sexta-feira, 29 de abril de 2011

ALTERNADOR REPARO,BATERIA,REGULADOR DE VOLTAGEM

De repente no painel de seu carro, aquela imagem de bateria começa a piscar, por dias esse problema persiste, e como consequencia seu carro começa a ficar ruim pra pegar, até que um dia ele te deixa na mão, eu passei por isso esses dias, pensava que era bateria, mas com o uso de um multimímetro percebí que o alternador não estava gerando, o multimetro marcava que ele estava gerando uma média de 9 a 11 vots e o normal é próximo aos 14 volts,e quando a ventoinha era acionada a situação se agravava. colhendo informações aqui e ali , me disseram que o problema poderia ser no regulador de voltagem do alternador, fiz a troca e não deu outra o problema era somente isto, talvez se eu tivesse levado em um eletricista ele inventaria uma porção de coisas e me furaria o olho kkkk..brincadeira..tem muita gente honesta no ramo, mas , como o tema desse blog é "FAÇA VOÇÊ MESMO!!", estarei nesta postagem mostrando passo a passo como fazer essa troca, caso o problema persista sugiro que vc procure por um profissional...então..vamos ao que interessa..




01-IDENTIFICANDO O PROBLEMA NO ALTERNADOR

Com o alxilio de um multimetro coloque os pinos dele nos dois polos da bateria e veja qual a voltagem será mostrada, no meu caso a media estava entre 9 a 11 o que seria insuficiente pois só a beteria necessita de 12v




 Obs:para usar o multimetro, a regulagem para esse procedimento e a posição dos pinos  é esta abaixo;








02- LOCALIZAR REGULADOR DE VOLTAGEM

O alternador é o componente eletrico responsável por gerar energia, estabilizando a carga da bateria e enviando a outros componentes que serão usados eventualemente , farol, som, buzina etc o alternador fica ao lado do motor e onde passa por ela uma correia atras do alternador onde fica os fios é que se encontra o regulador de voltagem, veja imagem:



03-DESPARAFUSANDO O REGULADOR DE VOLTAGEM

Com as chaves apropriadas inicie a retira dos parafusos, que são somente dois,veja imagens e video:




03-RETIRANDO O REGULADOR DE VOLTAGEM

Neste momento, observe cuidadosamente a posição de como a peça é retirada, acompanhe:

imagem acima buraco onde fica a peça , abaixo peça retirada





04-ANALISANDO O REGULADOR DE VOLTAGEM

A partir das imagens abaixo veja a grande diferença entre um regulador novo e um regulador velho o preço que eu paguei em um regulador marca bosh para um motor ap 1.8 gasolina do gol quadrado foi de R$ 35,00  eu nem pesquisei muito mas eu acredito que vc poderá encontrar preços bem mais baixos com outras marcas, mas , veja as imagens:




05 SUBSTITUINDO O REGULADOR

A substituição da peça não tem muito segredo basta fazer o reverso, como a peça nova tem os pinos maiores vc irá perceber que ela apresentara uma leve resistência , como se vc estivesse comportando uma mola, isto é normal.Faça novamente o teste da ventoinha, se o alternador estiver gerando uma media de 13,8 a 14 tá tudo blz , Veja um video:


 

SE SUA NET TEM BOA VELOCIDADE, ACOMPANHE ESSE MEU VÍDEO POSTADO NO YOUTUBE NA ÍNTEGRA.










48 comentários:

  1. boa noite,
    tenho uma kawasaki GPZ 1000R preciso arrumar o alternador, qual endereço ou telefone para manter contato.

    Grato,
    Gilberto

    ResponderExcluir
  2. boa noite,
    tenho uma kawasaki GPZ 1000R preciso arrumar o alternador, qual endereço ou telefone para manter contato.

    Grato,
    Gilberto

    ResponderExcluir
  3. Grato, meu amigo, essa sua dica na sua página me ajudou a resolver esse problema no meu Gol bola! Valeu mesmo! Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. vlw brother deus abençoe mesmo...sucesso.

    ResponderExcluir
  5. Fera meu ta acontecendo o seguinte o alternador funciona normal e simplesmente desliga oque pode ser

    ResponderExcluir
  6. Parabéns. Você alem de inteligente tem bom coração em dividir conosco a sua vitória, Grato abraços,

    ResponderExcluir
  7. Parabéns. Você alem de inteligente tem bom coração em dividir conosco a sua vitória, Grato abraços,

    ResponderExcluir
  8. Obrigado amigo, resolveu meu problema, e consegui ele por R$ 20,00 bosch mesmo. abraço

    ResponderExcluir
  9. Ótimo me ajudou muito. Nada melhor do que uma boa economia e não ser enganado por espertinhos que mexem em nosso carro.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, to com esse problema relatado do regulador de tensâo, já fiz a substituição e no primeiro momento ele estava gerando tensão. Após alguns dias voltou a mesma falha, não carrega a bateria. O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola guerreiro... O retificador de tensão pode estar com defeito!

      Excluir
  11. Boa tarde, to com esse problema relatado do regulador de tensâo, já fiz a substituição e no primeiro momento ele estava gerando tensão. Após alguns dias voltou a mesma falha, não carrega a bateria. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  12. e aqueles tres cabos 2 vermelho e 1 azul do que sao o meu uno nao tem essa peça e o alternador e o mesmo da foto

    ResponderExcluir
  13. o fio azul é para lâmpada piloto com dezenho de uma bateria no painel de instrumentos,os vermelhos 1 direto na bateria outro central de fusiveis,no caso do uno,somente 1 vermelho direto para bateria

    ResponderExcluir
  14. Troquei o regulador e o auternador ta esquentando muito oq pd ser?

