farol de milha/neblina instalação passo a passo

Nesta postagem, irei mostrar passo a passo o processo de instalação de um farol de milha em um gol quadrado,não se pode negar que um carro com um farol de milha , tenha lá o seu charme, além de ser muito útil em situações adversas, acredito que seja o mesmo processo na instalação do farol de neblina.então vamos ao que interessa.


01- REMOVER O PARA CHOQUE

A remoção do para choque é um processo bastante simples, basta vc desapertar os quatro parafusos que ficam localizados na parte de dentro do capô, dois do lado do motorista próximo ao radiado, e o outro do lado do carona, próximo a buzina, veja imagens;
01
02

Retirado os parafusos de fixação da peça, solte todos os fios que estiverem ligados a ele, no meu caso como eu já tenho um farol de milha instalado eu irei retirar os fios dos dois faróis veja;
03


04

o próximo passo é mais simples ainda, como se você estivesse abrindo uma gaveta grande, basta puxar ela com cuidado, veja vídeo:

video05



02 INSTALANDO O FAROL DE MILHA NO PARA CHOQUE

As vezes os modelos de farol podem variar um pouco, sugiro que ao comprar já peça para o vendedor deixar já a lâmpada instalada.mas caso ele não o faça o processo é simples veja o vídeo e imagem abaixo;
video06

A próxima etapa agora será parafusar ao farol, duas peças de ferro que serão posteriormente fixado ao para choque essas peças já vem junto com o farol na hora da compra veja imagens e vídeo :

07
08

veja vídeo mais detalhado

video09


03-PEÇAS PARA A LIGAÇÃO DO FAROL 

Nesta ultima etapa iremos utilizar alguns elementos ,para que o nosso farol funcione perfeitamente,são eles: fio, alguns materiais de conexão e isolantes, um fusível de 10 a um interruptor, fita isolante e um relé de 4 pinos próprio para farol de milha,procure nas lojas de automóveis que o vendedor irá lhe mostrar a peça ideal, a minha eu comprei no valor de 13 reais, veja:
10 INTERRUPTOR
11
12TERMINAIS PRA FIO
E ISOLANTES
13 FUSÍVEL DE 10A(PEÇA VERMELHA)
14 RELÉ


15 RELÉ


04-COMO LIGAR O FAROL DE MILHA 

O ponto central da ligação de nosso farol de milha é o relé, não se pode ligar o farol diretamente do interruptor a bateria, como conseqüência o fio esquentaria a ponto de derreter, o relê tem essa função de alternar essa sobrecarga, no relé próximo ao pinos metálicos haverá algumas numerações que vai nos direcionar a fazer a correta ligação,veja a principio um diagrama de como os nossos fios serão conectados ao relé:

16 relé de 4 pinos


17 

LIGAÇÃO NOS FARÓIS DE MILHA AO PARA CHOQUE

Vamos começar realizando a fiação dos faróis de milha até o relé veja imagens e vídeo abaixo:

18 o fio neutro dos faróis devem ficar fixado na lata do para choque
19

Já fixado o fio neutro, agora vamos pegar o fio  de  1,5 mm e emendar junto ao fio positivo do farol de milha que fica do lado do carona e no mesmo fio, iremos desencapar e emendar o outro fio do farol de milha que fica do lado do motorista, e que será conectado ao pino de numero 87 do nosso relé veja o vídeo:

video20
não se esqueça de isolar bem os terminais dos fios que se conectam ao rele e fusível com essas peças abaixo:
21




LIGAÇÃO DO FIO DA BATERIA AO RELÉ 

Agora iremos  preparar o fio que virá do positivo da bateria diretamente ao pino de numero 30 do nosso relé, lembrando que entre o relé e a bateria , iremos colocar o fusível de 10a veja imagem e vídeo abaixo de como ficará essa nossa conexão :

22 o terminal de argola ficará conectado no positivo da bateria

video23

OBS;QUANTO AO FIO TERRA(PINO 86) ELE PODE SER LIGADO EM QUALQUER FIO NEGATIVO MAIS PROXIMO DO RELÉ OU SE PREFERIR VC PODE PUXAR ELE DIRETAMENTE DO TEMINAL NEGATIVO DA BATERIA.

