01- REMOVER O PARA CHOQUE
A remoção do para choque é um processo bastante simples, basta vc desapertar os quatro parafusos que ficam localizados na parte de dentro do capô, dois do lado do motorista próximo ao radiado, e o outro do lado do carona, próximo a buzina, veja imagens;
Retirado os parafusos de fixação da peça, solte todos os fios que estiverem ligados a ele, no meu caso como eu já tenho um farol de milha instalado eu irei retirar os fios dos dois faróis veja;
o próximo passo é mais simples ainda, como se você estivesse abrindo uma gaveta grande, basta puxar ela com cuidado, veja vídeo:
02 INSTALANDO O FAROL DE MILHA NO PARA CHOQUE
As vezes os modelos de farol podem variar um pouco, sugiro que ao comprar já peça para o vendedor deixar já a lâmpada instalada.mas caso ele não o faça o processo é simples veja o vídeo e imagem abaixo;
A próxima etapa agora será parafusar ao farol, duas peças de ferro que serão posteriormente fixado ao para choque essas peças já vem junto com o farol na hora da compra veja imagens e vídeo :
veja vídeo mais detalhado
03-PEÇAS PARA A LIGAÇÃO DO FAROL
Nesta ultima etapa iremos utilizar alguns elementos ,para que o nosso farol funcione perfeitamente,são eles: fio, alguns materiais de conexão e isolantes, um fusível de 10 a um interruptor, fita isolante e um relé de 4 pinos próprio para farol de milha,procure nas lojas de automóveis que o vendedor irá lhe mostrar a peça ideal, a minha eu comprei no valor de 13 reais, veja:
E ISOLANTES
04-COMO LIGAR O FAROL DE MILHA
O ponto central da ligação de nosso farol de milha é o relé, não se pode ligar o farol diretamente do interruptor a bateria, como conseqüência o fio esquentaria a ponto de derreter, o relê tem essa função de alternar essa sobrecarga, no relé próximo ao pinos metálicos haverá algumas numerações que vai nos direcionar a fazer a correta ligação,veja a principio um diagrama de como os nossos fios serão conectados ao relé:
LIGAÇÃO NOS FARÓIS DE MILHA AO PARA CHOQUE
Vamos começar realizando a fiação dos faróis de milha até o relé veja imagens e vídeo abaixo:
Já fixado o fio neutro, agora vamos pegar o fio de 1,5 mm e emendar junto ao fio positivo do farol de milha que fica do lado do carona e no mesmo fio, iremos desencapar e emendar o outro fio do farol de milha que fica do lado do motorista, e que será conectado ao pino de numero 87 do nosso relé veja o vídeo:
não se esqueça de isolar bem os terminais dos fios que se conectam ao rele e fusível com essas peças abaixo:
LIGAÇÃO DO FIO DA BATERIA AO RELÉ
Agora iremos preparar o fio que virá do positivo da bateria diretamente ao pino de numero 30 do nosso relé, lembrando que entre o relé e a bateria , iremos colocar o fusível de 10a veja imagem e vídeo abaixo de como ficará essa nossa conexão :
23
OBS;QUANTO AO FIO TERRA(PINO 86) ELE PODE SER LIGADO EM QUALQUER FIO NEGATIVO MAIS PROXIMO DO RELÉ OU SE PREFERIR VC PODE PUXAR ELE DIRETAMENTE DO TEMINAL NEGATIVO DA BATERIA.
LIGAÇÃO DO INTERRUPTOR AO RELÉ
Essa é com certeza a parte mais delicada de nossa instalação alguns amigos sugerem que ele seja ligado a um fio pós chave(quando a corrente elétrica só corre quando a chave esta ligada, no meu caso eu liguei o meu interruptor no fio que alimenta o cebolão, seguindo este fio ele vai ser localizado atrás da caixa de fusível no meu gol ele fica na parte detrás da caixa de fusível mais precisamente atrás do fusível de número 19 , neste fio a energia está sempre correndo por ele, caso você queira você também pode pegar um fio direto da bateria colocar um fusível e mandar pro seu interruptor e depois pro relé veja como fazer.
01 primeiro você terá que fazer um furo em seu painel para colocar o interruptor você pode conectar os fios depois , alguns carros ja vem com uma vaga para esses fins, se o seu tiver use.
