabalho em vista de assentamento de janelas,,,mas encontrei aqui um video que talves possa ajudar um pouco,http://www.youtube.com/watch?v=ApBpq1MCQBM minha esposa quer colocar um blindex aqui mas por enquanto estamos com outros gastos na frente,,,,mas assim que Deus der um bom tempo ,,eu faço o video sim,,,abraça emerson,,fiquem com Deus todos ai

  49. gravatar

    # by kris e tati - 9 de janeiro de 2014 20:50

    PAZ ED, vc me salvou mais uma vez, procurei muito no youtube, mas não achei nada que se comparasse ao que vc fez, ficou tudo claro e fácil, já fiz várias coisas aqui na minha casa com ajuda de seus videos, pois graças a Deus, ele me deu talento e inteligência pra isso, assim como vc é só pôr a mão na massa...a porta do meu banheiro era de pvc 60 cm, mas aí quebrei a parede para pôr um portal(aqui agente chama de fôrra) e colocar uma de 70, de pvc mesmo, mas estou pensando de usar a espuma espansiva (aquela de poliuretano) vc já usou? vi alguns videos no youtube e me pareceu mais fácil,meu marido é trabalhador e exforçado, mas não tem talento nenhum pra isso, agent fica rindo aqui, ele me vendo fazer as coisas e fica de ajudante....tem hora que quase põe tudo a perder....kkkkkkkk, mas ele se esforça, DEUS continue te abençoando ed, e vai nessa tua força...que o resto ele faz.....fica na paz

    kris souza

  50. gravatar

    # by Pamela Albuquerque - 27 de abril de 2014 00:18

    Oi ed o pedreiro colocou minhs porta de madeira nova mas no mesmo dia ele tirou aquelas madeiras do meio e agora a porta enrosca pra fechar na parte de cima dai ele veio lichou e fechou numa boa mas no dia seguinte tava enroscando denovo o q eu faço sera q terei q tirar a porta e o batente e colocar denovo com aquelas madeira no meio

  51. gravatar

    # by anderson souza - 17 de maio de 2014 04:57

    Legal, muito bem explicado, parabéns pelo trabalho....

  52. gravatar

    # by ed. . - 17 de maio de 2014 11:29

    valeu anderson,,obrigado pela visita ao blog meu irmão e pelo comentário tbm,,,ótimo fim de semana a vc e família,,fiquem com Deus