farol de milha/neblina instalação passo a passo

Nesta postagem, irei mostrar passo a passo o processo de instalação de um farol de milha em um gol quadrado,não se pode negar que um carro com um farol de milha , tenha lá o seu charme, além de ser muito útil em situações adversas, acredito que seja o mesmo processo na instalação do farol de neblina.então vamos ao que interessa.


01- REMOVER O PARA CHOQUE

A remoção do para choque é um processo bastante simples, basta vc desapertar os quatro parafusos que ficam localizados na parte de dentro do capô, dois do lado do motorista próximo ao radiado, e o outro do lado do carona, próximo a buzina, veja imagens;
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Retirado os parafusos de fixação da peça, solte todos os fios que estiverem ligados a ele, no meu caso como eu já tenho um farol de milha instalado eu irei retirar os fios dos dois faróis veja;
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o próximo passo é mais simples ainda, como se você estivesse abrindo uma gaveta grande, basta puxar ela com cuidado, veja vídeo:

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02 INSTALANDO O FAROL DE MILHA NO PARA CHOQUE

As vezes os modelos de farol podem variar um pouco, sugiro que ao comprar já peça para o vendedor deixar já a lâmpada instalada.mas caso ele não o faça o processo é simples veja o vídeo e imagem abaixo;
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A próxima etapa agora será parafusar ao farol, duas peças de ferro que serão posteriormente fixado ao para choque essas peças já vem junto com o farol na hora da compra veja imagens e vídeo :

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veja vídeo mais detalhado

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03-PEÇAS PARA A LIGAÇÃO DO FAROL 

Nesta ultima etapa iremos utilizar alguns elementos ,para que o nosso farol funcione perfeitamente,são eles: fio, alguns materiais de conexão e isolantes, um fusível de 10 a um interruptor, fita isolante e um relé de 4 pinos próprio para farol de milha,procure nas lojas de automóveis que o vendedor irá lhe mostrar a peça ideal, a minha eu comprei no valor de 13 reais, veja:
10 INTERRUPTOR
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12TERMINAIS PRA FIO
E ISOLANTES
13 FUSÍVEL DE 10A(PEÇA VERMELHA)
14 RELÉ


15 RELÉ


04-COMO LIGAR O FAROL DE MILHA 

O ponto central da ligação de nosso farol de milha é o relé, não se pode ligar o farol diretamente do interruptor a bateria, como conseqüência o fio esquentaria a ponto de derreter, o relê tem essa função de alternar essa sobrecarga, no relé próximo ao pinos metálicos haverá algumas numerações que vai nos direcionar a fazer a correta ligação,veja a principio um diagrama de como os nossos fios serão conectados ao relé:

16 relé de 4 pinos


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LIGAÇÃO NOS FARÓIS DE MILHA AO PARA CHOQUE

Vamos começar realizando a fiação dos faróis de milha até o relé veja imagens e vídeo abaixo:

18 o fio neutro dos faróis devem ficar fixado na lata do para choque
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Já fixado o fio neutro, agora vamos pegar o fio  de  1,5 mm e emendar junto ao fio positivo do farol de milha que fica do lado do carona e no mesmo fio, iremos desencapar e emendar o outro fio do farol de milha que fica do lado do motorista, e que será conectado ao pino de numero 87 do nosso relé veja o vídeo:

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não se esqueça de isolar bem os terminais dos fios que se conectam ao rele e fusível com essas peças abaixo:
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LIGAÇÃO DO FIO DA BATERIA AO RELÉ 

Agora iremos  preparar o fio que virá do positivo da bateria diretamente ao pino de numero 30 do nosso relé, lembrando que entre o relé e a bateria , iremos colocar o fusível de 10a veja imagem e vídeo abaixo de como ficará essa nossa conexão :

22 o terminal de argola ficará conectado no positivo da bateria

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OBS;QUANTO AO FIO TERRA(PINO 86) ELE PODE SER LIGADO EM QUALQUER FIO NEGATIVO MAIS PROXIMO DO RELÉ OU SE PREFERIR VC PODE PUXAR ELE DIRETAMENTE DO TEMINAL NEGATIVO DA BATERIA.

LIGAÇÃO DO INTERRUPTOR AO RELÉ

Essa é com certeza a parte mais delicada de nossa instalação alguns amigos sugerem que ele seja ligado a um fio pós chave(quando a corrente elétrica só corre quando a chave esta ligada, no meu caso eu liguei o meu interruptor no fio que alimenta o cebolão, seguindo este fio  ele vai ser localizado atrás da caixa de fusível  no meu gol ele fica na parte detrás da caixa de fusível mais precisamente atrás do fusível de número 19 , neste fio a energia está sempre correndo por ele, caso você queira você também pode pegar um fio direto da bateria colocar um fusível e mandar pro seu interruptor e depois pro relé veja como fazer. 

01 primeiro você terá que fazer um furo em seu painel para colocar o interruptor você pode conectar os fios depois , alguns carros ja vem com uma vaga para esses fins, se o seu tiver use.
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02-Depois disso você vai pegar um fio e ligar ele em um positivo que fica atrás da caixa de fusível  no meu caso como eu já tinha dito , eu peguei o fio que vai para a alimentação do cebolão, você também pode puxar um fio que venha direto do positivo da bateria, desde que vc ponha um fusível antes de chegar ao interruptor.

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acompanhe video mais detalhado

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Então , a visão geral seria esta;










 todas as conexões com o relé


assista  esse pequeno vídeo e tenha uma idéia da instalação no geral:

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Rele juntando fio do interruptor(85), fio da bateria(30) farol (87)fio terra (86) você pode pegar direto do negativo da bateria ou um fio mais perto


o interruptor eu peguei o mesmo fio de energia que vai alimentar o cebolão, lembre-se que tem que ser o fio que passa corrente constante pode ser outro fio qualquer de preferência um pós chave(coisas que só funciona com a ignição em meia chave)

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veja vídeo mais detalhado abaixo

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Caso sua net tenha boa velocidade, assista este vídeo que postei no youtube na integra: