farol de milha/neblina instalação passo a passo

Nesta postagem, irei mostrar passo a passo o processo de instalação de um farol de milha em um gol quadrado,não se pode negar que um carro com um farol de milha , tenha lá o seu charme, além de ser muito útil em situações adversas, acredito que seja o mesmo processo na instalação do farol de neblina.então vamos ao que interessa.


01- REMOVER O PARA CHOQUE

A remoção do para choque é um processo bastante simples, basta vc desapertar os quatro parafusos que ficam localizados na parte de dentro do capô, dois do lado do motorista próximo ao radiado, e o outro do lado do carona, próximo a buzina, veja imagens;
01
02

Retirado os parafusos de fixação da peça, solte todos os fios que estiverem ligados a ele, no meu caso como eu já tenho um farol de milha instalado eu irei retirar os fios dos dois faróis veja;
03


04

o próximo passo é mais simples ainda, como se você estivesse abrindo uma gaveta grande, basta puxar ela com cuidado, veja vídeo:

05



02 INSTALANDO O FAROL DE MILHA NO PARA CHOQUE

As vezes os modelos de farol podem variar um pouco, sugiro que ao comprar já peça para o vendedor deixar já a lâmpada instalada.mas caso ele não o faça o processo é simples veja o vídeo e imagem abaixo;
06

A próxima etapa agora será parafusar ao farol, duas peças de ferro que serão posteriormente fixado ao para choque essas peças já vem junto com o farol na hora da compra veja imagens e vídeo :

07
08

veja vídeo mais detalhado

09


03-PEÇAS PARA A LIGAÇÃO DO FAROL 

Nesta ultima etapa iremos utilizar alguns elementos ,para que o nosso farol funcione perfeitamente,são eles: fio, alguns materiais de conexão e isolantes, um fusível de 10 a um interruptor, fita isolante e um relé de 4 pinos próprio para farol de milha,procure nas lojas de automóveis que o vendedor irá lhe mostrar a peça ideal, a minha eu comprei no valor de 13 reais, veja:
10 INTERRUPTOR
11
12TERMINAIS PRA FIO
E ISOLANTES
13 FUSÍVEL DE 10A(PEÇA VERMELHA)
14 RELÉ


15 RELÉ


04-COMO LIGAR O FAROL DE MILHA 

O ponto central da ligação de nosso farol de milha é o relé, não se pode ligar o farol diretamente do interruptor a bateria, como conseqüência o fio esquentaria a ponto de derreter, o relê tem essa função de alternar essa sobrecarga, no relé próximo ao pinos metálicos haverá algumas numerações que vai nos direcionar a fazer a correta ligação,veja a principio um diagrama de como os nossos fios serão conectados ao relé:

16 relé de 4 pinos


17 

LIGAÇÃO NOS FARÓIS DE MILHA AO PARA CHOQUE

Vamos começar realizando a fiação dos faróis de milha até o relé veja imagens e vídeo abaixo:

18 o fio neutro dos faróis devem ficar fixado na lata do para choque
19

Já fixado o fio neutro, agora vamos pegar o fio  de  1,5 mm e emendar junto ao fio positivo do farol de milha que fica do lado do carona e no mesmo fio, iremos desencapar e emendar o outro fio do farol de milha que fica do lado do motorista, e que será conectado ao pino de numero 87 do nosso relé veja o vídeo:

20
não se esqueça de isolar bem os terminais dos fios que se conectam ao rele e fusível com essas peças abaixo:
21




LIGAÇÃO DO FIO DA BATERIA AO RELÉ 

Agora iremos  preparar o fio que virá do positivo da bateria diretamente ao pino de numero 30 do nosso relé, lembrando que entre o relé e a bateria , iremos colocar o fusível de 10a veja imagem e vídeo abaixo de como ficará essa nossa conexão :

22 o terminal de argola ficará conectado no positivo da bateria

23

OBS;QUANTO AO FIO TERRA(PINO 86) ELE PODE SER LIGADO EM QUALQUER FIO NEGATIVO MAIS PROXIMO DO RELÉ OU SE PREFERIR VC PODE PUXAR ELE DIRETAMENTE DO TEMINAL NEGATIVO DA BATERIA.

LIGAÇÃO DO INTERRUPTOR AO RELÉ

Essa é com certeza a parte mais delicada de nossa instalação alguns amigos sugerem que ele seja ligado a um fio pós chave(quando a corrente elétrica só corre quando a chave esta ligada, no meu caso eu liguei o meu interruptor no fio que alimenta o cebolão, seguindo este fio  ele vai ser localizado atrás da caixa de fusível  no meu gol ele fica na parte detrás da caixa de fusível mais precisamente atrás do fusível de número 19 , neste fio a energia está sempre correndo por ele, caso você queira você também pode pegar um fio direto da bateria colocar um fusível e mandar pro seu interruptor e depois pro relé veja como fazer. 

01 primeiro você terá que fazer um furo em seu painel para colocar o interruptor você pode conectar os fios depois , alguns carros ja vem com uma vaga para esses fins, se o seu tiver use.
24

02-Depois disso você vai pegar um fio e ligar ele em um positivo que fica atrás da caixa de fusível  no meu caso como eu já tinha dito , eu peguei o fio que vai para a alimentação do cebolão, você também pode puxar um fio que venha direto do positivo da bateria, desde que vc ponha um fusível antes de chegar ao interruptor.

