Como desmontar painel do gol quadrado passo-a-passo!!!

Para a troca de lâmpadas do painel,troca do cabo do velocímetro,troca do circuito impresso, ou até mesmo algumas adaptações de lâmpadas leds, é necessário a remoção do painel, neste tutorial vou mostrar passo-a-passo.

Primeiro retire o volante, com uma chave de fendas vc pode sacar essa tampa e depois desparafusar , eu optei por não retirar o volante, mas isso fica a critério de cada um.
01

Agora retire os interruptores conforme imagens, veja bem onde ficam cada um deles, não se preocupe com os pinos e os furos pois eles não tem como colocar errado, pois se encaixam perfeitamente, apenas dê uma atenção especial para o interruptor do pisca alerta.


02

03

04

05

06

a primeira peça  a ser retirada é a tampa que protege a caixa de fusíveis que fica abaixo do volante.

07

08

logo depois vem a parte das peças que protegem o bojo da chave de ignição.

09

Desparafuse a parte de baixo, é ela que segura as duas peças.A parte debaixo sai com mais facilidade que a de cima, mas caso você optou por tirar o volante vai ficar fácil remove-la , se não , tire com bastante cuidado.

10

Agora vamos retirar a moldura, a peça que protege o painel em si, desparafuse conforme figuras abaixo.


11

12

veja peça já retirada.

13

Agora é hora de remover o painel , faça conforme figuras abaixo.


14

15

Antes de sacar o painel você precisa desconectar, o chicote ,é ele o responsável , pelas luzes que acendem no painel.A primeira imagem é o que fica do lado esquerdo.

16


17

Este outro chicote fica do lado direito,é ele que envia a corrente para acender a luz do freio de mão quando acionado


18

19


Depois de desconectar os chicotes que estão fixados no painel você terá que desconectar o cabo do velocímetro, para isto , basta apertar o terminal, conforme imagem;

20


veja agora imagens do painel removido.Parte frontal.

21

Esta é a parte detrás. aí é onde se encontra a chamada malha elétrica ou circuito impresso. os dois pontinhos pretos ligados por fios brancos é onde se encontram as lâmpadas do painel, para remove- la basta girá-las, caso queira substituí-las, geralmente é ai que algumas pessoas colocam os tais leds luminosos.(obs: esses fios brancos ligando as duas não vai estar em seu painel, no meu caso é porque elas não estavam acendendo porque a minha malha está danificada neste ponto, ou seja, não está passando corrente para elas, daí eu fiz uma ligação direta)

22

brevemente estarei colocando neste blog como fazer uma ligação direta nas lâmpadas de iluminação dos painéis que não estão acendendo.


PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO, ASSISTA ESTE VÍDEO.