Veja passo a passo algumas coisas que você deve observar pra evitar esse problema e como resolver-lo e
como fazer uma ligação direta na ventoinha pra poder chegar ao seu destino.
MEDIDAS PREVENTIVAS
COMPLETE A ÁGUA -Antes de tudo sempre que for dar uma saida mesmo que em curto percurso, dá uma olhada no seu reservatório de água, veja se não esta baixando com mais freqüência que o normal.
VAZAMENTOS-Se você tem percebido que a água tá baixando mais que o normal veja se não existem vazamentos nas mangueira e conexões, troque também a tampa se necessário.
AUSÊNCIA DE SOM-Não sei se é o seu caso, mas geralmente em uma banguela é possível ouvir o barulho da ventoinha disparada, ou quando você estaciona o carro, se perceber ausência desse ruido verifique, nem sempre se deve confiar nos indicadores do seu painel, seu instinto pode ajudar.
DE OLHO NO PAINEL-no caso acima se o menino tivesse observado em seu painel os indicadores de temperaturas aumentando mais que o normal, seria o momento de parar o carro e averiguar as anomalias,veja abaixo onde se encontra os indicadores de temperatura de um gol quadrado ap 1,8 cl, se preciso clic na imagem para aumentar a visualização:
IDENTIFICANDO O PROBLEMA
No caso acima, a primeira coisa que fiz no outro ida foi averiguar se o motor da ventoinha não teria queimado, o procedimento é muito simples, primeiro identifique os dois fios que se conectam ao motor da ventoinha, retire-os mas sempre observando a posição de cada um pois se recolocados errados,irá fazer com que ele gire ao contrário fazendo com que o motor ao invés de ser resfriado, aquecer ainda mais e depois , pegue 2 fios de mais ou menos um metro conecte cada um em um dos polos da bateria e com muito cuidado,pra não provocar faíscas batendo na lata do carro, encoste cada um em um dos pólos da ventoinha que foi retirado, se ele funcionar bem, o problema pode estar no cebolão ou um mal contato que esteja interrompendo a corrente, veja imagens e video:
FAZENDO UM LIGAÇÃO DIRETA (AVERIGUANDO O CEBOLÃO)
Se ocorreu de o motor da ventoinha girar normalmente o próximo passo será fazer uma ligação direta nos fios que se conectam com o cebolão, para se ter certeza de que a corrente que passa pelo cebolão está chegando a ventoinha, a primeira coisa a se fazer é identificar a peça que chamada cebolão(figura 01), peça responsável pelo acionamento da ventoinha.e depois onde ela se encontra no radiador veja logo abaixo da imagem um video mostrando sua localização:
Identificado o cebolão e sua localização iremos retirar os dois fios que se conectam a ele(figuras A,B) depois iremos pegar um pequeno pedaço de fio descascar as duas pontas(figura C) e com ele fazer a conexão entre os fios que foram desconectados (figuras D,E,F), e depois assista video:
Se após fazer este teste a ventoinha foi acionada normalmente, então a corrente esta passando normal e o problema é no cebolão, neste caso, faça a substituição, o procedimento é simples basta desenroscar e substituir , mas lembre-se que ao retirar, toda a água do sistema ira derramar, tome cuidado para que não aconteça nenhum acidente,sugiro que coloque um balde para esse procedimento, e ao rosquear a nova peça, não aperte demais para que o radiador não danifique.
OBS: ESSE RECURSO DE LIGAÇÃO DIRETA É USADO PARA QUE VOCÊ POSSA CHEGAR A UM SOCORRO MAIS PRÓXIMO PARA FAZER OS DEVIDOS REPAROS, LEMBRANDO QUE AO FAZER ISSO A VENTOINHA ESTARÁ FUNCIONANDO ENQUANTO ESTIVER EM LIGAÇÃO DIRETA, NÃO FAÇA PERCURSOS MUITO LONGO NESTAS CONDIÇÕES, PARA NÃO SUPERAQUECER O MOTOR DA VENTOINHA.