LIGAÇÃO DO INTERRUPTOR AO RELÉ

Essa é com certeza a parte mais delicada de nossa instalação alguns amigos sugerem que ele seja ligado a um fio pós chave(quando a corrente elétrica só corre quando a chave esta ligada, no meu caso eu liguei o meu interruptor no fio que alimenta o cebolão, seguindo este fio  ele vai ser localizado atrás da caixa de fusível  no meu gol ele fica na parte detrás da caixa de fusível mais precisamente atrás do fusível de número 19 , neste fio a energia está sempre correndo por ele, caso você queira você também pode pegar um fio direto da bateria colocar um fusível e mandar pro seu interruptor e depois pro relé veja como fazer. 

01 primeiro você terá que fazer um furo em seu painel para colocar o interruptor você pode conectar os fios depois , alguns carros ja vem com uma vaga para esses fins, se o seu tiver use.
24

02-Depois disso você vai pegar um fio e ligar ele em um positivo que fica atrás da caixa de fusível  no meu caso como eu já tinha dito , eu peguei o fio que vai para a alimentação do cebolão, você também pode puxar um fio que venha direto do positivo da bateria, desde que vc ponha um fusível antes de chegar ao interruptor.

25

acompanhe video mais detalhado

video26

Então , a visão geral seria esta;










 todas as conexões com o relé


assista  esse pequeno vídeo e tenha uma idéia da instalação no geral:

video30





Rele juntando fio do interruptor(85), fio da bateria(30) farol (87)fio terra (86) você pode pegar direto do negativo da bateria ou um fio mais perto


o interruptor eu peguei o mesmo fio de energia que vai alimentar o cebolão, lembre-se que tem que ser o fio que passa corrente constante pode ser outro fio qualquer de preferência um pós chave(coisas que só funciona com a ignição em meia chave)

31
veja vídeo mais detalhado abaixo

video32

Caso sua net tenha boa velocidade, assista este vídeo que postei no youtube na integra:

















  1. gravatar

    # by Luiz Augusto - 10 de fevereiro de 2012 03:05

    Aew Amigo, novamente EU.. aushuasha acompanho o seu blog constantemente.. gosto muito das dicas.. vc ja me auxiliou muito... (que nem akela vez das luzes do painel).. bom... eu segui o tutorial do farol de milha e fiz no meu tbm
    ficou simplesmente SHOW... muito bom.. eu tenho algumas fotos do farol instalado.. mas não tenho dele funcionando.. não tirei fotos de noite ainda.. mas deu certo e sem nenhum problema
    segue as fotos:
    foto 1: http://2.bp.blogspot.com/-U6TmLkvy-Y4/TzJbb5hZXvI/AAAAAAAAK-I/5DQiINhQXBw/s640/Foto0549.jpg

    Foto 2: http://3.bp.blogspot.com/-slRLYkPYIcc/TzJbN0zQIZI/AAAAAAAAK-A/HA-oYR7Csew/s640/Foto0548.jpg

    Muito obrigado novamente pelos seus tutoriais.. e sua dedicação...
    aki na minha cidade.. eu iria gastar 80 reais pra fazer instalação.. e mais os fios, terminais, relé, fuzível, chave.. enfim... o dono da loja
    me passou um orçamento de 200,00 reais...
    agora graças a voce
    eu soh gastei 5 reais de fio, 12,50 do relê, terminais eu já tinha (pois mexo muito com som) 12,00 das lampadas, fuzivel eu ja tinha, e 5 da chave
    total de 34,50
    que diferença não!?
    de 200,00 ir pra 34,50
    uashasuhasuash
    continue sempre assim...
    agora eu ACHO que o meu proximo paço sera o corta corrente...
    ahh e gostaria.. se vc PUDER... faz um tutorial aii.. de como instalar akeles manometros... tipow.. pressão de combustivel, temperatura da agua, temperatura do óleo.
    como ligar estes instrumentos...
    abraços

  2. gravatar

    # by Victor Hugo - 11 de julho de 2012 17:36

    Amigo como faço a ligação no interruptor original do gol CL, atras dele tem 5saidas, gostaria de saber o significado de cada saida daquela, se puder me ajudar agradeço, abraço.

