DISTRIBUIDOR-TROCA DE TAMPA E ROTOR PASSO A PASSO


Para que a sentelha na ponta da vela de um carro chegue até ela existe um caminho por onde passa uma corrente eletrica, e se há um caminho, é necessário que nesse caminho haja uma manuntenção constante para que essa corrente elétrica flua livremente.
meu cachorro spyck me auxiliando
na troca do distribuidor
Nesta postagem estarei mostrando uma etapa deste caminho chamado: "distribuidor",peça que, ligada a bobina de ignição é responsável pela distribuição de uma corrente que gera a centelha nos terminais da vela para que haja a queima de combustível,e conseqüentemente o movimento do motor.Estarei mostrando como substituir a tampa e o rotor do distribuidor passo a passo, acompanhe imagens e videos abaixo.

LOCALIZANDO O DISTRIBUIDOR

A localização do  distribuidor é simples, bastando acompanhar os cabos de vela,no termina do cabo estará ele conectado veja video e imagens:

tampa com cabos
tampa sem cabos



video
Localizado o distribuidor, iremos agora remove lo, para isto, basta apenas com o auxilio de uma chave de fenda grande soltar as duas travas , veja imagens e vídeo abaixo:


video


TROCANDO O ROTOR DO DISTRIBUIDOR

Ao remover a tampa do distribuidor vc irá se deparar com uma peça que parece com a cabeça de um martelo, essa peça é a responsável em fazer o contato elétrico nos terminais dos cabos de vela, ela não é parafusada, ela é simplesmente encaixada, para fazer a substituição puxe ela pra cima e recoloque a peça nova, veja imagens e videos abaixo:
rotor do distribuidor peça a ser removida
peça nova 
video


TROCANDO A TAMPA DO DISTRIBUIDOR

Ao remover a tampa do distribuidor voçê deverá identificar uma referencia que do fabricante, que se trata de um ponto quadrado em alto relevo que se encontra em apenas um lado da tampa e pelo lado de dentro veja imagens e vídeo:

video


Este ponto de referencia visto acima, se encaixa perfeitamente neste pequeno corte que se encontra na parte metálica do distribuidor;veja imagens e video abaixo:

amplie a imagen clicando nela
video


ENCAIXANDO A TAMPA NOVA CORRETAMENTE

Sendo observados os detalhes das referencias da tampa e do distribuidor iremos agora encaixá-los, voçe deverá apenas combinar esses dois pontos, para voce ter certeza de que ela foi encaixada corretamente , tente girar ela no sentido horário ou ante horário, se ela não girar.é porque ela foi encaixada perfeitamente , veja imagens e video abaixo:

video

Achado o ponto de encaixe da tampa, trave elas novamente.


IDENTIFICANDO A POSIÇÃO DOS CABOS DE VELA NO DISTRIBUIDOR

Tomando por base o gol cl  ano 93 ,iremos identificar a posição dos cabos de vela no motor em relação as entradas para o distribuidor,pegando o carro de frente, a contagem será em ordem crescente.veja imegens e video:
video

Já na tampa do distribuidor a sequencia ficaria desta maneira:
perceba que o cabo de vela 01 se encontra no lado oposto do ponto de referencia  da tampa e do distribuidor

ENCAIXANDO OS CABOS DE VELA NO DISTRIBUIDOR

Caso você tenha dificuldade em interligar os cabos de vela ao distribuidor, faça o seguinte: ao destravar a tampa antiga, coloque a nova no distribuidor,e vá removendo os cabos da tampa velha e colocando na nova cabo por cabo, para isso a tampa velha deve estar na mesma posição de quando ela estava encaixada no distribuidor,para um melhor entendimento veja imagens e videos abaixo:

tampa velha e tampa nova no mesmo alinhamento obedecendo as marcas de referencia.









  1. gravatar

    # by nostalgia pura - 5 de janeiro de 2013 13:27

    oi amigo seguinte primeiramente valeu pelo tutorial mais agora meu carro nao pega? coloquei os cabos novamente de acordo com a foto no tutorial e agora? meu gol é 1.6 alcol ano 87/88? pode me ajudar aachar a sequencia correta dos cabos?

  2. gravatar

    # by Jhonatan cavalli - 21 de junho de 2013 13:58

    boa tarde!! amigo essa substituição de tampa do distribuidor e do rotor tem haver com aqueles velhos problemas que acontecem no golzinho devido a humidade??