02-Depois disso você vai pegar um fio e ligar ele em um positivo que fica atrás da caixa de fusível no meu caso como eu já tinha dito , eu peguei o fio que vai para a alimentação do cebolão, você também pode puxar um fio que venha direto do positivo da bateria, desde que vc ponha um fusível antes de chegar ao interruptor.
acompanhe video mais detalhado
26
Então , a visão geral seria esta;
30
Rele juntando fio do interruptor(85), fio da bateria(30) farol (87)fio terra (86) você pode pegar direto do negativo da bateria ou um fio mais perto
o interruptor eu peguei o mesmo fio de energia que vai alimentar o cebolão, lembre-se que tem que ser o fio que passa corrente constante pode ser outro fio qualquer de preferência um pós chave(coisas que só funciona com a ignição em meia chave)
veja vídeo mais detalhado abaixo
Caso sua net tenha boa velocidade, assista este vídeo que postei no youtube na integra:
pra mim a melhor explicaçao encontrada ate agora nao internet,serve pra moto tambem?
ResponderExcluirTá ok mas tipo se o Parachoque não tem suporte para Farol de milha,
ResponderExcluirSe Corta Ou é necessário um parachoque com Suporte ? Vlw
Existem faróis de milha com um suporte que é móvel e tem regulagem. Você só precisa fixá-lo no pára-choque ou na lataria...
ExcluirParabéns pelo post 👏👏👏 me ajudou muito! ✌
ResponderExcluirbom dia
ResponderExcluirótimo post o seu,muito bem explicado!
gostaria de tira uma duvida...comprei um kit de farol de milha e o chicote veio com duas pontas positivo ''vermelha'' uma ponta com fusivel que vai na bateria + certo,e a outra ponta não sei onde conecto?? alguem pode da uma luz rsrs
abraço valeu.
ta de parabens amigo!! muito bem explicado
ResponderExcluireselente
ResponderExcluireselente
ResponderExcluirPq o fusivel de 10 do meu farol de lebrina de curto e derreteu?
ResponderExcluirProvavelmente seu relé está incompatível, no meu carro foi o relé que derreteu... Verifique se o relé está correto
ExcluirProvavelmente seu relé está incompatível, no meu carro foi o relé que derreteu... Verifique se o relé está correto
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtimo post! Mais detalhado, impossível! 👏👏
ResponderExcluirBom dia.
ResponderExcluirCara estou com muita duvida para instalar o botão do xenon no meu carro (corsa Wind),
Já queimei fusível (metade) mas não consigo achar o ligamento certo.
Queria um auxilio para tentar instalar.
Estava vendo La que dois fios sai do rele e dois do carro, sei qual e o positivo e suspeito qual e o terra mais mesmo assim não consigo.
Poderia me ajudar com essa briga ?
Brother, provavelmente (e vc já deve ter percebido) essa ligação do interruptor no relé está errada. No youtube tem alguns tutorias. Tem que ir fuçando até achar o caso mais parecido com o seu. Tem muitas imagens também com os esquemas de ligação. O problema do xenon, assim como no Led, é que verificamos a potência (watts) e a tensão (12V) da lâmpada, mas muitas vezes esquecemos da corrente (A). E, na verdade, é a corrente que aciona o relé. Nos nossos casos, onde o carro não foi pensado para ter xenon, talvez seja necessário comprar um relé especial pra ele. Espero ter ajudado. Sou como você, gosto de fazer as coisas eu mesmo, às vezes pagamos caro e o serviço fica um lixo. Mas em último caso, vai numa loja que instale, finje que vai fazer um orçamento e tenta sondar as informações, se você sacar o que tem que fazer, volta e faz em casa 😉.
ResponderExcluirpost muito bom, vou tentar instalar amanha cedo, caso consiga, volta aqui para dizer.
ResponderExcluirValew
Bom dia eu estalei um farol de milha Xenon mais a fiação está esquentando muito porque será que esquenta
ResponderExcluirBom dia! vc tá de Parabéns melhor dica pra se montar farol de milha fiz e deu certo. Continue sempre assim. Com dicas maravilhosa valeu parceria...Marcus lima
ResponderExcluirParnaiba Piauí
Nao existe explicação melhor que essa na internet.adorei obrigado amigo.
ResponderExcluirComo istalar pela caixa de fuzivel ?
ResponderExcluir