  3. gravatar

    # by ed. . - 11 de julho de 2012 18:06

    OI HUGO CARA EU VOU FICAR TE DEVENDO ESSA ..TAVA OLHANDO O MODELO DESSE INTERRUPTOR NO MERCADO LIVRE...MAS NÃO SEI TE INFORMAR A CONEXÃO DAQUELES PINOS,SABENDO QUE TEM UMA ENTRADA E A SAIDA PRO FAROL,OS OUTROS POSSA SER DO PAINEL E LED...SE VC QUIZER CORRER O RISCO TENTA CONECTAR OS DOIS FIOS ..SE NAO É MELHOR USAR O TAL INTERRUPTOR TIC TAC...ABRAÇO IRMÃO E ME DESCULPA NÃO PODER AJUDAR FICA COM DEUS

  4. gravatar

    # by Rick - 21 de julho de 2012 05:05

    O Botão original é simples tmb é no botão tem um sinal de + (positivo) ai tem outros 2 pino grande pode ligar em qualquer um dele o fio que sai do faraol. espero que ajude

  5. gravatar

    # by ed. . - 21 de julho de 2012 09:12

    poxa cara bacana essa informação...vou repassar pro colega que tava perguntando..muito obrigado mesmo rick....abração irmão

  6. gravatar

    # by justiceiro foradalei - 27 de outubro de 2012 07:45

    parabens pelo blog irmão me ajudo bastante

  7. gravatar

    # by ed. . - 27 de outubro de 2012 10:20

    valeu mano..sempre as ordens ..abraço fica com Deus

  8. gravatar

    # by Daniel Teixeira Jardim - 15 de dezembro de 2012 15:23

    muito bom sua explicação me ajudou muito!!!!!valeu

  9. gravatar

    # by Daniel Teixeira Jardim - 15 de dezembro de 2012 15:24

    muito bom sua explicação me ajudou muito!!!!!valeu

  10. gravatar

    # by ed. . - 15 de dezembro de 2012 15:38

    oi Daniel..sempre as ordens meu irmão..forte abraço..ótimo domingão a todos ai,,fiquem com DEUS

  11. gravatar

    # by Flavio Heleno - 12 de janeiro de 2013 14:15

    Achei interessante éssa instalação, só queria saber qual cálculo vc usou para a fiação e para o fusível de 10amper, isso séria para qualquer tipo de milha?

  12. gravatar

    # by ed. . - 12 de janeiro de 2013 14:24

    oi Flavio tudo na paz;;;;cara é o seguinte,,eu nunca tinha feito esse tipo de serviço,,esse turorial eu pequei em forma de texto e fiz ele em video,. os critérios que eu usei foi o que eu peguei nesse tutorial em texto,,mas dias atrás eu tive acesso a sequencia de fusível do gol quadrado e no manual do gol o fusivel pra farol alto é de 10a e com isso me deu mais segurança,,,sem contar que ja fiz duas instalaçoes com esse fusivel e não deu nenhum problema,,caso vc queira dar uma olhada na sequencia de fusivel,,vc encontra ai no blog neste link:http://ed-mattar.blogspot.com.br/search?q=manual
    Flavio espero ter ajudado meu irmão...qualquer coisa me retorna ai,,abração ,,fica com Deus meu irmão

  13. gravatar

    # by Flavio Heleno - 12 de janeiro de 2013 14:25

    Achei interessante éssa instalação, só queria saber qual cálculo vc usou para a fiação e para o fusível de 10amper, isso séria para qualquer tipo de milha?

  14. gravatar

    # by Flavio Heleno - 12 de janeiro de 2013 14:27

    Achei interessante éssa instalação, só queria saber qual cálculo vc usou para a fiação e para o fusível de 10amper, isso séria para qualquer tipo de milha?

  15. gravatar

    # by Flavio Heleno - 12 de janeiro de 2013 14:27

    Achei interessante éssa instalação, só queria saber qual cálculo vc usou para a fiação e para o fusível de 10amper, isso séria para qualquer tipo de milha?

  16. gravatar

    # by Flavio Heleno - 14 de janeiro de 2013 08:49

    Desculpar por ter Triplicado a pergunta rsrsrs, me ajudou muito o tópico, principalmente sobre a ligação do rele, to ligando os milha no meu carro um vw bora,agora estou fazendo os chicotes,depois q chegar o botao do milha original vou testar.

  17. gravatar

    # by ed. . - 14 de janeiro de 2013 11:44

    bom demais flavio....realmente a parte mais chata é o rele mesmo,,,o resto é mais tranquilo mesmo..na época eu queria colocar um botão original,,,mais tava caro pra caramba,,,acabei colocando um paralelo,,,mas nada melhor do que um original pra não descaracterizar o painel,,,se der tudo certo me avisa ai irmão,,,abraço fica com Deus

  18. gravatar

    # by Bruno Matos - 14 de fevereiro de 2013 17:11

    alguém sabe como conseguir o manual do gol 94?vlw

  19. gravatar

    # by Bruno Matos - 14 de fevereiro de 2013 17:13

    poderia ,tmbm mostrar como instala aquele motorzinho q espirra água no para brisa,por favor ^ ^ obrigado!!! (gol 94)

  20. gravatar

    # by Lucas Almeida do Carmo - 11 de março de 2013 16:02

    Como faço para instalar o 1 farol de milha no chevette? tem alguma diferença dessa instalação do gol quadrado? Desde ja agradeço!!