  3. gravatar

    # by Jhonatan cavalli - 21 de junho de 2013 13:59

    ou ate mesmo quando chove muito forte, onde ele apaga ?

  4. gravatar

    # by ed. . - 21 de junho de 2013 16:13

    oi jhonatan mandei um email respondendo, a sua pergunta aqui do blog..abração irmão fica com Deus

  5. gravatar

    # by ed. . - 21 de junho de 2013 16:25

    oi jhonatan mandei um email respondendo, a sua pergunta aqui do blog..abração irmão fica com Deus

  6. gravatar

    # by MAYCON RAPPER - 10 de novembro de 2013 11:40

    COLOQUEI OS CABOS NA SEQUÊNCIA DA FOTO MAIS NÃO PEGA, O MEU CARRO É UM CHEVETTE 89 A SEQUÊNCIA DAS VELAS É A MESMA 1234

  7. gravatar

    # by Unknown - 26 de novembro de 2013 13:30

    valeu amigão. tirou muitas dúvidas

  8. gravatar

    # by Luiz Antonio - 12 de abril de 2014 10:38

    Tenho um Apollo 92; a primeira vez que abri o distribuidor tinha alguma coisa que parecia uma pasta no orificio onde encaixa o rotor; o mecânico achou que era sujeira e tirou. É sujeira mesmo, ou algum produto que tem que ficar lá? A bobina está esquentando muito, será que é porque ele tirou a tal pasta ou é porque a tampa é Delphi e o rotor Marflex?

  9. gravatar

    # by marquessom - 8 de maio de 2014 21:05

    Ola! porque meu santana quantum ano 1992 carburado, tucho mecânico, motor 2.0 a gasolina suja as roscas das velas de óleo? A ponta das velas ficam limpas mas as roscas encharcam de óleo. Ele anda bem, falha um pouco quando está frio (motor balança muito) e depois de quente fica muito bom. O motor foi retificado ha 1 ano.

  10. gravatar

    # by marcos e solange meu grande amor - 22 de junho de 2014 15:34

    TENHO UM VERSAILLES 95, QUANDO EU DOU A PARTIDA NELE, O MOTOR FICA SEM POTENCIA E GOSTARIA DE SABER O QUE EU POSSO FAZER......E OUTRA QUANDO EU TIREI A VARETA DO OLEO EU ACHO QUE MISTUROU GASOLINA NO OLEO....O QUE DEVE TER ACONTECIDO...ME AJUDA AI AMIGO.....MARCOSPINHEIRO65@GMAIL.COM AGUARDO A SUA AJUDA

  11. gravatar

    # by ed. . - 22 de junho de 2014 16:27

    oi márcio tudo bem com vc?olha eu não sou mecânico mas eu quero acreditar que possa ser problema nos anéis ou junta do cabeçote queimada..o carro ta fumaçando?vc chegou a ver no reservatório de água se tem borrões de óleo, eu falo isso porque uma vez o meu gol tava com um problema parecido e quando levei no mecânico era a junta do cabeçote queimada,,mas seria bom vc levar no mecânico pra avaliar márcio..abração irmão,,se puder me diga o que resolveu depois ai fiquem com Deus,,uma ótima semana

  12. gravatar

    # by Francis Ribeiro - 3 de julho de 2014 07:39

    Oi amigo ótima vide-o aula parabéns , seguinte tenho um chevette 78 , comprei a tampa do desatribuidor e o rotor para fazer a troca , sendo leigo no assunto tirei os cabos da ordem na hora de por na tampa nova foi fora da ordem , resultado na ora de ligar ele cerra de mais e não fica na lenta , podeira me ajudar ? Des de já obriga e Abraços .

  13. gravatar

    # by ed. . - 3 de julho de 2014 16:05

    oi francis tudo bem com vc?cara eu pesquisei aqui em casa algum video ou imagem que pudesse te ajudar e não encontrei nada, quando eu fiz essa postagem eu marquei os cabos e não sei se saberia recolocar se não tivesse marcado todos eles,,mas olha eu sugiro que vc entre no canal do tonella e pergunta pra ele,,pelo que ví ele é um cara que conhece muito bem desse assunto e pode ajudar,,se eu conseguir alguma coisa por aqui eu te mando,,boa sorte francis fica com Deus

  14. gravatar

    # by Jean Carlos - 13 de agosto de 2014 06:18

    Isso não e regra, o 1 cilindro pode sair de qualquer lugar, , primeiramente coloque o carro no ponto e depois veja onde sai o 1 cilindro para dar início a sequência