PISO(com ripas)PARA CALÇADAS,QUINTAIS E GARAGENS FAÇA VOCÊ MESMO

Em uma postagem anterior foi mostrado como fazer piso e contra piso para cômodos de sua casa passo a passo, nesta, estarei mostrando como fazer piso para sua calçada,quintal ou garagem usando ripas de madeira, o grande diferencial é que esse segundo método é bem mais simples, isto se dá pelo fato de se dispensar algumas regras que no caso de piso para interior seria indispensável, como bater o nível, criar pontos e  filetes de massa usados como guia,neste caso, as ripas de madeira servem como base ou guia por onde a régua irá correr,dando um acabamento perfeito,dispensada até a desempenadeira de plástico.Acompanhe explicações abaixo:




Basicamente o que iremos fazer é medir vários espaço "x" em um terreno e colocar ripas paralelamente nesses espaços, onde serão preenchidas com concreto, aqui em minha garagem a situação é a seguinte,havia um piso que com o passar dos anos e no vai e vem do carro criou uma série de rachaduras e buracos, o que estou fazendo são recortes no piso antigo com espaço de 3 x 1,85 mt e refazendo o piso nos dias de folga, estou frisando isso pois pode ser que você esteja na mesma situação,mas caso seja o primeiro piso de sua calçada, quintal ou garagem, você poderá colocar todas os filetes de ripa em todo o terreno e concretar tranquilamente.


01

 Primeiro meça o espaço que você deseja concretar, no meu caso,1,85 cm. 


02

03

04

Bata um prego com linha de náilon amarrada a ponta na marca que você determinou.


05
Estique a linha....
06

Até o outro lado e crave o prego na outra extremidade.

6a

Use uma canetinha,giz ou carvão para fazer uma marcação rente a linha. 


07

08

veja vídeo:

video

Faça um recorte na marcação usando talhadeira ou serra mármore com disco próprio para isso.
09

veja vídeo:

video

Procure quebrar com auxilio de marreta, martelo ou ponteiro o corte demarcado com a serra mármore.
10

veja vídeo:

video

Coloque as ripas de madeira rente a esse recorte, se for preciso crave madeiras ao lado pra evitar que elas se desprendam.


11

veja vídeo:
video

Prepare a massa na medida que você achar mais conveniente para o seu uso diário,no meu caso como é garagem, eu resolvi fazer a medida de 3 carrinhos de areia lavada, 01 saco de cimento e 01 carrinho de brita 01, mas você pode tranquilamente para outros fins usar na medida de 4 carrinhos de areia lavada, 01 saco de cimento e 01 carrinho de brita(opcional).


12

Molhe a massa no centro formando uma especie de boca de vulcão...


13

..espere de 10 minutos para que a água penetre bem na mistura e depois pode mexer o concreto, isso vai facilitar sua manipulação....


14

veja vídeo:

video

Para saber a espessura de seu piso, sugiro que você use a régua de 2 mt para poder ter uma noção.

15

Neste ponto você poderá retirar ou colocar mais terra caso ache necessário.

16
veja vídeo:

video

Com a massa preparada e as todas as ripas no seu devido lugar você já pode concretar os espaços e ir passando a régua.


16a




17

veja vídeo:
video

Se necessário, faça o uso da desempenadeira de plástico para deixar a superfície mais uniforme,mas geralmente não é necessário.


18

19

veja vídeo:

video

SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE VÍDEO POSTADO NO YOUTUBE NA ÍNTEGRA:

  1. gravatar

    # by Anderson Gomes - 21 de agosto de 2012 11:24

    Kawdeyra, Boa Tarde!
    Cara em primeiro lugar parabéns pelo seu trabalho em postar vídeos de alvenaria passo a passo com calma e um serviço bem feito, mostrando que para certas coisas não é necessário pagar um pedreiro para fazer! Afinal nem todo mundo tem dindin sobbrando aqui né.
    Como eu sou um total leigo nessa parte de alvenaria esses videos estão me ajudando muito!
    Vou ter que refazer a calçada da minha casa que acabei de comprar, mas fiquei com duvida na proporção de materiais que devo usar para fazer a massa,pois como não tenho carrinho, somente latas ai ficou a minha duvida, vou fazer por esse metodo das ripas minha calçada tem 10 metros.
    Um carrinho são qtas latas???
    Obrigado pela ajuda e fico no aguardo de um retorno.