25

acompanhe video mais detalhado

26

Então , a visão geral seria esta;










 todas as conexões com o relé


assista  esse pequeno vídeo e tenha uma idéia da instalação no geral:

30





Rele juntando fio do interruptor(85), fio da bateria(30) farol (87)fio terra (86) você pode pegar direto do negativo da bateria ou um fio mais perto


o interruptor eu peguei o mesmo fio de energia que vai alimentar o cebolão, lembre-se que tem que ser o fio que passa corrente constante pode ser outro fio qualquer de preferência um pós chave(coisas que só funciona com a ignição em meia chave)

31
veja vídeo mais detalhado abaixo

32

Caso sua net tenha boa velocidade, assista este vídeo que postei no youtube na integra:

















  1. gravatar

    # by xt600 pra sempre - 1 de novembro de 2015 às 01:41

    pra mim a melhor explicaçao encontrada ate agora nao internet,serve pra moto tambem?

  2. gravatar

    # by Atividade na Escola - 30 de março de 2016 às 06:36

    Tá ok mas tipo se o Parachoque não tem suporte para Farol de milha,
    Se Corta Ou é necessário um parachoque com Suporte ? Vlw

  3. gravatar

    # by Guilherme - 9 de abril de 2016 às 21:32

    Existem faróis de milha com um suporte que é móvel e tem regulagem. Você só precisa fixá-lo no pára-choque ou na lataria...

  4. gravatar

    # by Guilherme - 9 de abril de 2016 às 21:34

    Parabéns pelo post 👏👏👏 me ajudou muito! ✌

  5. gravatar

    # by Bfc - 6 de maio de 2016 às 04:48

    bom dia
    ótimo post o seu,muito bem explicado!
    gostaria de tira uma duvida...comprei um kit de farol de milha e o chicote veio com duas pontas positivo ''vermelha'' uma ponta com fusivel que vai na bateria + certo,e a outra ponta não sei onde conecto?? alguem pode da uma luz rsrs
    abraço valeu.

  6. gravatar

    # by Unknown - 6 de julho de 2016 às 16:07

    ta de parabens amigo!! muito bem explicado

  7. gravatar

    # by Unknown - 26 de setembro de 2016 às 15:42

    Pq o fusivel de 10 do meu farol de lebrina de curto e derreteu?

  8. gravatar

    # by Unknown - 26 de setembro de 2016 às 15:44

    Este comentário foi removido pelo autor.
  9. gravatar

    # by Guilherme - 26 de setembro de 2016 às 15:57

    Provavelmente seu relé está incompatível, no meu carro foi o relé que derreteu... Verifique se o relé está correto

  10. gravatar

    # by Guilherme - 26 de setembro de 2016 às 15:57

    Provavelmente seu relé está incompatível, no meu carro foi o relé que derreteu... Verifique se o relé está correto

  11. gravatar

    # by Br - 6 de novembro de 2016 às 12:48

    Este comentário foi removido pelo autor.
  12. gravatar

    # by Br - 6 de novembro de 2016 às 12:50

    Ótimo post! Mais detalhado, impossível! 👏👏

  13. gravatar

    # by Unknown - 10 de maio de 2017 às 10:27

    Bom dia.

    Cara estou com muita duvida para instalar o botão do xenon no meu carro (corsa Wind),

    Já queimei fusível (metade) mas não consigo achar o ligamento certo.

    Queria um auxilio para tentar instalar.

    Estava vendo La que dois fios sai do rele e dois do carro, sei qual e o positivo e suspeito qual e o terra mais mesmo assim não consigo.

    Poderia me ajudar com essa briga ?


  14. gravatar

    # by Guilherme - 10 de maio de 2017 às 13:43

    Brother, provavelmente (e vc já deve ter percebido) essa ligação do interruptor no relé está errada. No youtube tem alguns tutorias. Tem que ir fuçando até achar o caso mais parecido com o seu. Tem muitas imagens também com os esquemas de ligação. O problema do xenon, assim como no Led, é que verificamos a potência (watts) e a tensão (12V) da lâmpada, mas muitas vezes esquecemos da corrente (A). E, na verdade, é a corrente que aciona o relé. Nos nossos casos, onde o carro não foi pensado para ter xenon, talvez seja necessário comprar um relé especial pra ele. Espero ter ajudado. Sou como você, gosto de fazer as coisas eu mesmo, às vezes pagamos caro e o serviço fica um lixo. Mas em último caso, vai numa loja que instale, finje que vai fazer um orçamento e tenta sondar as informações, se você sacar o que tem que fazer, volta e faz em casa 😉.

  15. gravatar

    # by Macedo - 3 de novembro de 2017 às 20:22

    post muito bom, vou tentar instalar amanha cedo, caso consiga, volta aqui para dizer.

    Valew

  16. gravatar

    # by Unknown - 15 de agosto de 2018 às 07:48

    Bom dia eu estalei um farol de milha Xenon mais a fiação está esquentando muito porque será que esquenta

  17. gravatar

    # by marcus lima - 10 de maio de 2019 às 06:24

    Bom dia! vc tá de Parabéns melhor dica pra se montar farol de milha fiz e deu certo. Continue sempre assim. Com dicas maravilhosa valeu parceria...Marcus lima
    Parnaiba Piauí

  18. gravatar

    # by martinez - 3 de janeiro de 2020 às 16:35

    Nao existe explicação melhor que essa na internet.adorei obrigado amigo.

  19. gravatar

    # by Eder alves dos Santos - 27 de fevereiro de 2021 às 17:30

    Como istalar pela caixa de fuzivel ?