  21. gravatar

    # by ed. . - 11 de março de 2013 16:05

    oi lucas...o esquema é o mesmo,,se no seu para-choque tiver o encaixe dos faróis ,vai dar tudo certinho sim meu amigo.não esqueça de colocar o fusivel..pra te dar uma segurança,,,abração fica com Deus

  22. gravatar

    # by Nando X - 13 de abril de 2013 14:20

    Gostaria de saber se um botão liga desliga de 3 ampéres aguenta tranquilamente na ligação dos faróis de milha.vou usar esse botão de 3 ampéres para acionar o relé.

  23. gravatar

    # by ed. . - 14 de abril de 2013 19:38

    e ai nando tudo na paz mano? cara vou te falar a verdade..eu comprei na auto eletrica e o cara ja veio com esse interruptor dizendo que é o proprio para isso..graças a Deus nunca deu problema..abração mano,,fica com Deus..ótima semana todos ai

  24. gravatar

    # by MGCKILLER CWB - 16 de abril de 2013 13:36

    opa gostei do tutorial ,,, gostaria de saber pra instalar o botão original no gol g2 96 é tudo o mesmo passo eu faço pra instalação igual voce falo...?

    valew pela força parabens pelo tutorial...

  25. gravatar

    # by ed. . - 16 de abril de 2013 18:55

    oi irmão,,eu acredito que seja o mesmo procedimento sim,porque esse esquema é praticamente independente das instalações do carro..valeu irmão pela visita e comentário ,,fica com Deus

  26. gravatar

    # by welberton rangel - 6 de junho de 2013 20:55

    Boa noite, amigo, coloquei uns leds no paineu do meu gol caixote, ficou bom funcionando perfeitamente, porem quando montei tudo certinho, percebi que havia parado de funcionar o marcador de combustivel, e agora o que faço ?

  27. gravatar

    # by ed. . - 8 de junho de 2013 15:16

    oi wlberton tudo na paz?uma vez o meu tava com esse problema...e justamente no marcador de combustivel tbm,,foi quando eu percebí que quando eu montei o painel deixei o chicote folgado,,existia 2 travas que não estavam encaixadas,,qunado eu apertei e deu aquele famoso ''clic'' o marcador funcionou normal..dá uma olhada no chicote..qualquer coisa eu tenho um video de como fazer alguns testes no marcador de combustivel,,mas eu quero acreditar que possa ser pelo painel mesmo o problema,,de repente um mal contato em outros fios..,,,,fique com Deus,,ótimo fim de semana a todos ai,,abração

  28. gravatar

    # by Diego Mileno - 2 de outubro de 2013 05:08

    Muito bom ..... eu mesmo fiz no meu. arrumei um botão original do Focus e coloquei na moldura do painel. ficou original...

  29. gravatar

    # by Denio Carlos - 5 de outubro de 2013 16:13

    Valeu irmãozinho. Comprei um Chevette 87 há 3 semanas com pelo menos 50% da eletrica desligada e seus videos, apesar de não serem do Chevette, já me ajudaram pra caramba. Tou tentando eu mesmo porque levei em um eletricista aqui da cidade que se dizia o cara, me cobrou um dinheirão e não fez nada e ainda inventou um monte de peças que estavam faltando. Através dos seus videos já consegui arrumar boa parte. Tou achando que vou até abrir uma auto-eletrica porque aqui tá complicado, kkkkk. Outra coisa, vc poderia me dá ajuda com o painel deste Chevette? Não funciona velocimento, nem temperatura do motor, e o marcador de combustivel só marca reserva. O painel é aquele com relogio analogico. Desde já fico muito agradecido. Parabéns pela sua atitude de querer ajudar.