  2. gravatar

    # by ed. . - 22 de agosto de 2012 16:58

    Anderson;;blz mano??é verdade mesmo a quebradeira ta geral..economizar fazendo nós mesmo é uma das melhores alternativa pro din din render...mas no final..a gente sai ganhando muito mais..em conhecimento e qualidade..mas é o seguinte Anderson um carrinho são tres latas de 18 litros...fazer calçadas com ripas é muito simples mesmo..se o piso estiver bem nivelado coloca a primeira ripa e a do final. estica uma linha de cada lado ligando elas e nos meios vc coloca as ripas intermediárias rente com essas linhas principais..fica mais fácil ainda...abração meu irmão..qualquer duvida estamos por perto..fica na paz

  3. gravatar

    # by Paulo Pereira - 8 de outubro de 2012 06:46

    Fantástico Ed,
    Parabéns pela iniciativa. No meu caso, me ajudou a entender que temos que ter calma para fazer. E principalmente, os insumos usados.

    Obrigado,

  4. gravatar

    # by ed. . - 8 de outubro de 2012 12:28

    não é dificil Paulo..tudo uma questão de atenção e no final dá tudo certo,,,abração meu irmão..fica com Deus e obrigado por comentar

  5. gravatar

    # by Unknown - 1 de dezembro de 2012 05:08

    Ola amigo, obrigada pelas dicas, fiqui com uma duvida, as ripas depois fica chunbada na calçada ou devo tira-las? depois posso assentar piso normalmete? vlw

  6. gravatar

    # by ed. . - 1 de dezembro de 2012 14:51

    oi irmão blz...as minhas ainda estão fixas .. isso porque eu não penso em colocar ceramica..mas eu vou deixando eles por ai mesmo..quando apodrecerem eu irei colocar uma quantidade boa de argamassa nessas brechas..mas acredito que não teria nenhum problema assentar a cerâmica em cima..abração irmão fica com Deus

  7. gravatar

    # by Carlos - 28 de dezembro de 2012 10:23

    amigo tudo bem gostei do seu site!

    para fazer uma calçada em um quintal de dimensões de 11 metros de largura por 10 metros de comprimento,por favor quanto vou precisar de material como areia,sacos de cimento,brita,por favor poderia colocar a quantidade e se posso usar ripas como medidas,pois,fica mais fácil.

    Sou fâ do seu site encontrei no youtube e virei fâ na mesma hora é ótimo e sensacional seu site esta e vai torna-se um sucesso acredito nisso,pois,você explica com calma e dedicação.abraço feliz ano novo.

  8. gravatar

    # by ed. . - 28 de dezembro de 2012 15:14

    oi carlos tudo blz meu irmão? olha é o seguinte eu não sou muito bom nesses calculos mas vou perguntar pra um colega que tem mais experiencia que eu..amanha vou ver ele e passo esses dados pra ele e te dou a resposta..mas a principio posso te adiantar que quando vc for fazer ai a calaçada e for o caso de passar carro , é bom dar uma reforçada tipo de de ao invés de usar 4x1x1 vc deva usar 3x1x1 (3 carrinhos de areia lavada ,01 carrinho de brita e 1 saco de cimento)sim vc pode usar ripas com certeza e fica bem mais simples mesmo...eu vou te adiantar a minha opinião quanto ao que vc vai gastar:
    04 mts de areia lavada. 01 metro de brita e uns 20 sacos de cimento, quanto as ripas isso vai depender do tamanho dos filetes que vc queira colocar ..mas amanha te dou a resposta desse meu amigo mais experiente,,,,abração carlos fica com Deus

  9. gravatar

    # by Ronaldo - 15 de março de 2013 07:58

    Oi Carlos, tudo bem?
    Em primeiro lugar parabéns por suas explicações. Me ajudaram muito.
    Estou com uma dúvida: quero fazer uma pequena calçada no meu jardim, no pé do muro (usando o muro como base), com 10 metros de comprimento, mas apenas 20 cm de largura. Vou precisar de colocar ripas também, mesmo com uma calçada tão estreita? Devo colocar pequenas ripas a cada 1,5 m? Se puder me ajudar, agradeço muito.

  10. gravatar

    # by ed. . - 15 de março de 2013 14:08

    oi ronaldo tudo na paz meu amigo..no seu caso eu usaria ripa apenas no retângulo do muro...ganharia mais tempo e economizaria muito tbm, fiz um video recentemente que pode te ajudar nessa tarefa..estou te enviando olink do video e 2 imagens feitas no paint pra vc ter uma ideia da coisa..no caso do video que postei no youtube, vc pode fazer a substituição do meio fio pelas ripas..vc vai fazer um filete de massa no pé do muro e mais a frente nos 20 cm, vc vai colocar a ripa em toda extenção,,,o video é bem explicadinho,,vc naõ vai ter problemas,,mas caso opte por colocar ripas tbm pode ser feito sim,,conforme a imagem numero 2 que estou te enviando,,,Ronaldo qualquer duvida manda outra mensagem,,,abração fica com Deus,,ótimo fim de semana a todos ai
    http://www.youtube.com/watch?v=epvFJskikLg

  11. gravatar

    # by fabio correia - 22 de julho de 2013 08:01

    Oi Ronaldo tudo blz eu estou com uma duvida sobre a quantidade de material que devo comprar para fazer um piso de concreto numa area de 33 metros quadrados vou usar a espessura de 5 mm de concreto vc pode me ajudar neste calculo ?

  12. gravatar

    # by ed. . - 23 de julho de 2013 03:13

    oi fábio tudo na paz irmão?olha eu não sou muito bom de calculo mas vou usar um critério basico,é o seguinte, geralmente se usa 2 traços ou meio metro de areia lavada pra um comodo de 9 metros quadrados,como sua área é de 33 metros isso dividido por 9 daria mais ou menos 4 traços,que seria 2 metros de areia 8 sacos de cimento,meio metro de brita,como a espessura é de 5 cm eu recomendaria 3 metros e dez sacos de cimento..me diga uma coisa vc quer dizer 5 mm ou 5 cm?..mas olha é bom vc procurar segundas e terceiras opiniões..como eu disse não sou muito bom em calculo de gastos rsrsrs..Fabio,,abração irmão Deus abençoe ótima terça

  13. gravatar

    # by Otavio Guerd - 4 de agosto de 2013 18:50

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
  14. gravatar

    # by ed. . - 5 de agosto de 2013 16:43

    oi otavio tudo na paz?eu ja tenho certeza que vai dar tudo certo ai pra vc,,porque eu sinto que vc ta animado e pra essas cosias tem que ter animação mesmo,,mas vou te dizer é um serviço gostoso de fazer é como se fosse uma arte..abração Deus abençoe vc e toda sua familia, no que precisar pode contar com a gente ai ,ótima semana

  15. gravatar

    # by Paulo Dias - 7 de agosto de 2013 15:03

    Parabéns amigo, com certeza esta ajudando muitas pessoas. Gostaria de saber se possui alguma matéria do passo a passo de colocação de pedra ardósia irregular em calçadas?
    Abraço! Renato

  16. gravatar

    # by ed. . - 9 de agosto de 2013 02:28

    oi paulo tudo blz meu irmão?olha por enquanto eu não tenho nenhum video sobre o assunto, eu nunca fiz esse tipo de assentamento,,mas se surgir a oportunidade eu faço sim..vamos aprender juntos ai esse desafio,,paulo,,obrigado ai pela visita irmão Deus abençoe a todos ai, ótimo fim de semana

  17. gravatar

    # by Thiago Correa - 28 de outubro de 2013 09:40

    primeiro parabéns pela iniciativa, através desses videos tomei coragem e vou começar uma pequena reforma, so tenho uma duvida em relação a largura das ripas, para dar a profundidade do piso, essa que vc usou no video é qual? obrigado

  18. gravatar

    # by ed. . - 28 de outubro de 2013 13:51

    oi thiago tudo blz?olha se eu não me engano a espessura dessa ripa é de 4 cm,,mas vc pode fazer o piso com 2,5 cm a 3 cm..pra isso basta vc cavar um pouco e afundar o excedente das ripas..fica muito bom,,abração mano qualquer coisa me avisa ai,,fiquem com Deus

  19. gravatar

    # by Jesus - 28 de novembro de 2013 13:59

    Parabéns ,gostaria de saber se as ripas tem que ser tiradas?

  20. gravatar

    # by ed. . - 29 de novembro de 2013 17:01

    oi jesus bzl irmão,,olha a minha ainda está cravada..mas percebi que em alguns locais ja está apodrecendo,,e nesse espaço eu removi e apliquei argamassa..ficou muito bom,,,então se vc tiver como remover as ripas seria interessante tbm..abração mano fiquem com Deus todos ai

  21. gravatar

    # by Diego Pego - 2 de março de 2014 14:58

    Boa Noite ED. parabéns pelo trabalho.
    Gostaria de uma informação pois preciso fazer dois trabalhos em minha a primeira seria nivelar um espaço no meu quintal que está concretado e coberto para ser uma area de serviço.
    A area desse espaço está com nivel ao contrario e precisaria inverter este nivel.
    A outra pergunta seria como instalar grelhas em meu quintal para saida da agua da chuva.
    Como devo proceder nessas duas tarefas e qual o material devo utilizar.
    O espaço que vou modificar tem 3m X 7m
    Obrigado pela atenção.