OUTRA COISA,CARROS MAIS NOVOS NÃO SÃO ACIONADOS PELO CEBOLÃO,MAS PELA CENTRAL,PORTANTO JAMAIS FAÇA ESSE PROCEDIMENTO,POIS IRÁ CAUSAR DANOS AO SEU CARRO
A malha elétrica do gol cl da certo no painel com conta giro do gol GLS
ResponderExcluirmuito bom o vídeo, estou com esse problema, meu carro é Fiat uno 2001 já fiz o teste da ventoinha ela está funcionando normalmente depois vou verificar o cebolão. Moro a 13 quilômetros da cidade, eu posso rodar esse percurso em ligação direta? se caso for o cebolão que não está funcionando?
ResponderExcluirPode sim.
ExcluirTop! Obrigado!
ResponderExcluirBoa tarde fiz testa carteirinha da bateria ate o motor ai rodou e quando coloquei os foi q pega no cebolas la em baixo a mentirinha não rodou não ta passeando corrente troquei os fusível ta mesma coisa sem corrente
ExcluirFiz a troca do cebolao mais a ventoinha n armou
ResponderExcluirO que eu faço
Veja o fusivel , pode ter queimado
ExcluirColoquei um interrupto na ventoinha do meu carro rodo a meses e nunca me deu problemas.o chato e que as vezes não lembro se deixei ligada ou desligada!mas gosto de rodar assim porque tenho certeza que está funcionando!abraço a todos os amigos!
ExcluirBem legal a dica!
ResponderExcluirTenho uma parati 95, começou a sair uma fumaça no painel do carro perto do volante logo de pois a ventoinha não armação mais fiz ligação direta e nada.
ResponderExcluirOk vou proceder desta forma obrigado!
ResponderExcluirpara fazer o teste do cebolao o carro tem que estar a trabalhar?
ResponderExcluirCara meu gol está com o seguinte problema: toda hora queima cebolão já troquei umas três vezes ..
ResponderExcluirTá brabo toda hora queima o cebolão
Qual fusivel da ventuinha?
ResponderExcluirA luz do oleo no painel do gol quadrado nao esta ascendendo
ResponderExcluirO que fazer
Meu ap 1.8 cl ja verifiquei todo que vcs imagina até válvula comprei nova abri o radiador e nada o carro sempre trabalha acima do normal o ponteiro sempre passa to meio alguém pode me ajudar por favor
ResponderExcluirOque acontece se inverter o P e N no motor da ventuinha .
ResponderExcluirachei muito bom;só que meu carro não tem cebolão,más apreennder nunca é demais parabéns.
ResponderExcluirmeu carro não arma ventoinha, e acelerar na alta ele morre.
ResponderExcluirTenho um palio 97 Posso roda com a ventoinha ligada todo tempo?
ResponderExcluirBom dia tenho um palio 96 e esta aquecendo. Ja troquei o reservatório que estava. Furado agora preciso levar ele pro elétrico pra fazer as ligações da ventoinha e cebolao , pois o mecânico ligou ele direto da ventoinha para bateria mas continua aquecendo mesmo assim acho que esta girando ao contrário, pode me ajudar.
ResponderExcluirIsso foi um relatório muito bem feito, parabéns, explicativo, imagens, sucinto, direto ao ponto!
ResponderExcluirParabéns, pela dica
ResponderExcluirAcabei de passar por isso! Fui a uma diatancia de 6 KM. A ida foi de boa, só que na volta, comecei a ver uma fumaça branca cobrindo o para brisa... então parei o carro e fui abrir o capô para ver... a tapa do reservatório porbulhando...
ResponderExcluirEsperei um pouco, até acalmar as coisas, fui abrindo a tampa devagar...
Depois completei a água, liguei a ventoinha direto, e vim pra casa... agora estou aqui, pra levar meu filhinho para a oficina amanhã.
muito obrigado pelas orie
ResponderExcluirntaçoes valeu muito
A melhor explicação que já vi.
ResponderExcluirPara qual lado deve girar a ventoinha ao ligar direto?
ResponderExcluirBom dia. Gostaria de tirar uma dúvida. Tenho um Ford Ka 99. A ventoinha parou, e me falaram que o kit verão resolvia. Isso é verdade? Estou usando um improviso direto da ventoinha para a bateria. Só ligar o carro aciono e quando estaciono desligo.
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