    ResponderExcluir
  15. Troquei o regulador e o auternador ta esquentando muito oq pd ser?

    ResponderExcluir
  16. Troquei o regulador e o auternador ta esquentando muito oq pd ser?

    ResponderExcluir
  17. Troquei os rolamentos do alternador e também regulador de voltagem.
    Tenho celta 2001, só liga dando chupeta, fica por um tempo ligado a luz da bateria o tempo todo acesa no painel depois que dá chupeta ela vai ficando fraca pisca as luzes do painel logo em seguida desliga o carro.. Me ajuda ai que pode ser Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Troquei os rolamentos do alternador e também regulador de voltagem.
    Tenho celta 2001, só liga dando chupeta, fica por um tempo ligado a luz da bateria o tempo todo acesa no painel depois que dá chupeta ela vai ficando fraca pisca as luzes do painel logo em seguida desliga o carro.. Me ajuda ai que pode ser Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Meu gol está assim quando o alternador carrega ele morre, ele corta e não funciona...
    Se desplugo o alternador funciona normal sem falhas.
    O alternador foi trocado mas não ei o que é, vc pode me dar uma luz?

    ResponderExcluir
  20. Meu gol está assim quando o alternador carrega ele morre, ele corta e não funciona...
    Se desplugo o alternador funciona normal sem falhas.
    O alternador foi trocado mas não ei o que é, vc pode me dar uma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony Navarro vc conseguiu sulocionar seu problema com gol?
      Estou com mesmo problema mas não acho onde é o defeito já fui no eletricista e eles só me enrrolao

      Excluir
    2. Tony Navarro vc conseguiu sulocionar seu problema com gol?
      Estou com mesmo problema mas não acho onde é o defeito já fui no eletricista e eles só me enrrolao

      Excluir
  21. parabens, pela sua boa vontade em ensinar e ajudar...........

    OBRICADO

    ResponderExcluir
  22. Parabéns.
    Exelente material de ajuda.
    Eletricista cobrou 140 só pra trocar,eu mesmo vou fazer.
    Parabéns muito bom

    ResponderExcluir
  23. Ola amigos estou com um problema em meu escort parou de carregar fiz a troca do regulador e o problema continua revisei chicote troquei de novo o regulador achando que poderia ter comprado um com defeito mas nada a luz nao apaga e mao carrega nao sei mais oque fazer alguem por favor me ajude. Email.montadorabueno_@hotmail.com. whats 041 98355033 estou em desespero ja

    ResponderExcluir
  24. Ola amigos estou com um problema em meu escort parou de carregar fiz a troca do regulador e o problema continua revisei chicote troquei de novo o regulador achando que poderia ter comprado um com defeito mas nada a luz nao apaga e mao carrega nao sei mais oque fazer alguem por favor me ajude. Email.montadorabueno_@hotmail.com. whats 041 98355033 estou em desespero ja

    ResponderExcluir
  25. Vc do escorte ja conceguiu resolver o problema?

    ResponderExcluir
  26. Vc do escorte ja conceguiu resolver o problema?

    ResponderExcluir
  27. Vc do escorte ja conceguiu resolver o problema?

    ResponderExcluir
  28. vlw brother, graças a vc olhei a do meu carro.

    ResponderExcluir
  29. Tenho um UnoMille 1992 - 1.0. Fui viajar e quando voltei a bateria tava arriada. Minha esposa disse que o painel acendeu e o farol sem ninguém mexer no carro. Fiz uns testes e me parece que é o tal do regulador. Estou rodando assim mesmo com o carro e a bateria carrega normal, quando trocar o regulador relato aqui se ficou bom.

    ResponderExcluir
  30. Tenho um Fusca , ja Trquei o Regulador de Voltagen , mesmo assim , nao Gera , oque troca agora ?

    ResponderExcluir
  31. Um eletrecista me falou q o fato da lámpara da luz do alternador no painel interfere no funcionamento do regulador... Procede? Ja troquei a lámpara, agora vou testar como vc ensinou. Obrigado.

    ResponderExcluir
  32. Olá irmão como já falaram obrigado por compartilhar este conhecimento,pois tenho uma kombi 89 e não estava carregando a bateria, fiz o procedimento e ficou show, sem críticas mas já haviam condenado meu alternador, parabéns e novamente muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  33. Olá irmão como já falaram obrigado por compartilhar este conhecimento,pois tenho uma kombi 89 e não estava carregando a bateria, fiz o procedimento e ficou show, sem críticas mas já haviam condenado meu alternador, parabéns e novamente muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  34. olá meu parcero troquei o regulador mais n deu certo,o meu alternador é o msm q o seu,nesse 3 pinos onde encaixa dos fios têm q tá os 3 conectados tô precisando dessa ajuda se for possivel mostrar em video ou ft e mim mandar p meu email eu agradeço.para onde vai cada fio.

    ResponderExcluir
  35. boa noite amigos esse procedimento serve para o hond
    a fit 2005 tambem

    ResponderExcluir