  30. gravatar

    # by ed. . - 10 de outubro de 2013 18:04

    deva ter ficado muito bonito mesmo..e o legal é que fica personalizado,,abração Diego,,fica com Deus

  31. gravatar

    # by ed. . - 11 de outubro de 2013 15:56

    Valeu irmãozinho. Comprei um Chevette 87 há 3 semanas com pelo menos 50% da eletrica desligada e seus videos, apesar de não serem do Chevette, já me ajudaram pra caramba. Tou tentando eu mesmo porque levei em um eletricista aqui da cidade que se dizia o cara, me cobrou um dinheirão e não fez nada e ainda inventou um monte de peças que estavam faltando. Através dos seus videos já consegui arrumar boa parte. Tou achando que vou até abrir uma auto-eletrica porque aqui tá complicado, kkkkk. Outra coisa, vc poderia me dá ajuda com o painel deste Chevette? Não funciona velocimento, nem temperatura do motor, e o marcador de combustivel só marca reserva. O painel é aquele com relogio analogico. Desde já fico muito agradecido. Parabéns pela sua atitude de querer ajudar.

  32. gravatar

    # by José Otavio - 28 de outubro de 2013 16:36

    ola sou novo aki e gostei mt das suas dicas, ja usei algumas das tuas dicas e gostaria de saber se vc tem como postar algo sobre a instalaçao de auto gauge e relogios (pressao oleo,temp.agua etc) se puder agradeço mt vlw cara

  33. gravatar

    # by ed. . - 30 de outubro de 2013 15:54

    OI Jose tudo na paz meu irmão?apesar de eu achar esses acessórios o máximo eu sinceramente não sei como fazer,,mas se eu achar alguma coisa eu mando pra vc,,vou pesquisar em sites internacionais la sempre tem coisa boa,,abração mano obrigado pela visita e comentário,,fiquem com Deus todos ai

  34. gravatar

    # by samuel lucas - 16 de dezembro de 2013 13:00

    Ola ed, encontrei seu topido por acaso
    Estou com uma duvida sobre a montagem desse farol de neblina:
    Tem como eu ligar tudo direto na bateria(o positivo e o negativo) e depois puxar pro rele e pro botão ???
    É que meu gol é bola e o acesso aos fios é complicado sem falar que ja vai dar um trabalho de cão desmontar o painel pra colocar o botão

  35. gravatar

    # by ed. . - 16 de dezembro de 2013 13:25

    tem sim samuel..mas não esqueça de colocar os fusiveis nos dois fios positivos,irmão,abração irmão,,qualquer coisa me avisa ai..abração fiquem com Deus, ótima semana

  36. gravatar

    # by samuel lucas - 29 de dezembro de 2013 05:26

    Ed passando pra agradecer pelo tutorial, instalei aqui no gol bola super tranquilo, obrigado pelas dicas.]
    Só ficou estranho que posso ligar ele até com o carro desligado rsrsrs

  37. gravatar

    # by ed. . - 29 de dezembro de 2013 16:42

    cara fico feliz de ter dado tudo certinho ai,,samuel,,é verdade o farol funciona com o carro desligado,,só não pode esquecer ligado se não o bicho pega rsrsrs,,,abração meu irmão,,feliz 2014,,Deus abençoe a vc e toda sua familia

  38. gravatar

    # by suellington venceslau - 2 de janeiro de 2014 17:57

    gostei muito da explicação só fiquei com uma duvida onde eu ligo o fio do interruptor q fica sobrando? valew

  39. gravatar

    # by ed. . - 7 de janeiro de 2014 05:41

    oi selington blz irmão?olha vc viu que saiu um fio do rele para o interruptor, e o outro fio do interruptor foi ligado em um fio positivo da caixa de fusível, ou seja no fusível de numero 19 ,mas vc pode pegar esse fio e ligar no positivo da bateria,,mas não esqueça de colocar um fusível por garantia,,abração mano fiquem com Deus todos ai

  40. gravatar

    # by Anderson Silva - 27 de abril de 2014 10:28

    gostei ,foi boa a explicaçao ,entendi perfeitamente ...irei instala muito obrigado

  41. gravatar

    # by Fabio Valle - 1 de junho de 2014 05:55

    Bom dia, em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, em segundo gostaria de tirar algumas dúvidas... Comprei um kit de milha para instalar no meu palio ano 97, o kit já vem completo e o meu carro já tem o botão original para ligá-los, fiz a instalação dos faróis sendo que um lado já vem com o aterramento, aterrei no chassi. O chicote já vem pronto com fio já com fusível, parte do relê já prontinha e os conectores para o botão de ligar tb, sendo que existe um fio vermelho que não sei onde liga. É esse fio que liga no pós chave? E os fios que são do interruptor, posso ligá-los direto no botão original? Se puder me ajudar ficarei imensamente grato, tenho urgência em instalar esse milha. Abração