RADIADOR E ADITIVO-LIMPEZA E TROCA DE ÁGUA

Em postagens anteriores havia mostrado aos leitores como fazer a troca da água, troca do cebolão e teste de rotação da ventoinha do radiador, e nada foi publicado a respeito do aditivo,o motivo é simples, naqueles dias eu não tinha muita informação a respeito desse elemento o aditivo, alguns falavam mal outros bem, pesquisando mais a fundo a respeito, conclui que realmente o uso do aditivo é super importante no sistema de arrefecimento dos veículos, suas principais  funções são:garantir que a água do radiador esteja em condições de resfriar o sistema, pois aumenta o ponto de ebulição,  impedir que ela evapore com facilidade e tem também a função antioxidante, se você quizer saber mais detalhes dessa matéria clic neste link: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI121336-10142,00.html



JOGANDO O ADITIVO E RODAR UMA SEMANA(opcional)

Muito bem informado das funções do aditivo, vamos ao que interessa,iremos de inicio retirar toda a água do radiador, no meu carro,porém, aconselhado por um mecânico, coloquei um litro de aditivo e rodei com o carro por uma semana, para que uma parte da limpeza fosse feita com a rotação do motor, voçe tambem se quizer ,pode fazer o mesmo procedimento, pra adicionar o aditivo no radiador faça o seguinte, desparafuse a mangueira da parte de cima do reservatório colque um recipiente embaixo dela, remova a tampa do reservatório e vá adicionando apenas um litro de aditivo , vc vai perceber que a medida que vc despeja o aditivo, a agua vai saindo pelo retorno ,a mangueira que foi desconectada, veja imagens e video abaixo:




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RETIRANDO A  ÁGUA DO RADIADOR

Depois de colocado o aditivo e rodado uma semana, hoje dei uma volta de uns 4 km com o carro pra dar uma esquentada e facilitar a remoção da sujeira nos dutos, mas tome cuidado , espere o carro dar uma ligeira esfriada antes de fazer o procedimento de troca da água.
Primeiro iremos desconectar a mangueira que fica abaixo do radiador, não esqueça de colocar um balde que caiba mais ou menos uns5 litros de água, pois com esse balde iremos saber quantos litros pega o seu radiador e qual a proporção de aditivo deverá ser colocado, veja imagens e vídeo abaixo:



coloque o balde embaixo da mangueira que iremos retirar,

abra a tampa do reservatório devagar.desparafuse a mangueira com cuidado.

retire a mangueira

veja video:

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LIMPANDO O RESERVATÓRIO

Aproveitando que toda a água foi retirada vc ira perceber que no seu reservatório também vai ter uma razoável quantidade de um tipo de lodo amarelada, pra retirar o reservatório é simples. desconecte as duas mangueira que nele são fixadas  e puxe todo ele para cima ,para fazer a limpeza interior use essa técnica, despeje uma quantidade razoável de areia lavada e sacuda até todo o lodo ser retirado , lembre se, na hora de reinstalar  o reservatório remova totalmente as partículas da areia lavada e prenda novamente as mangueiras de maneira que não haja vazamentos,veja imagens vídeo abaixo:





veja vídeo:

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LIMPANDO OS DUTOS COM ÁGUA CORRENTE

Com certeza após o esgotamento de toda a água do radiador, ainda haverá sujeira acumulada nos dutos, com o motor mais frio iremos prender a mangueira que fica abaixo do radiador e encher novamente todo o sistema, quando ele estiver cheio remova a mangueira novamente, faça isso por umas 2 ou 3 vezes até você perceber que a água está saindo totalmente limpa, veja vídeo abaixo:

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MISTURANDO ADITIVO E ÁGUA

Segundo o manual que vem no rótulo do aditivo,a mistura água e aditivo deve ser de 40% de aditivo e 60% de água,lembre que no inicio da postagem sugeri que os amigos reservasse a agua suja que tinha no radiador pra podermos agora fazer essa mistura, no meu carro foi retirado 4L de água se 40% deve ser de aditivo então devo colocar 1,6 litros de aditivo e 2,4 litros de água, pois 40¨% de 4 litros são 1,6 litros. Veja imagens e video abaixo:
medido com um litro 4 litros ao todo



veja video;


