quarta-feira, 5 de outubro de 2011

RADIADOR E ADITIVO-LIMPEZA E TROCA DE ÁGUA

Em postagens anteriores havia mostrado aos leitores como fazer a troca da água, troca do cebolão e teste de rotação da ventoinha do radiador, e nada foi publicado a respeito do aditivo,o motivo é simples, naqueles dias eu não tinha muita informação a respeito desse elemento, alguns falavam mal outros bem, pesquisando mais a fundo a respeito, conclui que realmente o uso do aditivo é super importante no sistema de arrefecimento dos veículos, suas principais funções são:garantir que a água do radiador esteja em condições de resfriar o sistema, pois aumenta o ponto de ebulição, retarda o congelamento da água,tem também a função antioxidante, se você quiser saber mais detalhes dessa matéria clic neste link: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI121336-10142,00.html
Obs: abaixo desta postagem,veja o video mais recente que fiz sobre limpeza de radiador e troca de aditivo, ou se preferir clique aqui e veja video completo no youtube.



JOGANDO O ADITIVO E RODAR UMA SEMANA(opcional)

Muito bem informado das funções do aditivo, vamos ao que interessa,iremos de inicio retirar toda a água do radiador, no meu carro,porém, aconselhado por um mecânico, coloquei um litro de aditivo próprio para limpeza e rodei com o carro por uma semana, para que uma parte da limpeza fosse feita com a rotação do motor ,importante!!! existe o aditivo de limpeza e o aditivo permanente,de forma alguma ande com o seu carro com o aditivo de limpeza,isso iria causar sérios danos ao motor de seu carro.
Você também se quiser ,pode fazer o mesmo procedimento, para adicionar o aditivo no radiador faça o seguinte, desparafuse a mangueira da parte de cima do reservatório coloque um recipiente embaixo dela, remova a tampa do reservatório e vá adicionando apenas um litro de aditivo ,você vai perceber que a medida que você despeja o aditivo, a água vai saindo pelo retorno ,a mangueira que foi desconectada, veja imagens e vídeo abaixo:

01 retire o retorno do reservatório

02

03 deixe um recipiente abaixo da mangueira de retorno
04 e jogue o aditivo no reservatório, a medida que o aditivo é jogado ,automaticamente o excesso é expelido pela mangueira de retorno,colocado o aditivo,recoloque a mangueira e tampe o reservatório,

05

RETIRANDO A  ÁGUA DO RADIADOR

Depois de colocado o aditivo e rodado uma semana, hoje dei uma volta de uns 4 km com o carro pra dar uma esquentada e facilitar a remoção da sujeira nos dutos, mas tome cuidado , espere o carro dar uma ligeira esfriada antes de fazer o procedimento de troca da água.
Primeiro iremos desconectar a mangueira que fica abaixo do radiador, não esqueça de colocar um balde que caiba mais ou menos uns 5 litros de água, pois com esse balde iremos saber quantos litros pega o seu radiador e qual a proporção de aditivo deverá ser colocado, veja imagens e vídeo abaixo:



06 coloque o balde embaixo da mangueira que iremos retirar,

07 abra a tampa do reservatório devagar.08 desparafuse a mangueira com cuidado.

09 retire a mangueira

veja video:

10


LIMPANDO O RESERVATÓRIO

Aproveitando que toda a água foi retirada você ira perceber que no seu reservatório também vai ter uma razoável quantidade de um tipo de lodo amarelada, pra retirar o reservatório é simples. desconecte as duas mangueira que nele são fixadas  e puxe todo ele para cima ,para fazer a limpeza interior use essa técnica, despeje uma quantidade razoável de areia lavada e sacuda até todo o lodo ser retirado , lembre se, na hora de reinstalar  o reservatório remova totalmente as partículas da areia lavada e prenda novamente as mangueiras de maneira que não haja vazamentos,veja imagens vídeo abaixo:


11


12
13

veja vídeo:

14


LIMPANDO OS DUTOS COM ÁGUA CORRENTE

Com certeza após o esgotamento de toda a água do radiador, ainda haverá sujeira acumulada nos dutos, com o motor mais frio iremos prender a mangueira que fica abaixo do radiador e encher novamente todo o sistema, quando ele estiver cheio remova a mangueira novamente, faça isso por umas 2 ou 3 vezes até você perceber que a água está saindo totalmente limpa, veja vídeo abaixo:

