Fiz aqui em minha casa um teste de uma semana e posso lhes garantir que ele aguentou bem a pressão, inda mais aqui no DF onde ja começou o período chuvoso e nesses dias o bom e velho rodo entra em ação.
Vamos agora ao passo a passo de nosso rodo.
MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS
Tomando por base um rodo comum de 40 cm de largura segue abaixo os materiais a serem utilizados:
-um metro e meio de cano d'água de 3/4ou de 25 (é aquele cano mais grosso)
-40 cm de moldura de forro pvc
-01 pedaço de E.V.A com a dimensão de 40x08cm(você pode achar em locais que vendem materiais em couro , plásticos,tapetes,revertimentos emborrachados, o que se vendem nas papelarias são muito finos),como o que mais gasta é o E.V.A, sugiro que compre um pouco a mais pra substituir o velho quando necessário.
-04 parafusos pequenos.
assim
recortando o excesso da moldura
rodo ainda sem a borracha
MEDINDO E CORTANDO AS PEÇAS
Tomando por medida um rodo comum de 40 cm, iremos cortar os canos de pvc, lembrando que juntando os canos e o "T", a medida total deverá ser de exatos 40 cm, mas você pode fazer maior ou menor de acordo com a sua necessidade, acompanhe imagens e videos abaixo:
acompanhe videos abaixo:
MODELO E CORTE DE MOLDURA A SEREM USADAS
Existem 02 modelos de moldura que você irá encontrar nas lojas de ferragens e com dimensões diferentes, a que estarei usando neste rodo será a moldura que tem uma curva para fora, parecida com uma barriga, veja imagens e vídeo abaixo:
A moldura será introduzida na rachadura dos canos e cortada o mais rente possível,conforme imagens e vídeo abaixo:
RECORTANDO A BORRACHA OU O CHAMADO: E.V.A
Nossa próxima etapa será colocar o EVA,mas antes disso será necessário fazer um recorte na moldura, pois ela tem um excesso que se deixar iria comprometer a eficiência de nosso rodo, você poderá fazer isso com o uso de uma tesoura e canetinha, depois basta cortar a borracha conforme a extensão de nosso rodo ou seja 40 cm, acompanhe imagem e videos abaixo:
CONEXÃO GERAL DAS PEÇAS
Antes de irmos adiante veja passo a passo como ficam as conexões de todas as peças,lembrando que não é necessário o uso de cola ou de arrebite, como havia dito nosso rodo é totalmente desmontável, acompanhe sequencia de imagens abaixo e logo depois um vídeo:
acompanhe video abaixo
FIXAÇÃO DA BORRACHA NA MOLDURA
Até aqui você deve ter percebido que a borracha se solta da moldura com facilidade, antes de fazer essa publicação, usei algumas técnicas de fixação, desde cola instantânea, silicone , cola quente e arrebite,porém oque deu excelente resultdo foram pequenos parafuso fixados sem porcas na parte frontal de nosso rodo, caso você tenha alguma sugestão ainda melhor, estarei ansioso por conhecer,não se esqueça;sempre que a borracha de seu rodo estiver gasta simplesmente troque-a,compre o E.V.A sobrando, acompanhe abaixo imagens e vídeo:
acompanhe vídeo abaixo
AJUSTANDO O ÂNGULO DO RODO
Uma outra vantagem de nosso rodo reciclado, é a de poder ajustar o ângulo de alcance de acordo com a necessidade de cada tarefa, isto pelo fato de não ter nele nenhum tipo de cola, veja vídeo abaixo:
TESTE FINAL(A NATUREZA AGRADECE)
Como havia dito, antes de fazer essa publicação já havia usado o rodo a uma semana e não apresentou qualquer defeito, caso os leitores tenham, alguma sugestão para melhorar o nosso rodo, esteja a vontade, será um prazer interagir com os colegas.
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