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 DESPEJANDO ADITIVO E ÁGUA NO RADIADOR

Em nossa etapa final, iremos novamente encher o radiador com a mistura  água e aditivo, para isso use um funil ou corte uma garrafa pet que também servirá muito bem como funil, não se esqueça de prender as mangueira a fim de evitar vazamentos, na medida que for colocando a água, vá apertando as mangueira a fim de que as bolhas possam sair ,depois ligue o carro e deixe ligado por alguns minutos com a tampa do reservatório aberto, quando perceber que não está mais havendo baixa de água tampe o reservatório.
Atenção!!!se havia muito tempo que você não usava aditivo,fique em alerta a possíveis vazamentos que possam aparecer,no selo do motor , na bomba dágua,ou mangueira, pois o lodo que havia antes poderia estar funcionando como um tipo de vedador, de possíveis  peças já consumidas pela ferrugem, talvez você pense: melhor seria não usar o aditivo, mas na verdade se a coisa continuasse como estava o problema poderia ser pior, veja imagens e videos abaixo:


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videodê a partida no carro para remover as bolhas.
















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    # by Santiago Vieira - 28 de novembro de 2012 03:54

    Ótimo post!
    O único cuidado é usar água destilada. Bom, não contém sais e nem cloro. Evitando assim corrosão e reação adversa com o aditivo.
    Conheço umas oficinas que fazem uso de um equipamento para troca do líquido de arrefecimento, mas não vejo necessidade deste equipamento. Vejo que ele apenas faz o bombeamento do líquido, mantendo a circulação, fazendo assim a limpeza. Coisa que você mostrou bem como fazer em casa mesmo.
    Vi esses dias em uma loja o líquido de arrefecimento já pronto pro uso, pois já continha água destilada e o aditivo. Estou pesando em usá-lo quando for fazer a troca do meu.
    Abraço.

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    # by ed. . - 30 de novembro de 2012 15:22

    muito bom..isso iria facilitar bastante mesmo..a água ja misturada ao aditivo, mas é bom ficar de olho,,o pessoal sempre dá prioridade ao aditivo orgânico .eu só não sei ao certo tbm se os aditivos são pra todos os carros ou existe os aditivos especiais pra cada carro..mas a ideia é ótima mesmo...abração santiago fica com Deus meu amigo,,,,ótimo fim de semana a todos ai

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    # by Ateliê Paulinha Barros - 11 de janeiro de 2013 13:08

    Este comentário foi removido pelo autor.
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    # by ed. . - 13 de janeiro de 2013 13:31

    valeu Paulinha ..seu blog está ótimo ..vc faz trabalho em mdf?onde se compra esse material?to pensando em fazer uma sapateira ou armário com esse material.. abração fica com Deus..ótima semana a todos ai

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    # by Raimndo Nonato - 26 de outubro de 2013 17:53

    Parabéns amigo, excelente vídeo sobre o assunto. Estou pensando em fazer a limpeza do meu radiador. Obrigado pelas dicas!!! Abraço.

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    # by ed. . - 27 de outubro de 2013 16:10

    as ordens raimundo..é bem simples de fazer irmão,,abração fiquem com Deus ótima semana

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    # by filosofia - 3 de novembro de 2013 12:07

    Gostei da sua iniciativa, tbm sou adepto do "Faça vc mesmo", estes dias estou a pesquisar como limpar radiador por causa do superaquecimento do meu Gol g4 que já troquei válvula termostática, Junta do Cabeçote por último vou limpar o radiador com liquido apropriado e seguir suas dicas.
    Parabéns.

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    # by ed. . - 3 de novembro de 2013 14:12

    blz kleber,,,realmente não dá pra ficar levando carro o tempo todo em oficina,inda mais porque a gente nunca sabe quais problemas os caras vão inventar pra gente kkk mas espero que dê tudo certo ai meu irmão..com certeza vc ta ganhando em experiencia e a certeza de que realmente as peças que estão sendo colocadas são novas e vão ter um tempo de vida util conforme a regra,,abração fiquem com Deus ótima semana irmão

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    # by Douglas Lemes Verli douglasv - 20 de março de 2014 17:20

    Parabéns pelo post, muito interessante e bem detalhado. estava à procura destas informações para efetuar a limpeza do radiador do meu carro, abração e sucesso !