15


MISTURANDO ADITIVO E ÁGUA

Segundo o manual que vem no rótulo do aditivo,a mistura água e aditivo deve ser de 40% de aditivo e 60% de água,lembre que no inicio da postagem sugeri que os amigos reservasse a água suja que tinha no radiador pra podermos agora fazer essa mistura, no meu carro foi retirado 4L de água se 40% deve ser de aditivo então devo colocar 1,6 litros de aditivo e 2,4 litros de água, pois 40¨% de 4 litros são 1,6 litros. Veja imagens e video abaixo:
16 medido com um litro 4 litros ao todo.


18

19
20

veja video;


21


 DESPEJANDO ADITIVO E ÁGUA NO RADIADOR

Em nossa etapa final, iremos novamente encher o radiador com a mistura  água e aditivo, para isso use um funil ou corte uma garrafa pet que também servirá muito bem como funil, não se esqueça de prender as mangueira a fim de evitar vazamentos, na medida que for colocando a água, vá apertando as mangueira a fim de que as bolhas possam sair ,depois ligue o carro e deixe ligado por alguns minutos com a tampa do reservatório aberto, quando perceber que não está mais havendo baixa de água tampe o reservatório.
Atenção!!!se havia muito tempo que você não usava aditivo,fique em alerta a possíveis vazamentos que possam aparecer,no selo do motor , na bomba de água,ou mangueira, pois o lodo que havia antes poderia estar funcionando como um tipo de vedador, de possíveis  peças já consumidas pela ferrugem, talvez você pense: melhor seria não usar o aditivo, mas na verdade se a coisa continuasse como estava o problema poderia ser pior, veja imagens e videos abaixo:
22


23

 24 dê a partida no carro para remover as bolhas.




VEJA VÍDEO COMPLETO SOBRE TROCA DE ÁGUA E ADITIVO DE RADIADOR











12 comentários:

  1. bom dia, hj conheci seu canal e blog, meu conhecimento em carros é muito pouco.. fui verificar o corolla 2009 seg, notei q é todo diferente em relação as mangueiras desse da foto, não consegui identificar qual a q retiro a agua no radiador e destaco q só há uma tapa nesse recipiente com uma mangueira ligada na própria tampa e a continuidade da mangueira é livre sem outra conexão. Atualmente há um liquido rosa abaixo do nível. E agora? e-mail: nenolima@Gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Só deveria ter usado agua destilada, e não agua de torneira. Pois a água da torneira contem cloro que é uma substancia corrosiva para o sistema de afferecimento do carro.

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas. Apenas indicaria usar agua destilada no lugar da água de torneira . a agua da torneira contém cloro e outros sais que são prejudiciais ao sistema de arrefecimento dos veículos.

    ResponderExcluir
  5. Grande Ed... vai tudo bem?? tenho um gol bola 1.o 2p. 97 Mas nao sei a quantidade de aditivo pro meu carro?? nao tem ar-condicionado, sao 6,5 l itros ou 7.3 ?? agradecido. abraço!

    ResponderExcluir
  6. olá bom dia muito boa suas dicas, você tem recomendação para os aditivos usados nesse processo?
    algum em específico?
    obrigado

    ResponderExcluir
  7. Gostei das dicas, parece ser bem prático. Sempre encontro grade de radiador em https://www.clicpecas.com.br/grade-de-radiador-corsa-hatch-corsa-sedan-2003-2004-2005-2006-2007-2008-2009-2010-2011-2012-e-montana.html?___SID=U

    ResponderExcluir
  8. Água do ar condicionado e ideal pois não possui cloro ou sais minerais e é de graça.

    ResponderExcluir
  9. Tenho um gol g3 1.0 8v quantos litros de aditivos devo usar ???

    ResponderExcluir
  10. tenho um gol g3 1.0 8v ano 2002 qual aditivo que posso usar

    ResponderExcluir
  11. Olá eu poderia fazer esse procedimento em um Golf GL 96?
    Obrigada.

    ResponderExcluir